As Curtinhas da Semana: A perseguição jurídica contra Shakira e mais

Nossa coluna semanal está de volta e na edição deste sábado (29) traz como destaque os episódios de perseguição jurídica que levaram Shakira aos tribunais nos últimos anos e as polêmicas envolvendo a artista, que não é dada a escândalos midiáticos.

Na mira do leão (Ainda)

O imbróglio de Shakira com as autoridades da Fazenda espanhola ainda parece estar longe do fim. A juíza que analisa a acusação de sonegação e fraude fiscal contra a colombiana, intimou o conselheiro jurídico global da artista a prestar depoimento ante o juizado de Barcelona. Ezequiel Camerini, que possui um grande escritório de advocacia em Nova York, vai depor em setembro. Ele também é acusado no processo que envolve a artista. Sobre ele pesam as acusações de supostamente ter criado um emaranhado de empresas em países de baixa tributação para ocultar o patrimônio da artista das autoridades espanholas. Shakira já apresentou sua defesa no início de junho. Não há previsão de quando o caso terá um veredicto.

Advogado do Diabo?

Atualmente o advogado que cuida da defesa da colombiana no caso de sonegação é José Ángel Gonzáles Franco.  Não por coincidência, ele foi o advogado de Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona Futebol Club, no processo conhecido como “Caso Neymar”. O caso investigava as supostas irregularidades fiscais na contratação do jogador brasileiro pelo clube catalão e o papel do presidente no suposto delito. O advogado conseguiu inocentar Bartomeu e ainda cuida de um outro processo, também envolvendo Neymar, que segundo a imprensa espanhola, terá um desfecho vitorioso para o presidente do Barça. É com esse retrospecto que Shakira conta ao escolher José Ángel Gonzáles Franco como seu advogado.

José Ángel (advogado de Shakira) à esquerda, ao lado do atual presidente do Barcelona FC, Josep Bartomeu

Invicta nos Tribunais

Por falar em sucessão de vitórias, Shakira segue invicta nos tribunais mundo a fora. Ela saiu vitoriosa em todos os processos públicos que esteve envolvida nos últimos anos. Em 2012, um casal de ex-funcionários a processou pedindo uma indenização milionária após a demissão deles, marcada por uma polêmica. Após meses, o juiz deu ganho de causa à colombiana. Em 2013, foi a vez de Antonio de La Rua perder para cantora nos tribunais espanhóis. Em 2014, nos EUA, mais uma vitória. Após uma reviravolta, o tribunal de apelação de Nova York arquivou o processo de plágio da canção Loca, interposto contra El Cata. Apesar da colombiana não ser acusada neste processo, a vitória foi um alívio para a imagem da artista. A vitória mais recente veio em maio deste ano, quando um tribunal de Madrid reconheceu que a canção La Bicicleta não era plágio, após denúncia de um compositor cubano. Será que a colombiana vai se manter invicta nesta onda de perseguição jurídica que se arrasta desde 2012?

Olho Grande Espanhol

Os olhos do fisco espanhol cresceram para a fortuna de Shakira após a explosão do escândalo dos Paradise Papers. Em novembro de 2017, veículos de vários países revelaram documentos secretos de grandes movimentações financeiras em paraísos fiscais por diversas celebridades, agentes públicos e outras figuras de interesse, entre elas Shakira. A colombiana foi notícia ao ter expostas suas transações financeiras em Malta e Luxemburgo. Segundo os documentos, a artista enviou os valores de seus “ativos musicais, direitos de autor e marca” da Ace S.A.R.L. (com sede em Luxemburgo), na ordem de 31,6 milhões de euros, para sua empresa Turnesol Limited, sediada em Malta.

O governo espanhol, que já recebia todos os impostos devidos de Shakira desde 2015, quis ganhar uma boquinha a mais da colombiana pelos anos anteriores e, no final de 2017, passou a cobrar uma suposta dívida retroativa de quase 35 milhões de euros. A contragosto, a colombiana pagou integralmente o valor. Mesmo já tendo pago, o processo continua. O olho grande da Espanha não para: procuradores do caso querem ainda 27 milhões de euros da artista a título de multa.

Olho Grande Argentino

O governo da Espanha não é o único que cresceu os olhos para a fortuna pessoal de Shakira. O ex companheiro e agente pessoal da cantora, Antonio De La Rua, abriu um processo em 2013 contra ela. De La Rua pedia 100 milhões de dólares a título de compensação por ter ajudado a solidificar a carreira da colombiana. Neste caso, a cantora não desembolsou nenhum centavo e o argentino ainda teve que arcar com as custas do processo e os encargos do advogado da artista.

Entre Leões e Golfinhos

Não é só o Leão, símbolo do imposto de renda, que tem causado dor de cabeça à Shakira. Os golfinhos agora são a crista da onda de uma nova polêmica. A cantora compartilhou hoje (29) em suas redes sociais, uma foto fofa ao lado de um golfinho em um aquário. Ativistas dos direitos dos animais usaram as redes para fazer críticas à cantora por tirar foto com um bichinho em cativeiro.

Uma década de Loba

Nem só de tribunal e polêmica animal vive esta coluna. Hoje (29), o single She Wolf/ Loba (auuuuuuuuuu!) completa sua primeira década de vida. Lançada em 29 de junho de 2009, a música trata de temas considerados ‘tabu’, como liberação sexual, feminismo e direitos LGBTQI. No clipe, lançado meses depois, a cantora protagoniza cenas dentro de uma jaula e virou um dos vídeos mais icônicos de sua carreira. Atualmente, suas imagens cenas viraram prato cheio para memes que inundam diariamente as redes sociais.

Baila en la calle de dia

Renata Fan é fã de carteirinha da Shakira e frequentemente ela protagoniza cenas com alguma música da colombiana em seu programa esportivo na TV Band. No último dia 20, o jogador Denilson, que a acompanha no Jogo Aberto rendeu um momento hilário ao ensinar a apresentadora como dançar a canção “Clandestino”. Leva jeito o rapaz.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,600SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS