Saiba Tudo sobre O Funcionamento do The Voice

getImage 

Na próxima semana, finalmente chega ao ar o projeto no qual Shakira tem trabalhado nos últimos seis meses: o reality show musical The Voice. Para te preparar, o Shakira Brasil te explica como funciona o programa em suas diferentes etapas, que diferem significantemente da versão brasileira do programa.

Os ‘Coaches’

Como já haviamos informado antes, o The Voice já está no ar há dois anos, e esta será sua quarta temporada. Originalmente, o painel de coaches (ou juízes) contava com Christina Aguilera, Adam Levine, Cee Lo Green e Blake Shelton. Para a quarta temporada, Christina e Cee Lo se retiraram para cuidar de suas carreiras e Shakira e Usher assumiram seus postos.
Diferentemente da maioria dos reality shows musicais, aqui a função do painel vai além de simplesmente julgar e escolher os melhores candidatos, mas também de participar ativamente do processo de evolução dos mesmos.
O formato do The Voice inclui diversas etapas que diferem entre si. Vamos a cada uma delas em particular:

Blind Auditions/ Audições cegas

Nesta primeira fase do programa, o objetivo é montar times de 16 candidatos coordenados pelos quatro coaches. Os participantes têm 90 segundos para performar uma canção de sua escolha para os juízes, que ouvem de costas em suas estilosas cadeiras giratórias. Se um juíz gosta do que ouve e quer o participante em questão em seu time, ele então gira sua cadeira. Se mais de um juíz gira a cadeira durante a mesma performance, a palavra final é do participante e, no caso de nenhum juíz girar a cadeira, o participante é desclassificado. Nesta etapa, é comum vermos os juízes brigando por um candidato.

Battles/ Batalhas

Nesta etapa, dois membros da mesma equipe se enfrentam numa batalha, cantando a mesma música, e o jurado correspondente escolhe o melhor para seguir adiante. Os participantes eliminados podem ser ‘roubados’ pelos outros jurados, que podem resgatar dois candidatos eliminados dos outros times.

Knockout Rounds

Os dez participantes restantes em  cada time (8 vencedores dos Battle Rounds + 2 roubados) voltam a se enfrentar em duplas. Desta vez, porém, ao invés de cantar a mesma canção que seu oponente, cada participante pode escolher o título que irá performar. O jurado então elimina um.

Live Rounds

Aqui finalmente começam as performances ao vivo. Em cada episódio, dois times se enfrentam em duplas, das quais apenas um canditato sai vitorioso. A partir desta fase, começa a valer a vontade do público, que vota pela internet, pelo telefone ou pelo iTunes, comprando a música apresentada por seu canditado favorito.  Além disso, cada juiz pode salvar um membro de seu time que não tenha sido agraciado com o voto popular, permanecendo com 3 membros para a próxima fase.

 Top 12/ top 10/ top 8/ top 6

Nestas etapas, os candidatos se enfrentam com dois sendo eliminados a cada semana. Embora não tenham mais nenhuma influência na permanência dos membros de seu time no programa, os juízes ainda assessoram seus aprendizes e escolhem as músicas que eles apresentarão. Acabam também as ‘cotas’ para cada grupo, sendo perfeitamente possível que todos os membros de um mesmo time sejam eliminados, semana após semana, até que não sobre nenhum deles.

Top 4/ top 3

Para a semi-final, é comum que os participantes tenham o direito de escolher uma música para apresentarem, enquanto a outra fica a cargo de seu juíz. Já para a grande final, cada um dos três finalistas apresenta três músicas: uma reprise de uma canção já apresentada antes, uma música de sua escolha e um dueto com seu coach.

As regras que você vê acima são baseadas nas mudanças feitas para a terceira temporada do programa, a mais recente, e é possível que sofram novas alterações. Mas não se preocupe, o Shakira Brasil te deixa a par de toda as novidades!

Texto/pesquisa: Josimar Rosa para Shaklira Brasil