Notícias
Shakira possui mais de 3 milhões de álbuns e singles certificados na França

Shakira é uma das poucas artistas que consegue recordes de vendas nos mais diversos territórios do planeta. Como parte da série de publicações que o Shakira Brasil tem feito sobre as certificações dos discos da colombiana ao redor do globo, hoje (24) nós voltamos nossa atenção para um dos mais importantes mercados da Europa. A França tem sido, desde 2001, um dos maiores consumidores da música de Shakira. Todos os seus álbuns, desde Laundry Service, possuem certificado por altas vendas no país, com exceção do mais recente, El Dorado. No total, são mais de 3 milhões de singles e álbuns certificados, o que coloca Shakira no posto mais alto da lista de cantoras internacionais com mais vendas oficiais no mercado francês. Ao todo são 3,114,500 cópias vendidas com certificação. O número total de vendas da artista no país não é uma informação de domínio público.

Na França, o órgão responsável por verificar a contagem de vendas e emitir os certificados é o SNEP (Sindicato Nacional de Edição Fonográfica). Desde 2016, os singles são certificados pela contagem de streamings e não de vendas. Assim, cada unidade digital vendida é convertida em 150 streamings para contabilização final. Para uma canção receber disco de ouro é necessário que ela atinja a marca de 10 milhões de streamings equivalentes, para disco de platina 20 milhões e para disco de diamante 35 milhões. Esses números correspondem respectivamente a 67 mil cópias, 133 mil cópias e 233 mil cópias (números aproximados). Três singles do disco El Dorado já foram certificados no país. Chantaje possui disco de Diamante e La Bicicleta e Me Enamoré possuem disco de Ouro.

Os álbuns, canções e DVDs publicados até dezembro de 2015 possuem outras regras de certificação. Confira:

O álbum mais vendido da artista na França é o Sale el Sol, que possui disco de Diamante, por suas 500 mil cópias vendidas. Já a canção mais vendida é Whenever, Wherever que foi certificada 2 vezes Diamante, além de uma platina, somando 650 mil cópias. Confira todas as certificações de Shakira pela SNEP:

  • Whenever, Wherever (single): 2x diamante + 1 platina 650 mil cópias
  • Laundry Service (álbum): 4x platina 400 mil cópias
  • Underneath Your Clothes (single): 3x ouro 225 mil cópias
  • Objection (single): 3x ouro 225 mil cópias
  • Live & Off The Record (video): ouro 7,5 mil cópias
  • Fijación Oral 1 (álbum): ouro 50 mil cópias
  • Hips Don’t Lie (single): ouro 75 mil cópias
  • Oral Fixation 2 (álbum): platina 100 mil cópias
  • She Wolf (álbum): ouro 50 mil cópias
  • Sale el Sol (álbum): diamante 500 mil cópias
  • Waka Waka (single): platina + ouro 225 cópias
  • Live From Paris (video): platina 15 mil cópias
  • Live From Paris (álbum): platina 100 mil cópias
  • Je L’aime a Mourir (single): ouro 75 mil cópias
  • Shakira. (álbum): ouro 50 mil cópias
  • La Bicicleta (single): ouro 10 milhões de streaming (aproximadamente 67 mil cópias)
  • Me Enamoré (single): ouro 10 milhões de streaming (aproximadamente 67 mil cópias)
  • Chantaje (single): diamante 35 milhões de streaming (aproximadamente 233 mil cópias).
Shakira, direito autoral e ganhos com execução pública no Brasil

Cantora colombiana se destaca por assinar a composição de suas próprias produções musicais, elevando seus rendimentos para além (mais…)

Shakira é vista em público pela primeira vez após adiamento da turne

Shakira, que recentemente precisou adiar todos os shows da El Dorado World Tour em 2017 na Europa, encontrou apoio em sua família neste, que segundo ela “é o momento mais difícil de sua carreira“.

A cantora foi fotografada pelo site semana.es durante um almoço em Barcelona com sua família. Estavam presentes na ocasião os filhos Milan e Sasha, o marido, Gerard Piqué, os pais, William Mebarak e Nídia Ripoll, o irmão Tonino e os sogros Joan Piqué e Montserrat Bernabeu.

Você pode conferir o clima aconchegante da reunião nas fotos abaixo:

“Magia” e “Peligro” são disponibilizados nas plataformas digitais

Renegados por Shakira durante muitos anos, os dois primeiros álbuns da cantora foram lançados apenas na Colômbia nos anos de 1991 e 1993. Após estourar em todo o mundo com sua carreira em meados da década de 90, a artista sempre evitou falar sobre “Magia” e “Peligro“.

Aparentemente Shakira deixou de lado a vergonha que tinha de seus primeiros trabalhos discográficos, tanto que os dois álbuns, que não chegaram a vender nem 10 mil cópias, foram disponibilizados para streaming nas principais plataformas digitais.

A compilação La Magia y el Peligro de Mis Primeros Éxitos incluí as 9 faixas de Magia e as 10 de Peligro, remasterizadase foi associada a uma nova conta nomeada Shakira Mebarak no SpotifyDeezer e iTunes.

Embora os albuns tenham sido publicados nas principais plataformas musicais do mundo, a propria Shakira ainda nao se pronunciou sobre o assunto ou divulgou o fato em suas redes sociais.

Três vezes que as pautas do Shakira Brasil saíram na grande imprensa

O Shakira Brasil (SBR) é hoje o maior gerador de conteúdo online sobre a artista colombiana em língua portuguesa. Somos o único fã site do Brasil dedicado à artista que produz conteúdo original e exclusivo, não se limitando apenas à reprodução e tradução de outros veículos. Em nossa linha editorial, além das informações factuais sobre o cotidiano e carreira de Shakira, prezamos por pautas que fujam do óbvio e ofereçam um universo mais amplo. Entrevistas, análises do mercado fonográfico, artigos de opinião e colunas têm propiciado que nossos amigos leitores e fãs tenham uma maior aproximação da artista e despertado o interesse em um público maior e cada vez mais exigente por informação de qualidade.

Mas não são apenas os fãs que têm ficado de olho no que o Shakira Brasil tem produzido. Ao que parece alguns veículos de comunicação da grande imprensa também recorrem ao SBR quando precisam elaborar suas matérias relacionadas à colombiana. O caso mais evidente aconteceu no final do ano passado. Quando a artista esteve no país, em dezembro de 2016, para um evento de divulgação do seu perfume “Dance by Shakira”, o portal de notícias G1 conversou com a estrela e fez uma matéria sobre seu hiato musical. Uma leitura atenta do texto, nos permite verificar que a jornalista leu uma de nossas publicações (postada em 21 de novembro de 2016) para produzir seu texto, publicado no portal de notícias da globo em 20 de dezembro do mesmo ano.

Compare as duas publicações:

Os outros dois casos são mais tênues. Ainda que os veículos não tenham se pautado no SBR para produzir seus materiais, é nítida a sintonia dos nossos produtores em gerar conteúdo que desperte o interesse da mídia e, consequentemente, de seus leitores. Em agosto desse ano, nós postamos uma matéria sobre a ascensão de artistas colombianos ao topo das paradas de sucesso. Três semanas depois, foi a vez da versão em português do jornal El País publicar um artigo sobre o protagonismo dos artistas da Colômbia no cenário de música atual.

Compare as duas publicações:

Já o caso mais recente aconteceu ontem (19). Esta semana nós publicamos uma entrevista com um profissional fonoaudiólogo para oferecer aos nossos leitores a visão de um profissional sobre o problema nas cordas vocais de Shakira. O programa de TV da Record, Domingo Espetacular, produziu uma reportagem nos mesmos moldes, oferecendo uma cobertura mais ampla sobre o caso.

Confira as duas matérias:

O compromisso do SBR tem sido, ao longo dos anos, manter os fãs informados sobre a carreira de Shakira e oferecer conteúdo de qualidade em português, uma vez que a maioria da produção de conteúdo sobre a estrela é editado em espanhol e em inglês. Para o presidente do fã clube, Jouzeffer Fernandes, o sucesso é resultado do trabalho em equipe e do amor pela artista.

“Nós temos uma equipe formada por fãs que amam a Shakira e dedicam seu tempo, talento e habilidades para aproximar outros fãs.  Cada um tem contribuído de forma significativa para fazer o Shakira Brasil acontecer e temos visto bastante resultado. É muito satisfatório ver o feedback dos leitores e ver nossas pautas em alguns veículos do país, o que nos motiva a continuar”, comenta Jouzeffer

Os prêmios de Shakira na BMI como compositora

Broadcast Music Incorporated (BMI) Awards acontece anualmente como uma cerimônia que premia os compositores de (mais…)