Tour: Adiamento fez músicas de Shakira saltarem nas plataformas de streaming

Muitos fãs foram pegos de surpresa quando, no último dia 14 de novembro, Shakira anunciou que precisaria adiar o início de sua turnê para 2018, devido a uma hemorragia em sua corda vocal direita. O anúncio deste adiamento não gerou apenas o cancelamento dos shows na Europa, que serão remarcados em breve, ou então a decepção de milhares de fãs que esperavam ansiosamente para ver a rainha da música latina novamente nos palcos. O impacto da notícia teve também seu lado positivo.

A notícia popularizou o nome de Shakira nas redes e, consequentemente, se viu um aumento na execução de suas músicas nas plataformas de streaming. No dia seguinte ao cancelamento, o canal oficial de vídeos da cantora no Youtube, o ShakiraVevo, teve um aumento de quase 200% no número de visualizações em relação ao dia anterior. Segundo o portal Social Blade, que analisa as métricas da plataforma de vídeos, a colombiana recebeu 33,731,410 visualizações no dia 15 de novembro, contra 12,435,949 do dia 14.

No Spotify, seu mais recente single, Perro Fiel, saltou da 50ª posição, no dia 13, para a 44ª no dia do anúncio do adiamento, na lista das mais executadas da plataforma no mundo, o Spotify Top200. No dia 14, foram 1,313,844 reproduções da faixa. No acumulado semanal, a canção registrou 9,130,643 execuções contra 8,377,408 na semana que terminou no dia 15 (O Spotify conta as execuções semanais de quinta até quarta-feira), um aumento de quase 10%. No período, Shakira alcançou uma média de 22.891.099 ouvintes mensais, subindo assim para a 34ª posição no ranking de artistas mais ouvidos na plataforma.

No Deezer que é segundo maior serviço de streaming de música no mundo, Shakira também teve um crescimento significativo. Até o fechamento desta matéria, seu mais recente single “Perro Fiel” figura na 20ª posição das músicas mais tocadas do mundo. Sua parceria com Nicky Jam também teve resultados crescentes em países estratégicos como na Espanha onde estreou em lugar, na Argentina onde alcançou o lugar ou no Chile onde alcançou o lugar.

Notícias ruins, principalmente relacionadas à tragédias pessoais, geralmente impactam positivamente nas vendas dos catálogos de artistas. Cantores como Michael Jackson, Leonardo Cohen e David Bowie experimentaram um boom nas vendas de seus discos após o anúncio de sua morte. Dramas familiares, doenças e afins acabam chamando a atenção da mídia, gerando uma cobertura massiva e a sensibilização do público, que acaba se convertendo em aumento de execução de suas músicas. Foi o que aconteceu com Shakira, em menor escala. A colombiana virou notícia no mundo todo, em função de sua hemorragia nas cordas vocais e uma onda de manifestações de apoio foi vista nas redes sociais. Sua música foi compartilhada mais vezes, o que explica os picos nas plataformas de streaming.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,700SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS