Confira a Entrevista Completa de Shakira Para o Yahoo Mexico

1419757_683473991672672_1251855369_n-450x227 (1)

 

No último dia 10, além de participar de um chat para a Oral-B Crest 3D White com transmissão mundial, Shakira deu uma série de entrevistas para jornalistas do mundo todo. Foi divulgada hoje na íntegra uma matéria feita por Paloma López, do Yahoo Mexico, onde ela fala sobre moda, família, e até conta algumas curiosidades do pequeno Milan.

 

 

Confira na íntegra a tradução:

 

 

Shakira: O sorriso que não mente

 

 

O carro vai a 60 KM por hora. Eu vou no banco de trás e meu coração bate a mil. O que vou contar aconteceu na Casa Fouster, um hotel digno de um conto de fadas localizado na rua Passeig de Gràcia, em Barcelona. O motorista tomou a autopista C-32 em direção a Girona. Depois de várias manobras, pega o caminho de Granollers. Olho pela janela e vejo como se misturam o azul do céu com o mar mediterrâneo.

 

 

Uma sensação de bem estar me invade. É um dia genial para o Yahoo Moda. Depois pergunto às pessoas me acompanham se falta muito para chegar ao nosso destino: Bell Recó: Uma mansão soberba situada no Vecindário de Pins. Nesse elegante lugar cercado por um jardim de 5000 metros quadrados eu vou me sentar com uma mulher que transborda talento, tem uma beleza genuína, quadris perfeitos, muito estilo, e que é reconhecida por ser uma filantropa, embaixadora da boa vontade para a Unicef, e quem é atualmente a spkesperson da Oral B. Sim, estarei de cara com a Shakira.

 

 

Depois de uma hora de estrada, o carro para e anuncia a chegada. Falo com colegas de outras nacionalidades que derramam glamour. Long Champ, BCBGMAXAZRIA, Armani e outras tantas marcas famosas estão nos corpos de todos que estão ávidos para ver a mãe do pequeno Milan e namorada de Gerard Piqué.

 

 

Entro na casa de 1500 metros quadrados e aguardo numa sala. Depois de alguns minutos, chega a hora. Shakira aguarda em um dos salões da casa. Entra com o paso firme e decidido. É assim que a fantasia começa a tomar forma.

 

 

Oh meu Dior, alguém mudou ela?” É a primeira coisa que penso quando a vejo de perto. É ainda mais linda e magra do que na TV ou nos shows que já a vi. Seus braços estão extremamente malhados e finos, e sua cintura é mais impressionante ainda. Seus cabelos são perfeitos e tem um estilo muito feminino. Parecia surreal. Usa botas pretas que vão até os joelhos e saltos muito altos. Isso a faz parecer ainda mais estética. Um vestindo rosa justo, e perfeito para esse outono.

 

 

Sua maquiagem? UM SONHO! Ela se maqueia de forma muito natural! um pouco de pó translúcido, blush, sombra e lápis labial rosa. Tem sobrancelhas espessas e um perfume que cheira a caramelo. Shakira nos comprimenta com um sorriso e solta uma gargalhada muito sincera. “Olá… Yahoo, do México” Ela me responde “Sério? Vamos falar em espanhol? Certo!“, como a típica moça natural de Barranquilla, na Colômbia, muito feliz de poder falar seu próprio idioma.

 

 

Sim, é ela, esse sorriso tão natural e essa voz, eu reconheço. Não fui enganada! Não trocaram ela!” penso comigo mesma enquanto correspondo ao sorriso de quem agora é a garota propaganda da nova campanha da 3D White, da Oral-B, batizada como “A História do Sorriso de Shakira” (La história de la sonrisa de Shakira, em espanhol), uma campanha inspirada em quem é e que represente ela, assim como o poder e a beleza do seu sorriso e que foi representada em um curta-metragem, que detalha a viagem de Shakira como artista, filantropa, e amiga.

 

 

E isso é o que Shakira é para o seu público, para os jornalistas, e a todos que a rodeiam: uma amiga. Uma pessoa próxima, uma mulher feroz, uma menina de carne e osso, um espírito livre, e com um estilo muito original. Não é uma presa da moda, mas sim alguém que dita a moda. Uma alma que viaja pelo mundo dançando, cantando, sorrindo, e mostrando sua beleza natural.

 

 

Depois de esboçar esse sorriso tão natural, falar da campanha e me dizer que se sente super contente por ser a garota propaganda da Oral-B, brincamos sobre seus fãs e sobre os corações que quebra sem saber. Entre eles, o de meu pai.

 

 

Sério? WOW! Muito obrigado por me contar isso! algum dia eu conhecerei meu “noivinho mexicano”. Dê um oi ao seu pai, e mande um beijo. Muito obrigado“. Diz e volta a sorrir, ao tempo que poe uma de suas finas e bem cuidadas mãos ao peito. Em seguida, pergunto o que é para ela realmente se sentir comoda, bela, e com vontade de sorrir.

 

 

Eu acredito que ter carinho pelas pessoas. Eu sinto que quero as pessoas e sei que nós não recebemos algo sem dar outro em troca. Então, me parece que a relação que tenho com meu público tem sido uma relação de dar muito a eles, e também tem sido recíproca porque eu tenho recebido tanto deles, e das pessoas que conheci que conhecem minha música. E sinto que há, há um sentimento muito profundo. Mútuo. Sabem exatamente o que eu penso, o que eu gosto, e no final eu me sinto muito acompanhada em minha carreira com um grupo de pessoas que me conhecem bem. Isso me faz me sentir cômoda, e me faz sorrir muito, porque ali estão todos sobre o palco. Eu tenho momentos espetaculares, momentos inesquecíveis, de cartar para um público, sentir que eles cantam comigo, ver meus fãs a vida toda, turnê após turnê, ver que ano após ano estão aqui e não se vão. Sabe? Com uma lealdade profunda. Isso é basicamente o que me faz sorrir e me sentir cômoda“, diz com um tom que aponta uma sinceridade absoluta, uma das qualidades dessa talentosa cantora de 36 anos.

 

 

Depois, ela fala dessa pessoinha que a faz se sentir mais bonita a cada dia e que a faz gargalhar. Fala dela com tal emoção, que a intérprete de ‘La Tortura’ fica ainda mais linda, porque chega a suspirar. É claro, que ela fala do seu pequeno.

 

 

Milan! Milan! Milan! (fiz muito emocionada e ri de novo). As vezes ele vem por cima de mim e me dá alguns beijo, morde meu nariz, e coloca todo ele na boca (mais risos). Me dá beijos incríveis e me faz rir. Seus dois dentinhos. É que… sabe? Ele já tem dois dentinhos, assim. Muito 3D White. São os únicos dois dentes que tem. É super fofo quando ri, e faz umas carinhas muito cheias de graça (por ironia, o nome de Milan também significa “Cheio de Graça”, no idioma eslavo – assim como o de Shakira). Ele faz muitas coisas“, diz e seu rosto se torna ainda mais suave e jovem.

 

 

Claro que Shakira não só admira o sorriso de Milan. Ela também fala de outros sorrisos que qualifica como “grandes e verdadeiros”.

 

 

O segredo de um grande sorriso é ser desinibido, aberto, e sincero. Eu acredito que as pessoas que sorriem de orelha a orelha são pessoas que não mentem. São pessoas verdadeiras ou ao menos mostram ser verdadeiras, e isso é o que eu mais aprecio. Como a minha sogra. Bom, não é porque ainda não estou casada, mas é a mãe de Gerard. Ela sorri de orelha a orelha! E é um sorriso tão bonito, tão belo, honesto, lindo, atrativo, que a faz tão próxima. É fácil se aproximar dela“. Conta, enquanto brinca com as mãos. Cada vez que fala sobre um tema familiar, ela se emociona.

 

A moda dos pés descalços

 

 

Depois de confessar o segredo que a faz parecer sempre bela e sorridente, assim como definir o que é para ela um verdadeiro sorriso, minha curiosidade invade o salão e pergunto porque essa verdadeira moda dos pés descalços existe em seus shows. E se é mesmo uma paixão andar descalça.

Sim, sim! Sempre ando descalça. Toda a minha vida andei descalça. Cresci num bairro em que também fazia isso. Nunca me viam com sapatos. Os vizinhos sempre riam muito de mim porque andavam assim. Eu gostava de andar sem sapatos por aí. Se tinha que ir ao supermercado ou comprar alguma coisa, ia sempre sem sapatos. Sempre me senti livre assim. Foi a minha forma de seguir despreocupada com a vida, ao menos em alguns aspectos. Não é verdade? Sentir que meu espírito não tem, que não estava disposta a construir uma prisão ao meu espírito. Era como uma espécie de metáfora eu acredito, e assim veio meu disco ‘Pies Descalzos’, minha filosofia de vida, minha fundação. Então, é um símbolo que me representará. E por isso eu gosto de andar descalça no palco, além do que é bem mais cômodo pra dançar“.

