As Dez Melhores Capas de Single de Shakira

Esta semana, surgiram duas supostas capas para o próximo disco de Shakira, ainda sem nome definido. Feitas a partir de ensaios fotgráficos requentados de 2009, da era She Wolf, as artes nos deixaram com gostinho de quero mais, de quando Shakira realmente se empenhava em preparar capas legais para seus singles. Por isso, o Shakira Brasil preparou um top 10 com as dez melhores capas de single de Shakira. Vamos lá?

10º – Un poco de Amor: O álbum Pies Descalzos é marcado por seu sucesso, porém deixa a desejar quando o assunto é a comunicação visual, com imagens com baixa qualidade e direção de arte simples, um reflexo do pouco dinheiro dado a Shakira para trabalhar no projeto. Ainda assim, o single para ‘Un Poco de Amor’ conseguiu uma bela capa, usando esta imagem de uma Shakira quase etérea feita pela fotógrafa Patricia Bonilla.


9º- La Tortura: Diferentemente de todas as outras capas de single de Shakira, a imagem que estampa La Tortura não foi feita por um fotógrafo profissional, e sim por Antonio de La Rúa quando a cantora saía do mar nas Bahamas, onde os dois moravam.

8º- Ciega Sordomuda:  A inventividade é a chave desta capa, usada em 1998 para divulgar o single de Ciega Sordomuda. A partir de uma das imagens promocionais para o disco Donde Están Los Ladrones, o rosto de Shakira aparece com os olhos, boca e ouvidos cobertos, em alusão ao nome da faixa. Criativo, não?

7° -Fool:  Em 2002, a faixa Fool fez parte da trilha sonora da novela O Beijo do Vampiro. Como consequência, a Sony lançou no país uma edição promocional limitada do sinale da música. A imagem usada pertence a um dos ensaios promocionais do disco Laundry Service e prima pelo cuidado com a produção de arte.

6º- The One: Um dos últimos singles lançados no mercado para o disco Laundry Service, esta linda balada feita em parceria entre Shakira e Glen Ballard ganhou como capa também uma imagem promocional, mas não por isso menos bela.

5º- Hips Don’t Lie: Para o lançamento de seu maior sucesso até hoje, Shakira caprichou e fez um ensaio com seu parceiro Jaume De Laguaina unicamente para a capa, que gira em torno da temática circense.

4º-Underneath Your Clothes: A imagem que estampa a capa do single de ‘Underneath Your Clothes’ foi feita pelo fotógrafo Herb Ritts, também responsável por dirigir o vídeo para a canção. A foto foi feita durante as filmagens do clipe e traz uma Shakira de olhar misterioso e sensual.

3º- Sale El Sol: A capa do single de Sale El Sol talvez fosse uma escolha mais óbvia para a capa do próprio disco homônimo, mas acabou relegada à contracapa, encoberta pelos créditos de produção. Aqui, ela ganha o destaque que merece para deixar bem claro que o sol saiu mesmo. Destaque para o styling de Shakira, com os cabelos emaranhados e a saia de filó.

2º- Illegal: Não se sabe exatamente se o ensaio que gerou esta foto foi feito especialmente para a capa do single ou se trata-se apenas de um ensaio descartado que teve uma foto reaproveitada. O que importa é que o fotógrafo Mario Sorrenti captou uma linda e cândida imagem de Shakira neste incrível set que simula um campo de flores.

1º- She Wolf/ Loba: Nosso primeiro lugar pertence a uma era amada por uns e odiada por outros e inaugura um novo tipo de sensualidade para Shakira, mais explícita. Com produção assumidamente sensual, Shakira dá seu recado claramente por trás das grades de sua jaula dourada: Cuidado com a loba! A imagem é de Jake Nava, que também é responsável pela direção do vídeo da canção.