Shakira Fala sobre Disco e Single Novos em Entrevista Inédita

Shakira concedeu uma entrevista reveladora à revista Aló, que completa 25 anos este mês. Na conversa, ela dá mais detalhes sobre o próximo disco e sobre o novo single, além de falar sobre Milan, a carreira e o trabalho humanitário. Confira o texto:
wpid-1383247073368.jpg
Nosso personagem mais internacional se junta à celebração dos 25 anos da ALÓ com um bate papo no qual por fim nos deixa saber como o amor de namorada e de mãe a transformaram e como agora estas dimensões também fazem parte do trabalho musical que em breve virá à luz. Mais irmãozinhos para Milan e muitas gargalhadas que invadem sua vida são algumas das confissões de um encontro no qual não paramos de rir. O sol continua brilhando na vida da barranquilheira.

Os seguidores e fãs de Shakira se sentem mais próximos dela graças a esta maneira tão simples de usar as redes sociais, fazendo upload de fotos sem retoques, momentos íntimos e risadas espontâneas que mostram a vida familiar. Como você chegou a esta maneira de se relacionar com o mundo exterior?

Qualquer coisa que me aproxime dos fãs para mim é imprescindível. Minha arte nasceu de uma necessidade de me expressar, mas minha carreira nasceu porque havia gente que se sentia identificada com esta arte. Meus fãs me alimentam em minha vida diária tanto como em minha vida criativa. Ele têm muita importância para mim, e gosto de compartilhar os momentos pequenos com eles tanto quando compartilho com minha família.

Milan completa um ano em janeiro. … Ele já deve ter uma personalidade mais definida. Como ele é, do que gosta, como responde às câmeras, aos paparazzi, a sua música, ao futebol?

Sim, tem uma personalidade única! Ele adora ficar no estúdio comigo. Fiquei alucinada quando ele gostou! Ele fica super tranquilo e cômodo com o entorno, embora haja muitos estimulantes, e ele adora música. Em casa dançamos e brincamos muito com música e acredito que já tenho um pequeno roqueiro, porque ele adora Green Day!

É inevitável perguntar se em breve Milan terá um irmão ou uma irmãzinha, ou se simplesmente é mais cômodo para ambos se dedicarem apenas ao primogênito?

Definitivamente queremos mais! É só uma questão de tempo.

Por onde você que anda, musicalmente? Com o que nos surpreenderá?

Venho há dois anos trabalhando neste disco e neste meio tempo tive um filho e vivi momentos muito importantes. Como sempre, acredito que ele tenha toques de vários estilos, já que me identifico com muitas culturas e todas me influenciam de certa maneira, mas há um retorno marcante neste disco ao mais puro, mais simples e mais honesto. Há um espírito de rock e várias faixas, sons mais étnicos em outras e o primeiro single tem uma fusão do dançante com o roqueiro. Acredito que vai os surpreender.

Fama para quê? E a pergunta tem a ver justamente com esta faceta social e profunda de uma Shakira que não fica com toda a luz do refletor, mas também a usa para projetar e ajudar.

A fama pode ser uma faca de dois gumes. Tudo aumenta quando se vive sob uma lupa e suas ações têm repercussões mais amplas uma vez que deixe de desfrutar do anonimato. No meu caso, vejo uma oportunidade muito clara de usar a fama para lançar luz não apenas sobre minha carreira e minha música, mas também aos que não têm como fazer que o mundo ouça suas vozes. Sinto que a potência que Deus colocou em minha voz,foi dada para ajudar tanto quanto para cantar.

O que falta alcançar?

Muito! Espero não deixar nunca de enfrentar mais desafios no sentido criativo e não baixar os braços diante da desigualdade. Até que erradiquemos a pobreza, meu trabalho não estará concluído.

Quando foi a última vez que riu de dar gargalhadas e porquê?

Por sorte, tenho rido muito ultimamente! Estou passando por um momento de grande felicidade pessoal, desfruto da minha profissão e estou muito bem. A última vez que ri de dar gargalhadas foi há alguns dias, vendo um DVD da série Seinfeld! Acho muito engraçada.

Qual é o segredo para se reinventar?

Eu prefiro a palavra evolução à reinvenção. Para mim, um esforço para se transformar ou tentar cultivar um personagem não funciona porque não vem de um lugar sincero. Se você se deixa crescer e evoluir naturalmente, verá que a reinvenção é algo que acontece sem ser forçado.

Quais são as fórmulas de beleza para ter esta aparência e cada vez melhor?

Para mim, em termos de esporte, ultimamente estou experimentando muitas coisas como o basquete, tênis, etc. A única regra é que seja uma atividade na qual eu me divirta. Porque por mais benéfico que seja o exercício para o corpo, se não há motivação ou vontade de fazê-lo, acaba servindo para pouco. Com a  dieta, não me nego nada, mas tudo com moderação e em geral tento me alimentar de forma saudável.  Os sucos vegetais estão cheios de vitaminas que servem para o organismo e para a pele.

Hoje, quais são seus pés no chão?

Hoje e sempre tem sido minha família. Sempre os mantenho perto para manter os pés no chão e manter a perspectiva.

Tradução e adaptação: Josimar Rosa para Shakira Brasil