 

 

Você não gosta de sapatos?” Pergunto com um tom de brincadeira e ela ri. Depois pergunto quais são seus favoritos, há que estou segura de que as leitoras do Yahoo Moda morrem pra descobrir. E eu também.

 

 

Qualquer um que tenha salto, ou plataforma, porque estou com um cara que mede 1,95 m, então… (ela dá uma sonora gargalhada)… E bom, ir descalça pela vida é talvez uma opção. Mas em casa sim, é que eu ando assim o tempo todo. E as vezes até pelas ruas“. Conta uma mulher que nesta ocasião usa um par de botas ao estilo rockeira, até os joelhos e com salto agulha.

 

Em seguida, o tema volta a girar em torno da mulher feroz, bela, que dita moda, e super talentosa. A mulher latina!

 

 

Todas as mulheres, as latinas, somos muito recursivas. Sim! Talvez porque sempre trabalhamos duro. Talvez porque não é tão fácil viver em sociedades de países em desenvolvimento. Sempre tivemos que ter esse insinto de sobrevivência. Acredito que esse mesmo instinto de sobrevivência me serviu na minha carreira, na indistria da música, nesse mundo de homens em que me movo, e vou continuar a me mover. Mas acredito que tenho muita fé nesse espírito feroz. Você usou essa palavra e eu gostei muito. O espírito feroz de uma mulher hispâna é o mais forte, porque passamos por muitíssimas dificuldades. Sabemos como seguir adiante, sobrevivemos às dificuldades. Acredito que esse espírito, o espírito latino por excelência é o melhor“, comenta.

 

Cabelo bonito, pele de seda, e rosto natural

 

 

Ela faz uma pausa para poder continuar. Então ela nos fala da moda de troca de cabelo (do preto azulado, às tranças, do ruivo, ao loiro, que permanece há 13 anos), e assim como o cuidado com sua pele.

 

 

Procuro não usar produtos que tenham álcool, porque… você sabe, secam seu cabelo. Uso óleos naturais, porque os cabelos loiros necessitam disso. Meu cabelo precisa de muita nutrição. Eu já passei por maus bocados. Meu cabelo tem sua história de lágrimas e suor, mas consigo me sobressair. E claro, uso um produto colombiano que me ajuda a cuidar das raízes. Minhas raízes são naturais. Esse produto é especial para esse tipo de cabelo e não encontrei nada melhor do que isso“.

 

 

Depois ela fala sobre como consegue manter uma pele suave e régia.

 

 

Meu segrego é não fritar embaixo do sol. Isso de ficar sob o sol para conseguir um bronzeado não vale a pena, porque você fica muito bonita, bem moreninha por uma semana. Depois você tem que voltar ao sol cada vez mais, e em um ano sua pele já foi bastante destruída. Então, algo que sempre uso é o protetor solar. E claro, coloco bastante açúcar no meu creme hidratante. Uso na pele de vez enquanto para tirar as células mortas“, confessa.

 

Fortes confissões!

 

 

Na sala onde agora também se encontra minha colega Joanna Douglas, do Yahoo Shine, por fim chega o momento de perguntar a esse ícone de beleza, talento, e moda que é a Shakira, qual foi o outfit que ela jamais esqueceu por ser um desastre da moda. Minha colega e eu fizemos a mesma pergunta enquanto ríamos com ela, quem nessa ocasião demos nota 10 para seu impecável look.

 

Há coisas que jamais deveria ter utilizado, se bem me lembro“, conta timidamente. Seu olhar se fixa, e ela conta um de seus piores looks:

 

Lembro de alguns shorts vermelhos com barbas negras de pele que usei quando tinha 14 ou 15 anos. Fui com um deles para um show na TV. E uma jaqueta de couro, com essas mesmas barbinhas! Não foi minha melhor imagem… A jaqueta também era vermelha! Não, não. Essa não era uma boa imagem“. Diz sem se envergonhar. E é que assim é Shakira. Uma mulher que comprovou que não só os quadris não mentem, como existem pessoas de espírito livre, feroz, e com o sorriso à flor da pele.

 

 

O tempo acabou, Shakira deixa o evento. Antes de pedir para tirar uma foto comigo e com Joanna, “Genial, genial, genial”, escuto alguém dizer com emoção. A voz pertence a uma das pessoas que acompanha a estrela a outra sala do Bell Recó, para seguir contando “A história do seu sorriso“.

 

 

Tradução e adaptação: Guilherme M. para Shakira Brasil