Waka Waka Completa Três Anos: Relembre Este Sucesso!

waka_shakiramedia_00003

Há exatos 3 anos o vídeo oficial de ‘Waka Waka’ era lançado oficialmente no YouTube. Tido como um dos maiores hits da carreira da Shakira, sendo bilíngue, a canção foi composta inicialemente por Shakira, e produzida por um time de peso: a banda sul-africana Freshlyground, e J. Hill, que já havia trabalhado com a cantora em 2009 no disco She Wolf.

Conhecida não só por ser uma canção que alcançou gigantes proporções quando o assunto foi cair no gosto do público, ela foi o tema escolhido pela FIFA e pela Sony Music numa parceria, para ser o tema da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul em 2010.

Lançada em 28 de abril de 2010 no site oficial da cantora, e disponibilizada para download 13 dias depois, ‘Waka Waka’ atingiu o primeiro lugar em 32 países e vendeu cerca de 9,5 milhões de cópias, sendo o single mais exitoso da era digital. A música chegou a ser criticada por parte da população africana, que alegava que um artista local fosse o ideal para interpretar o tema da Copa. Porém, todos já estavam envolvidos no ritmo e energia da canção, e foi unânime a decisão de que Shakira traria mais prestígio para o evento.

Combinando ritmos e instrumentos afro-colombianos com a soca, um genero musical originário de Trinidad y Tobago derivado do Calipso, ‘Waka Waka’ trouxe sem dúvida um grande crescimento profissional e pessoal para a colombiana, pois foi durante as filmagens do vídeoclipe em 23 de abril daquele ano em Los Angeles que Shakira conheceu Gerard Piqué, quem viria a ser seu namorado e pai do pequeno Milan, hoje com 4 meses.

Não menos importante, para alavancar de vez o sucesso mundial de Shakira, o vídeo em sua versão em inglês foi visto mais de 528 milhões de vezes, se tornando o terceiro vídeo mais assistido da história do YouTube, somado à versão em espanhol e ao primeiro ‘live’, que aconteceu durante a cerimônia de abertura do mundiall.

Após cantá-la pela primeira vez, Shakira disse:

 “Estou honrada pela escolha. A Copa é um milagre de entusiasmo mundial, conectando cada país, raça, religião e condição ao redor de uma única paixão. Representa um evento que tem o poder de unir e integrar, e essa canção é sobre isso

‘Waka Waka’ não só foi um êxito internacionalmente conhecido, mas um grande passo para Shakira, e um sinal de vitória para todos que acreditam na essência e no poder que a música exerce ao unir independentemente pessoas de raças, culturas e etnias distintas.