Retrospectiva 2012: Shakira Discursa, Arranca Aplausos de Presidentes e Canta Hino Colombiano na Cúpula das Américas

Continuando nossa retrospectiva, hoje relembraremos a participação de Shakira na Cúpuila das Américas, que aconteceu em abril do ano passado em Cartagena, na Colômbia. Exercendo sua forte veia filantrópica, Shakira teve importante papel no evento, que reuniu líderes políticos de toda a América.

Seu primeiro compromisso no país foi o lançamento do projeto PRIMERO LO PRIMERO, uma parceria da Fundación Mario Santo Domingo, aeiotu,  Fundación Carulla, Fundación Alas, Fundación Pies Descalzos e mais de 20 instituições públicas e privadas para a construção de 13 centros de primeira infância em 5 estados da Colômbia. No mesmo dia, ela ainda compareceu à entrega dos  “Premios Alas-BID”, uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Fundação ALAS que reconhece a inovação, a excelência e o investimento em programas que beneficiem menores de seis anos na América Latina e no Caribe.

Na agenda de Shakira ainda estava a 1ª Cúpula Empresarial das Américas, que contou com a presença de centenas de empresários e ainda 12 dos chefes de Estado e de Governo. No evento, ela arrancou aplausos de presidentes e empresários ao pedir investimento em educação e garantir o retorno financeiro da medida, citando a expressão “filantropicapitalismo”, criada por ela. Ela falou ainda sobre o financiamento à educação na América Latina e o atendimento para crianças entre zero e seis anos, argumentando que a região não tem centros suficientes.

Veja um trecho do discurso da colombiana:

O grande momento de Shakira na cúpula, porém, só viria no dia 14 de abril, quando cantou o hino nacional da Colômbia na cerimônia oficial de abertura do evento. Relembre:

No último dia da cúpula, um domingo, Shakira ainda participou de um debate com o presidente Obama e com o presidente Juan Manoel Santos para falar mais sobre a importância do investimento na educação infantil.