Shakira Se Emociona ao Falar de Problemas na Colômbia

s03

Shakira esteve na última segunda-feira em Cartagena, na Colômbia, para inaugurar mais uma unidade da Fundación Pies Descalzos e concedeu uma rápída entrevista ao canal Caracol, na qual falou sobre seu trabalho com a educação no país e a situação da Colômbia em seu processo de paz.

“O que queríamos com a fundação era criar escolas que propiciem um ambiente de estudo. Já sabemos que educar já vem com muitos desafios. Um deles é o da alimentação. Uma criança não consegue aprender com o estômago vazio, por isso o componente nutricional é algo tão claro em nosso programa. Nós oferecemos café da manhã e almoço a todas as crianças da Fundação Pies Descalzos”.

Ao ser perguntada se estava preocupada com a situação da Colômbia, Shakira comentou, emocionada:

“É claro. Me dói muito a situação do meu país. Porque não é justo que quem nasce pobre tenha que morrer pobre. Por que não é justo que haja tantos milhões de crianças condenadas a uma vida de pobreza e segregação quando a oportunidade que temos para mudar isto é a educação. Eu realmente acredito que a educação pode combater a pobreza, em nosso país e no mundo”.

Ela ainda falou sobre o momento do país em busca da paz:

“Acredito que temos que reunir nossos esforços e fazer todo o possível para alcançar esta paz”

“Desde pequena já tinha muito claro o que queria fazer. Eu precisava reivindicar a situação social e econômica da minha família e quando conseguisse isso, também queria reivindicar a de muitas crianças que eu via que vivam em condições ainda mais desafortunadas do que a minha”, contou.

Sobre o que a motivou a criar seu trabalho com a fundação ela declarou:

“Não acho que haja nada que um ser humano possa conquistar que não tenha sido planejado primeiro em sua cabeça, no mundo dos sonhos. Primeiro começamos sonhando, e logo temos que começar a trabalhar para realizar nossos ideais. Eu não acredito que todos possam ser cantores ou jogadores de futebol. Não há espaço para todo mundo, não é verdade? Mas a educação é a coisa que nos iguala a todos, nos trata como iguais, e nos dá as mesmas oportunidades na vida. E a partir daí, cada um que siga a sua vida”.