Relembre os 15 anos de ¿Dónde Están Los Ladrones?

Há algum tempo fizemos uma enquete em nossa página para saber qual era o álbum da Shakira favorito dos fãs. O vencedor ganharia um especial aqui no Shakira Brasil, e é claro, o vencedor não poderia ser nada menos do que o épico ‘Dónde Están Los Ladrones?’, de 1998.

 

Prestes a completar 15 anos de seu lançamento, você confere agora um resumo de tudo o que rolou durante essa era simples, mas fantástica da carreira de Shakira:

 

[O álbum]

 

Em busca de um sucessor à altura de ‘Pies Descalzos’, Shakira precisava surpreender seu público crescente, que no fim da década de 90, em meio a inúmeras mudanças na sociedade, buscavam inovação na música pop, e alguém em quem se espelhar. Foi assim que surgiu ¿Dónde están los ladrones?, seu segundo album de estúdio, lançado pela Sony Music Latin. O disco, que teve seu título escolhido em referência à um episódio um tanto inusitado (quando Shakira teve roubada sua bagagem no aeroporto de Bogotá, onde estava a maioria das letras já escritas), este foi o album em espanhol mais vendido nos Estados Unidos em 1998, e recebeu uma grande aceitação da crítica em todo o mundo.

 

Considerado como um dos melhores álbuns de sua carreira e um dos mais importantes da música latina, numa mistura de pop e rock com fortes influências latinas e árabes, Dónde están los ladrones? foi o segundo CD mais vendido na carreira de Shakira (com aproximadamente 13 milhões de cópias) ficando atrás apenas de Laundry Service, seu sucessor. De suas 11 canções, 8 delas foram lançadas como single, dando destaque a grandes sucessos como ‘Ciega, Sordomuda’, ‘Inevitable’ e ‘Ojos Así’.

 

Levando o tempo de uma gestação para ser produzido, nos 9 meses em que esteve em estúdio, no início foi criada uma grande confusão sobre qual conceito o disco traria, já que muitas pessoas estavam envolvidas no processo, as letras iniciais haviam sido roubadas, e em decorrencia disso, acabou involuntariamente trazendo mais opiniões e posteriormente, a criação de três ou quatro demos para cada canção (o que acabou deixando a equipe de criação confusa no que usar).

 

Com a ajuda de Emilio Estefan Jr, e um time de peso de escritores, ela se manteve firme, porém preoculpada em se manter nas paradas de sucesso. Buscando a perfeição, Shakira não poderia errar a tacada pois a crítica tinha grande expectativa em saber se ela era digna de continuar sendo tida como um prodígio da música latino americana. Com apenas 100 mil dólares para produzir o CD, ela fez um trabalho impecável, com vocais fortes e letras carregadas de sentimento.

 

Tido por muitos fãs como single favorito, ‘Ojos Así‘ recebeu duas indicações na primeira entrega anual do Grammy Latino em 2000 como melhor vídeo musical em formato curto’ e ‘melhor interpretação vocal pop feminina’, ganhando a última. Nesta mesma noite, Shakira levou outro prêmio por ‘Octavo Día’, como ‘Melhor interpretação vocal rock feminina’. Nesta ocasião, a performance de Shakira com ‘Ojos Asi‘ foi votada como a maior apresentação de Grammy Latino de todos os tempos.

 

Em entrevista à revista turca Blue Jeans em 1999, Shakira disse que o título também teve relação com os homens, já que de acordo com ela,os maiores ladrões do mundo são eles, por roubar o coração de tantas mulheres e depois desaparecerem.

 

[Influências]

 

Assim como o título, o álbum fez referência ao roubo em Bogotá estampado em sua capa. Shakira aparece séria e com as mãos sujas, sobrepondo uma sobre a outra como se fizesse uma pergunta. A sonoridade, vem do gosto apurado de Shakira pelo rock, e pela sua ascendência árabe.

 

tumblr_m5m990ymeK1rrfw56o8_1280

 

 

[Acústico]

 

Com o sucesso de “Dónde Están Los Ladrones?” nas alturas, e buscando expandir sua popularidade no mercado internacional (especialmente nos EUA), Shakira aceitou um convite da MTV para gravar um show acústico, com todas as músicas do então álbum de estúdio. Acompanhada de novos músicos, ela criou novos arranjos e mudou completamente o visual, deixando para trás as famosas trancinhas (marca registrada dessa era) e aderindo a madeixas em tom vermelho berrante. Gravado em agosto de 1999 em Nova York, o resultado foi um show de tirar o fôlego, onde o cenário era carregado de representação aos elementos básicos da vida (água, terra, fogo e ar), predominando a simplicidade.

 

Um marco na carreira de Shakira, MTV Unplugged foi o CD que lhe rendeu seu primeiro Grammy como “Melhor álbum de pop Latino”.

 

 

[Divulgação]

 
Por fim conquistando cada vez mais o carinho e admiração dos EUA, Shakira buscava o mundo. Para isso, ela precisava de uma turnê. A Anfíbio Tour seria a oportunidade perfeita para divulgar seus dois últimos trabalhos. Há 3 anos sem cair na estrada, ela deu seu melhor num concerto simples (onde sequer haviam muitas trocas de roupa), porém enérgico, trazendo uma Shakira de voz forte e atitude marcadamente roqueira. Talvez, um requício da passada era Pies Descalzos.

 

O nome escolhido fazia referência às mudanças no estado de espírito atual de Shakira, já que segundo ela mesma, era como se ela estivesse deixando de ser um peixe na água, para ser uma gazela na terra. Já loira, Shakira despontava como diva pop e incluia cada vez mais coreografias sensuais, entretanto, sem deixar para trás uma dose de mistério (o que posteriormente se tornaria uma de suas marcas registradas).

 

page

 

Com apenas três meses de duração e 15 canções no repertório, ela saiu por grande parte da America Latina e Estados Unidos. Ao contrário do processo de divulgação em 1998, o Brasil não entrou na rota (e só entraria 11 anos depois), porém neste mesmo período a popularidade da colombiana só crescia entre os fãs, e especialmente nas rádios locais. Foi justamente quando em que o então MTV Unplugged conseguiu seu primeiro disco de ouro no país, atingindo a marca de aproximadamente 2 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

 

A única apresentação documentada por completo desse show foi na Argentina, onde o canal fechado Cable Visión transmitiu na integra a pouco mais de 1 hora de apresentação. Pra fechar esse especial, assista a um resumo da turnê feito pelo shakira.com em 2010 relembrando os 10 anos da turnê.

 

Caso queira ver mais imagens de Shakira nessa época, ou dessa turnê, acesse a nossa galeria clicando aqui.