Shakira compôs 94% das obras fonográficas presentes em seus álbuns de estúdio

Levantamento em registro de autores das faixas do catálogo da colombiana feito pelo SBR aponta que Shakira participou da composição de quase a totalidade do seu acervo. Exceção fica apenas por conta de sete canções

Com nove álbuns de inéditas na carreira, Shakira é uma cantora conhecida por priorizar suas próprias composições em seus trabalhos. A artista colombiana não só escreve a letra de suas músicas, como também compõe melodias e produz arranjos. Por isso ela já ganhou diversos prêmios de associações de músicos e recebeu em 2016 uma indicação ao Hall da Fama dos Compositores Latinos (Latin Songwriters Hall of Fame). O SBR analisou as 115 canções que integram os nove discos da cantora e revela alguns números e curiosidades sobre suas composições.

De todo o acervo presente nos álbuns (não consideramos Magia e Peligro), Shakira só não participou da composição de sete faixas. Duas delas são regravações de outros artistas: Islands, presente no “Sale el Sol” (2010), e Boig Per Tu, presente no Shakira. (2014). A terceira é Deja Vu, parceria com Prince Royce, do disco “El Dorado”. Apesar da colombiana não ser creditada nem na letra e nem na melodia da canção, ela é uma das co-produtoras da faixa.  As quatro restantes são Empire, You Don’t Care About Me, Cut Me Deep e Chasing Shadows. As duas ultimas são as únicas canções em que a cantora trabalhou apenas como interprete, não trabalhando nem na produção das mesmas.

Ao todo, a colombiana trabalhou com 95 compositores diferentes em seus discos, numero que foi crescendo a partir do Oral Fixation 2 (2005). Pies Descalzos (1995) e Fijacion Oral 1 (2005) são os discos que tiveram o menor numero de autores creditados, com um e quatro respectivamente, alem da própria Shakira. O colombiano Luis Fernando Ochoa é o único que trabalhou com a artista em quase todos os seus álbuns, não estando presente apenas em She Wolf (2009). Ele compôs, ao lado de Shakira, 30 canções, dentre elas todo o álbum Pies Descalzos e sucessos como Si Te Vas, Poem to a Horse e La Tortura.

Shakira e Luis Fernando Ochoa trabalhando juntos em Barcelona.

Outro compositor de longa data que trabalhou ativamente com a estrela latina é Lester Mendez. Ele assina sucessos como Octavo Dia, Underneath Your Clothes, No e Illegal. Ele é o segundo maior colaborador de Shakira, com 10 faixas creditadas.

Até Laundry Service (2001), a colombiana havia trabalhado com apenas 10 compositores diferentes. Esse numero foi crescendo em trabalhos com faixas com um numero maior de autores, principalmente nos discos mais recentes da artista. Seu álbum homônimo de 2014, por exemplo, contou com um time de 36 compositores, incluindo a própria Shakira. El Dorado teve o trabalho de 22 compositores e Sale el Sol 20. (Confira no final da matéria a tabela com o numero total de compositores por álbum).

A cantora compôs sozinha, letra e melodia, sete faixas do seu catálogo. São elas: Moscas en la Casa e Que Vuelvas, do “Donde Estan Los Ladrones?” (1998), Objection e sua versao em espanhol, Te Aviso Te Anuncio, do “Laundry Service”, Escondite Ingles e Dia de Enero, do “Fijacion Oral 1” e Timor do “Oral Fixation 2”.

Confira o total de compositores por Álbum de Shakira (inclui a artista):

  • Pies Descalzos (1995): 2 compositores
  • Donde Estan Los Ladrones ? (1998): 7 compositores
  • Laundry Service (2001): 10 compositores
  • Fijacion Oral 1 (2005): 5 compositores
  • Oral Fixation 2 (2005): 17 compositores
  • She Wolf (2009): 13 compositores
  • Sale el Sol (2010): 20 compositores
  • Shakira. (2014): 36 compositores
  • El Dorado (2017): 22 compositores

Os créditos das composições podem ser conferidos integralmente nos respectivos encartes que acompanham cada álbum ou faixa a faixa no site da BMI.

 

 

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,600SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS