Confira A Lista de Vencedores do Prêmio ALAS-BID

Premio ALAS-BID

A fundação ALAS liberou na tarde desta terça-feira a lista com os vencedores do prêmio ALAS-BID. Entre os vencedores está uma ONG brasileira que atua em todo o país com um método inovador de combate a doenças infantis. Primeiro de seu tipo, o concurso recebeu mais de 700 inscrições de toda a América latina e além dos prêmios, distribuirá ainda menções honrosas para todas as categorias.

 

Melhor educador: Martha Ivette Rivera Alanis. Professora mexicana que há 13 anos se dedica a ensinar crianças de 5 e 6 anos na escola pública  Alfonso Reyes de Monterrey.

 

 

 

 

Melhor Publicação: Antonia”, da autora colombiana Paula Mejía e da ilustradora argentina María Paula Dufour, relata a história de uma menina autista e informa pais, professores e crianças sobre esta doença de maneira simples e divertida.

 

 

 

Melhor Centro: Fundación Dar Amor. Este centro com sede na cidade colombiana de Cali oferece atenção e proteção a crianças com HIV

 

 

 

 

Mejor Inovação: Saúde Criança. Esta ONG brasileira criou um método inovador de cuidado com a saúde segundo o qual não se trata uma doença apenas no hostpital, mas também no entorno social do doente.

 

 

 

Menções honrosas:

Melhor Educador: Celeste Acevedo de Pinazza do Ecuador, Doris Elena Montoya Cerratide do Perú e Judith de la Ossa da Colombia.

Melhor Publicação: “Así me dicen mis abuelos” do Ecuador, escrita por  Maria Fernanda Ortega e ilustrada por Diego Aldoz, Darío Guerrero, D. Vera Primavera (Messklan), Isadora Siammes e Jaime Villarro.  “Catalina y Agustino se saben cuidar” do Perú, escrita pora Yllari Briceño e Cecilia Miranda (Asociación Solidaridad de Países Emergentes) e ilustrada e diseñada por Nilton Olivera e Maritza Correa); e “Isapí, la doncella que no podía llorar” do Perú, escrita por Milagros Castillo Fuerman e ilustrada por Luis Caycho e Salamandra Eirl.

Melhor Centro: Jardín Infantil Golondrina do Chile, Jardín Maternal Rayito de Sol e Centro Educativo Complementario Nº 801  da Argentina.

Melhor inovação: Programa Wawa Wasi de atención en inclusión  integral para la Niñez con Discapacidad do Perú, Centros de Cuidado Infantil Rurales da Argentina e “Madres Guías” das Honduras.

Os prêmios serão entregues por Shakira, o presidente da organização, Alejandro Santo Domingo, e ol presidente do BID, Luis Alberto Moreno, em uma cerimônia que acontecerá na próxima sexta-feira entre as 6:30 e 7:00no auditório Napoleón de la Rosa, na Universidad Tecnológica de Bolívar de Cartagena de Indias, na Colômbia.