Spotify: Shakira é destaque na plataforma de streaming em 2017

Shakira é a artista feminina mais ouvida na América Latina e a 6ª no mundo na principal plataforma de transmissão de áudio sob demanda, o Spotify

Da Redação – Enquanto 2017 vai chegando a seus momentos finais, os principais serviços de transmissão de música sob demanda começam a divulgar seus balanços de final de ano. Na semana passada, o Youtube mostrou a relação dos vídeos mais assistidos do ano, com destaque para Chantaje, que alcançou a segunda posição, mesmo tendo sido lançado em 2016. Esta semana, foi a vez do Spotify revelar os artistas e canções com melhor desempenho em sua plataforma ao redor do mundo. E 2017 parece ter sido um ano muito proveitoso para a colombiana Shakira. No ano em que o Spotify foi a principal fonte de receita da indústria de música gravada, Shakira despontou na plataforma como a 6ª artista feminina mais escutada no mundo e sua parceria com Maluma, em Chantaje, como a 48ª canção mais tocada. Nos principais mercados da América Latina, a colombiana assume a primeira posição entre as cantoras com melhor desempenho, sendo a artista mais tocada em países como Colômbia, México, Chile e Argentina.

O Shakira Brasil teve acesso aos dados disponibilizados pela plataforma em diversos países e divulga algumas informações sobre o desempenho da cantora e de seus singles nos principais mercados de música gravada.

América Latina
No México, Shakira é líder entre as cantoras mais ouvidas e ocupa a 4ª posição geral. Chantaje foi a 10ª canção mais executada. Os singles Me Enamoré e La Bicicleta aparecem respectivamente nas posições #30 e #36 das mais tocadas em 2017. Na Colômbia, ela ocupa a posição #8 no ranking geral dos artistas mais tocados, com Chantaje sendo a 31ª canção mais ouvida no ano. Na Argentina, Chantaje aparece na 8ª posição. Entre as 50 mais tocadas ainda figuram Me Enamoré (42) e La Bicicleta (50). Shakira foi a 8ª artista em geral na preferência dos argentinos. Já no Chile, ela foi a 9ª artista mais popular e Chantaje aparece na posição #16 das mais tocadas no país. No Brasil, apesar da popularidade da cantora, ela não aparece na lista dos 50 artistas com melhor desempenho nem entre as 50 canções mais executadas.

EUA e Europa
Na Espanha, 2017 também foi um ano promissor para a intérprete de Perro Fiel. Ela foi a artista feminina mais ouvida na plataforma no país, ocupando a 5ª posição geral do ranking. Seus singles figuraram em boas posições na lista das canções com mais players: Chantaje (9), Me Enamoré (17) e La Bicicleta (43). Apesar de lançar um trabalho majoritariamente em espanhol, Shakira também obteve sucesso no Spotify em mercados de língua não hispânica. Nos EUA, por exemplo, ela foi a 23ª cantora mais ouvida, a frente de nomes como Fifth Harmony e Kesha. Na França, ela aparece na 4ª posição entre as intérpretes femininas com mais players, atrás apenas de Sia, Rihanna e Selena Gomez.

 O Spotify é a principal plataforma de transmissão de áudio sob demanda em operação no mundo. Esse ano, o serviço alcançou a marca de 140 milhões de usuários ativos no globo, sendo 50 milhões de assinantes pagos. Com operação em 60 países, o serviço conta com um acervo de mais de 30 milhões de músicas e iniciou suas operações no Brasil em 2014. Até o fechamento desta matéria, El Dorado, o mais recente álbum de Shakira, conta com 1,123,099,072 players na plataforma. Esse número rende à Sony Music Entertainment, à Sony Music Entertainment US Latin LLC e à Ace Entertainment S.a.r.l., as detentoras dos direitos autorais do álbum, no mínimo a cifra de R$ 22, 4 milhões. Pelas regras dos organismos internacionais de certificação de música gravada, só com o Spotify o álbum teria aproximadamente 600 mil cópias vendidas equivalentes no mundo.

 

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,200SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS