Fundação ALAS Inaugura Segundo Centro de Educação Integral para a 1ª Infância no México

Shakira-the-Barefoot-FoundationO lado filantrópico de Shakira está sempre em pauta. Entrou em funcionamento nesta semana, com atendimento imediato de 426 crianças, a segunda sede da fundação ALAS em Quintana Roo, no México. De acordo com o governo local, a obra foi fruto de uma parceria com a também Fundação Carulla AEIOTÚ. Iniciada em 2011, ela inclui a adaptação de um modelo pedagógico inovador e tem como meta beneficiar a 4000 crianças através da construção de outros 8 centros de primeira infância em cada um dos municípios do estado.

De acordo com o site da fundação ALAS, unidade inaugurada nesta semana deve atender desde bebês de 45 dias até os 6 anos de idade, e deverá ter sua atenção dividida em 6 grupos (com nomes bastante intrigantes, no mínimo): Sonhadores, caminhadores, exploradores, aventureiros, investigadores e navegantes. Inspirado na filosofia da italiana Reggio Emilia, além de cuidar da saúde e educação básica, deverão ser incluídos elementos culturais da região no ensino, o que acredita-se que será uma maneira divertida de aprendizado.

Para Shakira, que é fundadora da ALAS, é fundamental o investimento na primeira infância:

“Não me canso de insistir que uma criança vulnerável com acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida é a melhor estratégia de uma nação para avançar no seu desenvolvimento social e econômico.

Este centro de educação marcou a parceria da ALAS com a cidade de Quintana Roo, já que inclui uma área completa, com uma boa cozinha, ótimas salas de aula, além de uma grande área para lazer, repleta de oficinas com todos os equipamentos necessários para um bom aprendizado. Não menos importante, a unidade também contará com uma grande equipe do mais alto standart de profissionais, como coordernadores, administradores, pedagogos, artistas plásticos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, além de maestros e assistentes educativas.

 

Fonte: Fundación ALAS

Tradução e Adaptação: Guilherme M. para Shakira Brasil.