Confira Os Dez Duetos Mais Memoráveis de Shakira

Esta semana finalmente tivemos acesso a ‘Dançando’, dueto entre Ivete Sangalo e Shakira. Uma surpresa para fãs das duas cantoras, a faixa foi mantida em segredo até bem pouco tempo antes do lançamento do álbum da baiana. Embalado pela parceria, o Shakira Brasil traz um hoje um top 10 com algumas das melhores colaborações que Shakira já fez com de outros cantores em seus próprios álbuns ou em performances ao vivo.

10- Higher Ground – Existe alguma coisa que Shakira não pode fazer? Aqui ela divide os holofotes com Stevie Wonder e seu mais novo parceiro de The Voice Usher para cantar este soul no show em comemoração à posse do presidente Obama.

9- King and Queen– Depois do megahit ‘Hips Don’t Lie’ um dueto entre Shakira e Wyclef Jean era muito aguardado. A faixa, presente no disco ‘Carnival Vol. II: Memoirs of an Immigrant’, porém, passa longe de ter uma sonoridade minimamente radiofônica e explora o multiculturalismo tanto de Shakira quanto de Wyclef.

8- I’ll Stand By You – Para sua versão deste clássico do The Pretenders apresentada durante o evento Hope For Haiti, em 2010, Shakira contou não com sua tradicional banda de apoio, mas sim com os músicos do The Roots. Embora agrade no quesito emoção, o arranjo da faixa não valoriza a voz de Shakira, o que é uma pena.

7- La Maza – Mais do que um grande clássico do folk latino, La Maza se tornou um hino para diversas nações e Shakira não faz feio ao dividir os vocais com de Mercedes Sosa nesta regravação que prima pelo minimalismo na produção e no tratamento dos vocais, que parecem quase que ao vivo. As duas também performaram a canção juntas durante o show promovido pela Fundação ALAS em 2008.

6- Pais Tropical – Para sua participação no retorno ao Brasil do Rock in Rio, Shakira preparou uma grande surpresa para as cerca de cem mil pessoas que a assistiam naquela noite: Um inusitado cover de ‘País Tropical’, de Jorge Ben Jor. Embora aparentemente eclipsada por sua parceira, Ivete Sangalo, Shakira dá conta do recado mesmo cantando uma música nova num tom que não lhe favorece e numa língua que não pratica muito.

5- Love Is a Battlefield – Mesmo ao lado da grande voz de Mary J. Blidge Shakira convence e demonstra sua versatilidade durante a performance deste clássico dos anos 80 no Divas in Las Vegas 2002.

4- Te Lo Agradezco Pero No – para seu hit La Tortura, Shakira trouxe Alejandro Sanz para o pop. Nada mais justo que ela lhe retribuísse o favor neste single do disco ‘El tren De Los Momentos’, uma linda e charmosa balada tropical.

3- Get It Started – Shakira transforma este dueto com Pitbul não apenas em uma oportunidade para ter seu nome em um hit, mas também em exercício para sua flexibilidade em explorar diferentes estilos musicais. Como de costume, ela colaborou na composição da faixa escrevendo os versos que canta.

2 – Beautiful Liar – Embora peque pela obviedade, este dueto entre dois dos maiores símbolos sexuais da música pop não poderia deixar de ser lembrado como um momento memorável de Shakira. Aqui, a colombiana adapta sua técnica vocal para emparelhar com Beyoncé e o resultado é uma canção sexy e repleta de sons árabes. Como não poderia deixar de ser, Shakira também se envolveu na criação do arranjo e na produção da faixa.

1- Si Tu No Vuelves – Um sucesso em sua versão original, esta faixa foi transformada em um dueto em 2007 para o trabalho ‘Papito’, no qual Miguel Bosé regravava diversos de seus hits com grandes nomes. O resultado é uma lindíssima canção que permite Shakira explorar sua voz em diferentes tonalidades e texturas e conta om uma produção primorosa.