Laundry Service

Após ter se consolidado como uma das maiores artistas latinas da década de 90, Shakira resolveu expandir seus horizontes e alcançar um novo público no inicio dos anos 2000. Após uma grande mudança de visual e aulas de inglês, Shak resolveu conquistar os Estados Unidos e o restante do mundo com o lançamento de seu primeiro álbum em inglês, Laundry Service, no final de 2001.

Após o estrondoso sucesso de Dónde Están los Ladrones?, o mercado mercado americano estava se abrindo para Shakira e sua equipe queria que ela explorasse as possibilidade que os Estados Unidos poderiam lhe oferecer. Para isso a cantora cubana Gloria Estefan – esposa de Emilio Estefan que era empresário de Shakira na época – traduziu a canção “Ojos Así” com o intuito de mostrar a Shakira que suas músicas também ficariam boas em inglês. Após ouvir a versão em inglês, Shakira, que estava receosa de se arriscar nesta nova etapa de sua carreira, resolveu topar o desafio. Mas, como sempre foi uma artista perfeccionista e que se envolve na criação de sua obra, ela resolveu fazer bem mais do que traduzir canções e decidiu ter aulas de inglês para aperfeiçoar o idioma que ela ainda não dominava e poder compor suas próprias canções.

Sua primeira canção em inglês foi “Objection (Tango)” que ironicamente ganhou uma versão em espanhol chamada “Te Aviso, Te Anuncio (Tango)“. Após o sucesso de sua primeira composição ela continuou trabalhando em novas músicas em sua fazenda “La Colorada” no Uruguai, e compôs mais 8 canções em inglês que entraram para o álbum. Durante entrevistas da época ela revelou que compor em inglês foi um enorme desafio e que durante o processo de composição das músicas contou com a ajuda de dicionários.

Na sonoridade do álbum o rock e o pop permaneceram predominantes, porém com elementos musicais tipicamente sul-americanos como o tango argentino, a batucada dos tambores brasileiros e flauta de pã e charango que são instrumentos tipicamente andinos presentes principalmente na cultura colombiana, equatoriana, chilena e peruana. A dance music e o romantismo das baladas também se mantiveram presentes neste álbum, fazendo com que ele fosse o mais eclético de toda sua carreira.

Devido a seu relacionamento com Antonio de la Rúa que começou em 2000, Shakira estava super inspirada o que rendeu ótimas letras para as canções como em “Whenever, Wherever”  e “Underneath Your Clothes” que são praticamente declarações de amor a seu namorado.

Laundry Service não foi apenas um álbum pensado no público norte americano, também foi lançada uma versão intitulada de Servicio de Lavanderia para os países de língua espanhola e contendo as mesmas canções, porém em ordem alternada. Em ambas versões estão presentes quatro canções em espanhol que foram trabalhadas como singles. Duas inéditas e duas sendo versões em espanhol de canções em inglês.

Todo o processo de produção durou cerca de um ano e meio e foi acompanhado de perto por Shakira que além de assinar a composição de todas as canções também é produtora do álbum.

O álbum chegou ao mercado em 13 de novembro de 2001 e seu lançamento foi acompanhado de uma intensa agenda de divulgação nos principais programas de TV dos Estados Unidos e em seguida nos países da América Latina, Europa e chegou até o Japão, na Ásia.

Em 12 de novembro de 2002 foi lançada por tempo limitado uma edição especial chamada Laundry Service: Washed and Dried que trazia uma capa diferente, três novas versões para os principais singles do álbum e um DVD bônus com conteúdo relacionado a “Objection (Tango)“. Contando todas as versões e edições do álbum, Laundry Service vendeu mais de 26 milhões de cópias no mundo inteiro sendo 4 milhões apenas nos Estados Unidos e 9 milhões na Europa. Na principal parada de álbuns dos EUA, a Billboard 200, o disco alcançou o #3, ratificando o sucesso no mercado de língua inglesa. Do álbum foram extraídos os singles “Whenever, Wherever“, “Underneath Your Clothes“, “Objection (Tango)“, “Te Dejo Madrid“, “Que Me Quedes Tú” e “The One“.

Laundry Service was originally published on Shakira Brasil