Shakira Diz Que o Brasil Está Pronto Para Mostrar Seu Potencial e Confirma Dueto com Ivete Sangalo

Shakira concedeu uma nova entrevista ao site oficial da FIFA, na qual fala sobre a próxima Copa do Mundo, que ocorre no Brasil. Confira:

Sucesso absoluto com o hit “Waka waka” na Copa do Mundo da FIFA na África do Sul, a cantora colombiana Shakira está cada dia mais envolvida com o futebol. Hoje, além de acompanhar as partidas, ela apoia projetos sociais ligados ao esporte, namora o zagueiro Pique, do Barcelona, e planeja estar no Brasil em 2014. O FIFA.com conversou com ela sobre a sua expectativa em relação à Copa do Mundo da FIFA no Brasil e o fato de o seu país liderar com folga o ranking de estrangeiros interessados em trabalhar como voluntários no evento. Dos 7.450 candidatos de fora do Brasil, 12% são colombianos. Com 908 inscritos, o país sul-americano supera a Argentina, com 509, e a Espanha, com 504, que completam a lista dos três primeiros.

FIFA.com: A Colômbia foi o país com o maior número de candidatos ao Programa de Voluntários da Copa do Mundo da FIFA 2014. A que você credita tantos colombianos querendo fazer parte deste evento no Brasil?
É ótimo ouvir isso. A juventude do meu país ama futebol e eu imagino que o retorno da Copa do Mundo para a América Latina após tanto anos também seja um grande motivador. Além disso, há muitos jogadores de futebol colombianos se destacando na Europa, como o Falcao, que é uma grande inspiração para os mais novos. Isso eleva o amor pelo esporte a um nível totalmente novo no meu país.

Como você descreveria a experiência e atmosfera de uma Copa do Mundo da FIFA?
Na minha opinião o mais interessante é observar tantas culturas diferentes se unirem para celebrar o futebol mundial. Havia uma energia única na Alemanha e na África do Sul, como eu nunca havia sentido antes. Eu amei o colorido e a perfeição em 2006, assim como a incomparável energia e fervor dos sul-africanos em 2010. É realmente uma experiência incrível, que eu recomendo a todos que tiverem essa oportunidade.

“Waka waka” é uma canção sobre acreditar e aproveitar a oportunidade de brilhar. Você vê semelhanças entre a África do Sul em 2010 e o Brasil em 2014?
Claro que sendo também latino-americana e tendo passado bastante tempo no Brasil, conheço os brasileiros e a sua cultura muito bem. Eu imagino que essa será uma experiência única e inesquecível. O Brasil é a terra das oportunidades, e o seu povo está preparado para mostrar ao mundo seu potencial e compartilhar sua cultura. O que faz a Copa do Mundo ser tão incrível é que todos são claramente influenciados pelo país-sede, o que faz com que você seja apresentado de certa forma ao país e ao seu povo. Nesse sentido, eu acredito que os brasileiros estarão de braços abertos para receber todos aqueles que irão assistir às partidas, exatamente como fez a África do Sul.

Você gosta de música brasileira? O que você sugere em termos de ritmos para os torcedores que virão ao Brasil em 2014?
Claro! Eu acabei de gravar uma música com a minha amiga brasileira, Ivete Sangalo. Nós cantamos juntas também no Rio de Janeiro, no ano passado. Eu escuto muita música brasileira e ritmos como samba e bossa nova são conhecidos e amados no mundo todo.

Há uma sede em particular que você gostaria de visitar durante a Copa do Mundo da FIFA 2014?
Eu já tive a oportunidade de conhecer muitas cidades brasileiras e adorei todas elas. Eu espero estar na próxima Copa do Mundo da FIFA e quero ir ao maior número de cidades possível.

Fonte: FIFA