Shakira vende todo o seu catálogo musical para grande empresa britânica

Hipgnosis Songs Fund Limited adquiriu os direitos de publicação de todas as 145 composições do repertório da colombiana

Da Redação – Segundo reporte da imprensa internacional, a cantora colombiana Shakira vendeu os direitos de publicação de suas obras musicais para o fundo britânico Hipgnosis Songs, criado por Merck Mercuriadis. O acordo compreende as 145 músicas do catálogo da cantora, incluindo os massivoss hits globais “Whenever, Wherever”, “Hips Don’t Lie” e “Waka Waka (This Time for Africa), que juntos já venderam dezenas de milhões de cópias e acumulam bilhões de fluxos sob demanda nas plataformas de streaming. A estrela latina segue os passos de outras lendas da música, que nas últimas semanas assinaram acordos semelhantes com empresas de publishing, como Bob Dylan e Neil Young.

Por Dentro do Acordo
Em termos gerais, Shakira assinou um acordo de longa duração em que cede os direitos de uso da suas composições para o fundo britânico. Em troca, ela recebe uma generosa quantia de dinheiro na celebração do contrato e o fundo fica com os royalties (lucros) pela reprodução das obras em plataformas de streaming,e também pelo licenciamento e sincronização das obras em filmes, séries, novelas, publicidade, covers, programas de televisão e transmissões públicas por todo o período de duração do contrato. O comunicado da Hipgnosis enviado à imprensa não informou o valor pago à artista, nem o tempo de duração do contrato. Mas especula-se que o mesmo esteja avaliado na casa dos milhões de dólares, dado ao alcance global de Shakira e o valor comercial de suas obras. Todo o catálogo da colombiana segue sendo administrado pela Sony/ATV, editora que cuida dos direitos de autor da mesma. Anteriormente, os direitos de publicação de Shakira estavam sob posse da Live Nation, que assinou em 2008 um contrato por todos os direitos globais da artista (incluindo os de publicação) por 10 anos.

Vale ressaltar que o acordo não inclui os fonogramas, ou seja, as gravações dessas composições, cujos direitos continuam sendo da casa discográfica, a Sony Music Latin Iberia. A Hipgnosis tem o poder de licenciar e obter lucros com o uso apenas das composições (letra e melodia) da colombiana e , ainda assim, o contrato inclui apenas a parte dela nas obras. Por exemplo: no registro da associação de compositores (BMI), “Estoy Aquí”, clássico de 1995 está creditada à própria Shakira e ao produtor Luis Fernando Ochoa. Eles são os autores da obra. A partir de agora, a colombiana cedeu os direitos dela de publicação da obra. Os direitos do Luis Fernando Ochoa continuam pertencendo a ele ou a seu representante legal. E a gravação original desta obra, a música “Estoy Aqui” na voz de Shakira, e originalmente incluída no álbum Pies Descalzos, continua sendo de direito da Sony Music. Então, se um artista X for autorizado a gravar um cover desta canção, a parte do lucro desta nova gravação referente aos direitos de autoria que iriam para Shakira vão diretamente para a Hipgnosis. Toda execução pública de qualquer obra fonográfica gera direitos de autor. São esses direitos que a colombiana cedeu ao fundo musical britânico.

Segundo levantamento feito com exclusividade pelo Shakira Brasil, a colombiana compôs 94% de todas as obras do seu catálogo. O novo acordo não prevê as obras futuras de autoria da artista.

Em comunicado, Shakira falou sobre o seu trabalho como compositora: “Ser compositora é uma realização que considero igual e talvez até maior do que ser cantora e artista. Aos 8 anos de idade, muito antes de cantar, escrevi para dar sentido ao mundo. Cada música é reflexo da pessoa que eu era no momento em que escrevi, mas uma vez que a canção vai para o mundo, ela não pertence só a mim, mas também a quem a aprecia. [Eu] me sinto honrada em escrever músicas que têm me dado o privilégio de me comunicar com todos, de ser parte de algo maior que eu.”

O CEO da Hignosis, Merck Mercuriadis, ressaltou a importãncia de ter o catálogo da colombiana em seu portfólio: “Essa incrível mulher da Colômbia se tornou umas das pessoas mais famosas e influentes do mundo. É uma das compositoras mais sérias e bem-sucedidas dos últimos 25 anos, tendo escrito ou coescrito praticamente todas as canções que gravou. Para nós, é maravilhoso dar boas-vindas para Shakira, a rainha da música latina e muito mais.”

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,600SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS