Shakira: Música na Espanha fatura 83mi de euros no primeiro semestre

Shakira registra altas vendas na Espanha, país que só nos seis primeiros meses do ano já movimentou mais de 83 milhões de euros no setor de música gravada 

 

Relatório divulgado hoje (19) pela Promusicae, a Associação dos Produtores de Música da Espanha,  aponta que a indústria fonográfica no país  movimentou mais de 83 milhões de euros no primeiro semestre de 2017 e os streamings aparecem como o maior responsável pelos números tão expressivos. A cifra representa um aumento de 13,78% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas em formato físico correspondem a 33,5% do total acumulado no período, com arrecadação de 27,07 milhões de euros, um aumento modesto de menos de 1% em comparação a 2016. O mercado digital, como era de se esperar, rendeu ao segmento a voluptuosa quantia de  € 56,34 milhões, cerca de 21% a mais que no primeiro semestre do ano anterior.  Mas o que chama mais a atenção nesses números é que o streaming foi de longe a maior fonte de arrecadação digital no pais ibérico, rendendo mais de € 50 milhões. Em contrapartida, os downloads pagos em serviços como iTunes, Amazon e Google Play, tiveram queda de mais de 17%, rendendo cerca de 4,5 milhões de euros.

Streaming, o futuro é agora
Os números divulgados hoje pela Promusicae revelam uma realidade que há muito já vem sendo debatida por especialistas do setor e que, por diversas vezes, o Shakira Brasil abordou aqui na nossa página. O serviço de música por demanda é o futuro da sobrevivência do setor fonográfico no mundo, só que esse futuro já chegou. Só no primeiro semestre desse ano na Espanha, o streaming movimentou 67,5% de todo o faturamento do setor, mais que a venda de catálogos físicos e digitais juntos.

Dentro do segmento de streaming, quase 50% dos rendimentos vieram dos áudios sob demanda financiados por subscrições pagas. As assinaturas de serviços como Spotify, Apple Music e Deezer, somaram cerca de 25 milhões de euros. Já os áudios financiados por publicidade, ou seja, os players gratuitos, renderam aproximadamente 16 milhões. E as receitas com publicidade dos vídeos musicais atingiram a casa dos 9,2 milhões. Todos esses segmentos apresentaram aumento em relação ao primeiro semestre do ano anterior, com destaque para os vídeos que tiveram crescimento de receita de 43,5%.

A Promusicae e a assessoria de Shakira não divulgam o balanço patrimonial da artista para sabermos o quanto ela movimentou na Espanha no período em questão. Mas alguns dados divulgados pela gravadora dão uma ideia da expressividade da artista no país. Todos os singles do seu mais recente trabalho discográfico, El Dorado, receberam certificados de vendas na Espanha. Perro Fiel recebeu disco de ouro (20 mil cópias) antes mesmo de estrear como single, Me Enamoré foi certificado 3 vezes platina por mais de 120 mil cópias, Deja Vu tem disco de platina por 40 mil cópias e Chantaje e La Bicicleta receberam suas respectivas certificações ainda em 2016. Não há dados consolidados sobre o desempenho dos streamings de Shakira na Espanha. Mas de maneira geral, El Dorado já ultrapassou com folga os 4 bilhões de streamings combinados em todo o mundo. No Youtube são dois videoclipes com mais de 1 bilhão de visualizações e no Spotify o álbum esta a poucos players de atingir o seu primeiro bilhão. Shakira se adequou à nova realidade do mercado de música gravada e os números divulgados da Espanha hoje são mais uma prova do sucesso de sua empreitada em dominar o mundo da musica, com todas as suas mudanças.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,700SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS