Diretor Musical do Super Bowl fala sobre experiência de trabalhar com Shakira

Adam Blackstone concedeu entrevista para site americano e rasgou elogios à estrela de Barranquilla

O show de intervalo do Super Bowl, protagonizado por Shakira e Jennifer Lopez, foi no início do ano, mas continua até hoje como um dos eventos musicais de maior impacto no ano. O diretor musical do evento conversou com a reportagem do site Awards Daily e falou sobre a experiência de trabalhar com as artistas na edição histórica que levou ao centro do evento duas mulheres latinas como protagonistas. Na entrevista, publicada hoje (19), ele não poupou elogios à atuação de Shakira e revelou alguns detalhes sobre a escolha do repertório e arranjos.

Confira a entrevista, traduzida pela redação do Shakira Brasil (SBR):

Awards Daily: Este foi o primeiro show do intervalo que teve duas mulheres latino-americanas / hispânicas no centro. Qual era o seu objetivo com o arranjo geral do show?

Adam Blackstone: Estou muito animado que as pessoas estão respondendo a isso da maneira como têm feito. Todos elas têm suas próprias equipes individuais. Fui a escolha para ser o diretor musical para preencher a lacuna através da Roc Nation. O que fez esse show do intervalo se destacar de muitas outras experiências musicais foi que esta foi a primeira vez que tivemos dois headliners. Em anos anteriores, o Super Bowl anunciava um headliner como Prince e então você recebia aquela participação especial de Beyonce.

Uma das maiores pressões era que elas foram anunciados como co-headliners no início, então você não estava tendo a surpresa como em outros programas. Isso representou um desafio para mim, porque é minha responsabilidade criar uma experiência coesa. Quando você pensa em duas artistas em um intervalo de 14 minutos, isso foi um desafio para seus catálogos. Meu objetivo desde o início era representar cada mulher ao máximo. Era também para deixar a base de fãs de cada uma sentir que não foi menosprezada.

Nós tivemos que pensar sobre a base de fãs global de Shakira. Quando fui visitá-la em Barcelona, havia uma estátua dela no aeroporto. Nenhuma das mulheres americanas tem isso em seus aeroportos. Essa mulher é um fenômeno global. O espectador médio do Super Bowl na América pode até não conhecê-la, então eu tive que criar essa experiência. Então, para Jennifer, ela é um ícone em tantas coisas diferentes, mas meu objetivo era mostrar que ela é uma atriz, uma dançarina, sua cultura latina. Eu queria mostrar que ela era uma lenda à sua maneira. Meus objetivos eram representar cada mulher em um tempo limitado.

AD: Shakira e Jennifer Lopez são artistas incrivelmente divertidas com ótimos catálogos. Como você combinou seus estilos para criar um show perfeito?

AB: Encontrei-me com Shakira primeiro em Barcelona, ela foi muito clara sobre o que queria de seu catálogo. Também trouxe algumas novas influências para fazer o arranjo e apresentação do show. Eu disse que incluiríamos “Bad Bunny” e “I Like it” e ela concordou. Achei que isso iria adicionar a experiência do show e permitir que o material se misturasse perfeitamente no arranjo que eu estava criando para o show. Usar o aspecto de banda ao vivo do show tornou a música mais coesa.

Jennifer estava saindo de Vegas e ela tinha alguns itens básicos no show. Eu queria fazer isso parecer um longo show. O elemento da banda ao vivo, junto com o meu arranjo, junto com o palco e a iluminação, tudo construído para isso. Como direção musical, era meu trabalho sentir “Hips Dont’ Lie “e” On the Floor “como se fossem parte do mesmo show.

AD: Este show mesclou entretenimento e cultura da maneira mais bela e autêntica. Como você trabalhou com essas mulheres para misturar sua cultura ao produto final?

AB: Essas garotas são genuinamente latinas, e tudo o que elas fazem é genuinamente incrível. Shakira sempre representará tudo sobre ela e a Colômbia, e Jennifer Lopez faz a mesma coisa com seu trabalho. Eu queria tocar os dois sons neste espaço musical único. “Ain’t That Funny” é hip-hop, e eu consegui trazer outros artistas para tocar seu som de superstar e suas canções de sucesso. Pude trabalhar com essas duas mulheres incrivelmente talentosas e mostrar seus sons de maneiras muito interessantes para um show incrível.

AD: O momento com a filha de Jennifer Lopez foi lindo. Como surgiu aquele momento, que mesclava “Let’s Get Loud” e “Born in the USA”?

AB: Devo dizer que Jennifer teve a ideia de utilizar sua filha. A sobreposição retumbante foi sua cultura latina e a sobreposição do impacto para as crianças latinas na cultura. A raça que somos não dita ou muda nada sobre onde nascemos. Somos muitas raças e sexos diferentes, mas no final somos americanos. A América é vista como um lugar para progredir, e acho que essa mensagem é algo que ela queria incutir na performance.

Usamos sua música “Let’s Get Loud” e é uma mensagem poderosa em 2020. Usei o arranjo musical e trabalhei com o diretor e a equipe de iluminação para ajudar a criar um momento impactante no palco.

Um dos meus outros momentos favoritos foi trabalhar no arranjo musical para fazer a transição deste momento poderoso para a música de Shakira da Copa “Waka Waka”. Encontramos uma maneira de combinar essas duas músicas para encerrar o show e destacar a conexão que existe com a experiência musical que criamos ao longo do show de 14 minutos. Foi uma maneira incrível de encerrar a apresentação.

AD: Você tem sido o supervisor musical em vários eventos, desde a celebração da vida de John Lewis até o BET Awards. Você também trabalhou no Super Bowl com Justin Timberlake. Quais são seus objetivos ao encarar eventos ao vivo?

AB: Meu objetivo é sempre trazer a visão do artista para o primeiro plano. Gosto de trabalhar com o produtor do show. Também gosto de construir um relacionamento forte com os artistas. Isso ajuda os artistas a saber que podem confiar em mim para fazer o trabalho. Não existe uma pequena ideia, e se um artista apresenta algo, quero descobrir uma maneira de tornar isso possível. Artistas viram meu trabalho e, através da construção de relacionamentos com pessoas diferentes, fui capaz de criar experiências em que pessoas diferentes confiaram em mim. Estou acompanhando e marcando suas vidas, e quero respeitar o que eles criaram. Isso me permitiu trabalhar com tantos artistas.

AD: Este show foi elogiado como um dos melhores shows do intervalo da história do Super Bowl. O que você sente ao ouvir essa reação?

AB: É uma sensação incrível. Eu estava fazendo meu trabalho e garantindo que as coisas funcionassem. Depois do show e quando pude voar para casa. Pude sentar, assistir ao noticiário e ter orgulho do trabalho que fiz. Fazer parte da história e proporcionar entretenimento que possa transmitir aos meus filhos é importante para mim. Poder compartilhar com minha filha que fiz parte do programa do primeiro intervalo que exibiu duas mulheres latinas é um grande momento de orgulho. Definimos o padrão para um grande entretenimento geral. Acho que todos nós sabemos que J Lo e Shakira são superestrelas. Elas provaram isso com este show. Sabemos que este é o maior show do ano. É bom ter uma boa música pop.

Para ler a entrevista original em inglês, clique aqui.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,200SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS