El Dorado e Chantaje são destaque na indústria norte-americana em 2017

Relatório da Nielsen Music divulgado esta semana coloca El Dorado como o segundo álbum latino com melhor desempenho nos EUA. Entre as canções, Chantaje ocupa a quarta colocação

 Sem sombra de dúvidas, 2017 foi um ano de muitas conquistas para a música latina no maior mercado fonográfico do mundo. E Shakira teve um importante papel para o avanço da música feita em espanhol nos EUA no último ano. É isso que aponta o relatório “2017 Year-End Music Report US”, divulgado na última quarta-feira (03) pela Nielsen Music. Segundo a empresa de monitoramento de dados, El Dorado teve um total de 246 mil cópias equivalentes  vendidas em solo norte-americano no ano passado. Esse número coloca o álbum de Shakira na segunda posição entre os álbuns de artistas latinos com melhor desempenho, atrás apenas do álbum de estreia, Odisea, do porto-riquenho Ozuna.

Já na lista de canções, Chantaje (parceria com Maluma) aparece na 4ª posição, mesmo tendo sido lançada em 2016. O single registrou um total de 721 mil cópias equivalentes (a soma de vendas digitais e streaming), atrás de Despacito, Mi Gente e Felices Los 4 (todas de 2017).

Quando consideramos o total de álbuns vendidos no ano, Shakira cai uma posição e assume o terceiro lugar, atrás de Daddy Yanke e Luis Fonsi. A cantora colombiana registrou um total de 394 mil cópias equivalentes de todo o seu catálogo na Terra de Donald Trump.

Os números parecem baixos à primeira vista, mas são reflexo de uma indústria em transformação, que agora tem a transmissão de música sob demanda como a maior fonte de receitas. No gênero POP, por exemplo, apenas dois álbuns tiveram vendas equivalentes acima de 1 milhão. O mesmo ocorre quando consideramos a música country e apenas um álbum de rock vendeu mais de um milhão de cópias.

O relatório não detalhou as vendas puras e o total de streaming dos trabalhos de Shakira. Vale lembrar que para sua casa discográfica , El Dorado já atingiu as 300 mil cópias equivalentes, estando elegível a 5 platinas latinas pela RIAA. Chantaje, até maio de 2017, já havia vendido 960 mil cópias equivalentes, obtendo a certificação de 16x platina. A Nielsen computa dados de milhares de pontos de venda nos EUA e rastreia os fluxos de áudio e vídeo sob demanda das principais plataformas, bem como a venda de títulos digitais semanalmente.

Mercado Latino
O gênero latino foi responsável por 5,9% de todo o consumo de música nos EUA em 2017, ficando a frente inclusive do eletrônico (EDM). Sem grandes surpresas, o streaming foi o principal motor de crescimento do gênero, com 8% de todo o fluxo sob demanda dos EUA, ficando acima até do country. Quando isolamos os fluxos de vídeo, a latin music sobe para a segunda posição, com 15,9% do total de visualizações, atrás apenas do R&B/Hip Hop. Os números foram impulsionados por clipes bilionários como Despacito, Chantaje, Mi Gente e Felices Los 4.

 

Mesmo em um mercado dominado por homens, Shakira, que nasceu como artista na era física, consegue manter sua relevância em uma indústria marcada por transformações constantes. A estrela, que não estacionou no tempo, é uma das poucas que ainda tem o poder de levar a música latina aos postos mais altos em qualquer território que esteja, inclusive no cobiçado mercado norte-americano.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
191,000SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

INSTAGRAM FEED

ÚLTIMAS NOTÍCIAS