Seis canções desconhecidas de Shakira aparecem no registro público da SAYCO

Shakira é uma das poucas artistas que compõe a maioria de suas canções. Desde o sucesso meteórico de seu álbum internacional de estreia, Pies Descalzos, até seu mais recente trabalho discográfico, a colombiana imprimiu sua marca autoral em quase todas as músicas de seu catálogo. Todo autor de obras musicais deve efetuar o registro de suas composições em associações de músicos, compositores e intérpretes para garantir a proteção e os direitos legais de sua propriedade intelectual. Shakira está afiliada à diversas associações no mundo, como a BMI e a ASCAP, por exemplo. Em seu país natal, a colombiana mantém o registro de suas canções na SAYCO (Sociedad de Autores y Compositores de Colombia).

Quando compõe uma nova música, o artista efetua os registros das faixas nas respectivas associações através de uma agência de publisher. Nem todas as faixas registradas são gravadas e divulgadas para o público, pois acabam sendo descartadas dos projetos finais. Ainda assim, algumas dessas canções aparecem nos documentos públicos das associações de músicos. Shakira possui uma série de canções registradas, mas não publicadas antes de seu mais recente álbum, El Dorado.

Em 2016 apareceram pela primeira vez nos registros públicos da SAYCO seis canções inéditas creditadas à Shakira e desconhecidas do grande público. Os títulos das canções surgiram nos documentos do órgão no primeiro e no último trimestre de 2016. Pela data da primeira aparição dos títulos, as canções provavelmente se tratam de faixas compostas para o projeto El Dorado, mas que acabaram não entrando na compilação final do disco. Nós não conseguimos entrar em contato com a equipe da cantora para confirmar a informação.

Confira os títulos das faixas e os respectivos prints dos registros, divulgados em primeira mão pelo SBR:

  • Bailando (Shakira y Carlos Vives)

Não há informação se essa faixa é uma versão alternativa do hit La Bicicleta ou uma outra composição, que acabou não sendo publicada pelos dois artistas colombianos.

  • Ni Una Lágrima Más

  • Te Busco

  • Cartas Sin Marcar

  • Te Dejo En Libertad

  • Vuelvo A Ti

Será que um dia ainda vamos ouvir essas faixas?

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
191,000SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

INSTAGRAM FEED

ÚLTIMAS NOTÍCIAS