Shakira Escreve Texto para Livro Sobre Carnaval Colombiano

Se é verdade ou não que Shakira vai aproveitar pessoalmente o carnaval colombiano este ano, não se sabe, mas é certo que ela escreveu o prólogo do livro Carnaval Barranquilla 2012, que chega às bancas agora. No começo de dezembro, durante sua passagem pela Colômbia para o lançamento do livro de seu pai, ela recebeu uma cópia em primeira mão da publicação e autografou algumas outras, como você confere na imagem ao lado. Abaixo, você confere a introdução feita por ela:

Por Shakira

Da diversidade cultural e geográfica da minha Colômbia, surge clinicamente o talento de Sammy Tcherassi, que com a lente de sua câmera fotográfica, consegue descobrir e tornar evidente perante ao mundo a pluralidade de nossa identidade caribenha através do coloridado do carnaval da minha terra.

Os elementos que constituem nossa gênese folclórica e afins são essencialmente dois: as cores e os sorrisos.

O carnaval de Barranquilla, que é uma constelação que brota das artes feiticeiras do Rei Momo, do desenfreamento de Joselito e dos luxuosos carros alegóricos que se diluem na tarde sabática sob um fervor comprometido em uma guerra de cumbias e chandé. Entre a sensualidade feminina e o engenho costeiro se produz a mais feroz de todas as batalhas, a batalha das flores.

É então que todo ser vivente possui luz própria nas noites como vaga-lumes  e um entusiasmo febril sobe até as temporas, galopa sem cessar nos corpos e satura o sistema sensorial com uma ansiedade eufórica e uma incontrolável borbulha de alegria.

Assim, com a insônia, a música das orquestras, o odor das fritangas e toneles passam quatro dias sem sol, sem chuva e sem estrelas. Vibrando cada molécula da cidade, cada canto da Costa do Caribe, minha pátria infante eterna, até que aquela onda vibratória se
expande a todos os âmbitos da Colômbia.
 Ao quarto dia termina o carnaval… mas fica a luminosa impressão da câmera de Sammy Tcherassy, e pairando no ar, suas enigmáticas gargalhadas.