Shakira é a artista feminina com melhor desempenho na Espanha em 2017

Em um cenário dominado por homens, Shakira se destaca com El Dorado e suas canções no concorrido mercado musical da Espanha

Uma casa para chamar de sua. Foi em 2015 que a colombiana Shakira adotou formalmente a Espanha como seu lar. Desde então, ela tem sido uma das artistas internacionais com maior repercussão no país. Sua música é sucesso entre os espanhóis. Prova disso está no relatório com o melhor da música no país ibérico em 2017, divulgado hoje (23) pelo El Portal de Musica Espanha (EPDM). Shakira aparece como a melhor artista feminina entre os álbuns com melhor streaming e entre as canções mais vendidas do ano.

El Dorado fechou 2017 como o 21º álbum mais vendido no país. A lista é encabeçada pelo “Prometo”, de Pablo Alborán. Já entre os discos mais executados, ou seja, os que tiveram maior número de streaming, o álbum de Shakira salta para a 9ª posição. A colombiana é a única artista feminina a figurar no Top 10. Na lista com as 100 canções do ano, a artista aparece com todos os singles de El Dorado. Chantaje, em parceria com Maluma, foi a 11ª canção mais vendida em 2017, obtendo 4 discos de platina por suas 160 mil cópias no ano, que somadas às vendas de 2016 atingem um total de 200 mil cópias equivalentes. Me Enamoré, seu único single solo, aparece na posição #14, com 3 platinas, o que corresponde a pelo menos 120 mil cópias equivalentes vendidas. A cantora ainda aparece com o hits La Bicicleta (40), Perro Fiel (45) e Deja Vu (50). Já entre as 50 canções mais executadas nas rádios da Espanha, a artista é destaque com Me Enamoré, que foi a 24ª música mais tocada no país.

O que chama a atenção, é que em todos os cenários as listas são encabeçadas por artistas masculinos. Ed Sheeran teve o álbum com maior número de streamings e a canção mais executada nas rádios. O mega hit Despacito, de Luis Fonsi e Daddy Yankee foi a canção mais vendida do ano. Shakira foi uma das poucas artistas femininas a se destacar nas primeiras posições, sobretudo, com o seu forte desempenho nas plataformas de streaming.

Um Bom Ano Pra Música na Espanha
A música na Espanha tem motivos para comemorar. A indústria fonográfica do país fechou 2017 com saldo positivo pelo quarto ano consecutivo, alavancado pelos diversos lançamentos, sobretudo, do último semestre. A informação foi divulgada em relatório preliminar, publicado ontem (22) pela Promusicae. O streaming foi a principal fonte de receita, com um total de 1,5 milhão de assinaturas mensais pagas no país. Apesar de um começo modesto, 2017 foi um ano excelente para o setor como um todo. Shakira se destaca com pelo menos 500 mil cópias vendidas de singles e discos no país no período.

 

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,200SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS