Retrospectiva 2011: Shakira Assume Cargo na Casa Branca

No começo de outubro do ano passado, de férias da Sale El Sol Tour, Shakira voou de Barcelona para Washington para tomar posse de cargo oferecido pelo presidente Obama em uma comissão responsável por assuntos relacionados à educação de crianças latinas nos Estados Unidos. Munida de um longo aplique, ela fez um breve discurso sobre a importância da educação. Relembre o discurso através do vídeo e confira nossa tradução, logo abaixo.

Estar aqui hoje é uma tremenda honra para mim. Sou grata ao presidente Obama e estou tocada pelo fato de minha experiência filantrópica poder ser de alguma ajuda e poder ser usada para amplificar a mensagem e o trabalho do presidente e desta comissão.
A juventude latina é o grupo com maior crescimento na América, e mais crianças latinas estão vivendo na pobreza do que as crianças de qualquer outro grupo étnico. Por inúmeras razões, jovens latinos neste país deixam a escola desproporcionalmente e pouquíssimos terminam a faculdade. Como tenho visto no trabalho de minha própria fundação, a única saída para a pobreza é a educação, e disto estou convencida. Investir em conquistas educacionais para os latinos irá não apenas determinar o futuro econômico e a competitividade desta nação, mas pode também servir de modelo para o mundo.
Espero que através da minha indicação para esta comissão, eu seja capaz de dividir o que aprendi ao longo dos 15 anos em que tenho estado envolvida com a educação de crianças latinas. Tenho certeza que concordarão comigo que raça e etnia não deveriam ser fatores importantes no sucesso de uma criança. Acredito,e já foi comprovado, que se oferecermos educação precoce para crianças latinas, levaria menos de uma década para colher os benefícios, uma vez que investimentos em educação precoce já provaram gerar os retornos mais rápidos para o estado.
Com mais programas de desenvolvimento infantil precoce, haverá menos estudantes latinos sendo deixados para trás, menos evasão e menos crime envolvendo crianças em idade escolar, e eles serão indivíduos mais produtivos para a sociedade.

Já foi provado que crianças que abandonam a escola e têm desempenho ruim no ensino médio não tiveram acesso a educação precoce ou atenção essencial, estimulo e nutrição durante os seis primeiros anos de suas vidas. Por isso, é claro que a ferramenta mais poderosa para potencializar as conquistas acadêmicas é melhorar as habilidades acadêmicas das crianças mesmo antes do jardim de infância. A administração Obama tomou a decisão de melhorar a Educação dos latinos e – como conversei com o presidente anteriormente – estou extremamente animada em trabalhar com a Casa Branca para planejar uma Cúpula de educação precoce no próximo ano.
Os latinos são a maior minoria neste país e conforme a população latina cresce, a economia norte-americana se torna mais e mais dependente de seu sucesso. Os americanos devem entender melhor o impacto que a crescente população latina tem na forma como vivemos hoje e no futuro desta nação. Inevitavelmente, este país e sua prosperidade econômica também irão depender grandemente das nossas crianças hispânicas. Não há duvidas de que o futuro dos Estados Unidos está fortemente ligado ao futuro da comunidade latina aqui e da educação de sua juventude.
Obrigada novamente. Esta é uma grande honra para mim. Estou muito feliz de estar aqui.

Tradução: Josimar Rosa para Shakira Brasil