As crônicas de Barranquilla 2018: Shakira a poucos passos dos Jogos

As águas calmas e navegáveis do Rio Magdalena já inspiraram filmes, livros e músicas que ganharam o mundo. Cenário inspirador, suas margens presenciaram nos últimos dias o que pode ter sido a última cartada para resolver um imbróglio que já dura quase um ano. Ali, o prefeito de Barranquilla, Alejandro Char Chaljub, faz uma espécie de lobby com dois cidadãos ilustres.

William Mebarak e Nidia Ripoll caminham a passos lentos, enquanto escutam os gracejos elogiosos do prefeito e suas aspirações para o futuro da cidade. O rio tudo ouve. O mesmo rio que foi pano de fundo para um dos romances mais emblemáticos de Gabriel García Marquez, agora escuta as confabulações em torno da colombiana mais ilustre de que se tem notícia. Com o Magdalena como testemunha, o alcade, como é chamado o prefeito nas cidades da Colômbia, tenta ganhar capital com William e Nidia para que Shakira aceite o pedido de se apresentar na cerimônia de abertura dos Jogos Centro Americanos e do Caribe. Em outra frente, o diretor dos Jogos, Daniel Noguera, conversa com os representantes da cantora em Nova York para tratar das questões burocráticas que envolvem a operação.

A cerimônia está marcada para acontecer no dia 19 de julho. Neste dia, Shakira estará no meio da pausa de sua El Dorado World Tour, entre as etapas europeia e norte-americana, o que representa o primeiro sinal verde para tornar possível a presença da cantora. Mas tê-la no evento não é uma tarefa fácil. Viabilizar a apresentação de uma das maiores estrelas da música do planeta exige uma mega operação logística. Não é apenas uma questão de boa vontade e ajustes de agenda. Talvez por isso, o prefeito tenha feito um apelo emocional ao pais da artista e à memória poética do Magdalena. Sensibilizar Shakira parece ter sido a saída dos organizadores para que um esforço maior seja empregado por ambos os lados da equação. Os Jogos Centro-Americanos e do Caribe são um importante evento esportivo regional. Eles serão realizados de 19 de julho à 03 de agosto de 2018.Com 47 modalidades, leles vão colocar a cidade nos holofotes do panorama desportivo mundial. E ter Shakira na inauguração do evento seria um cartão postal inequívoco do sucesso proeminente do país.

Se essa história terá um desfecho feliz só o tempo dirá. Os próximos capítulos dessa crônica devem se desenrolar em alguns dias e, se depender dos pais da cantora, Shakira dirá o tão aguardado “SIM” e verá, enfim, o anseio de seu pai transformado em realidade: o reencontro de Barranquilla com o Rio Magdalena.

“Ay mi piel, que lo haría yo por tí, por tenerte un segundo, alejados del mundo y cerquita de mí
Ay mi piel, como el río Magdalena que se funde en la arena del mar, quiero fundirme yo en ti” (Shakira, 2008).

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

1,500FãsCurtir
1,000SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
228,500SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS