Entrevista: Shakira Fala de Milan, Piqué, Novo Álbum e a Situação na Colômbia

image

Shakira esta semana deu uma entrevista exclusiva para a revista “Elenco”, onde revelou detalhes sobre seus próximos projetos de carreira e detalhes de sua vida familiar.

Shakira abre seu coração e revela o que o preocupa e por quem morre de amor agora. Agora eu te vejo mais sorridente , por quê?

Bom, desde o 2010 eu sorrio muito mais!

E quais são essas razões pelas quais você sorrir mais?

Muito Waka, Waka… (risos)… Bom, Gerard, Milan… Acho que essas são duas razões suficientes.

Os olhos ficam mais brilhantes quando você os menciona, quando você fala sobre Milan a sua expressão se torna mais doce. Qual é a última travessura do pequeno, esta manhã ou ontem?

Vamos ver… a verdade é que ele se comporta muito bem, é muito bom, ri muito, durante todo o tempo, é muito sociável, sorri a todo o mundo e percebe tudo. Hoje eu tenho esse vestido e me olhou assim (Shakira abre os olhos e mostra uma expressão de surpresa). Talvez ele pensou “onde vai, mamãe?”

Ele pronuncia o seu nome?

Nããão!… Ele tem nove meses!…

Mas, de repente, ele o balbucia…

Diz ‘mama’ – pronuncia sem acento final e com um golpe na primeira sílaba -, ‘papa’, ‘água’, mas acima de tudo, diz ‘mama’.

O que traz a sua vida Gerard?

Muita alegria, muito amor, me faz sentir muito amada, que é o que eu sempre quis, eu sempre sonhei… E, finalmente!

Shakira é um momento de plenitude e mostra em seu modo de ser . Como é o seu refúgio, a sua vida em Barcelona?

A verdade é que ainda viajo bastante, então vivo um pouco por todos lados. Meu pobre Milan, a partir de dois meses de idade, já estava voando; tem mais milhas que um piloto. Ele fez viagens a Los Angeles, Brasil, Miami, voltou para a Espanha, depois para França… tem estado em todos os lugares. Então, isso é a única coisa que é difícil do meu trabalho e especialmente com uma criança, mas até agora o levamos bem. Quando estou aqui em Barcelona, vivo dedicada a Gerard e ao meu filho.

Como você se mantém conectada com a Colômbia sendo uma cidadã do mundo?

Minha família é o mais direto que tenho com a Colômbia. Sempre me trazem guloseimas, especialmente Maria Emma (Mejía), quando ela me visita. Quando chega em qualquer lugar do mundo onde eu estou, leva-me tudo o que sabemos, tudo o que gostamos os colombianos: chocolates, doces colombianos, panelitas, que eu amo. Frutas não podem trazer-me, porque poderiam parar na imigração, alfândega… (risos), mas ela me traz tudo o que pode.

Ficando mais séria, o que você acha do processo de paz que está ocorrendo na Colômbia?

Olha, eu nasci há 36 anos em um país em conflito, e eu nunca vi a paz na Colômbia. São 36 anos que anseio por ele, vendo o país sonhar. Algo que parece cada vez estar mais perto. Portanto, quem são os passos em direção a esse destino, acredito que temos de olhar para eles com otimismo.

E você e eu, como cidadão comum, o que podemos fazer no nosso espaço pessoal para que isso funcione?

Tendo crescido, vivido e ter sido educado em um país com tanta desigualdade; onde existem tão poucos que têm tanto e muitos têm tão pouco, que eu cresci com essa incapacidade de tolerar a nossa situação social, tanta injustiça social. Então decidi criar minha fundação, Pies Descalzos, e foco exclusivamente na educação. Eu sinto que em países como o nosso, a educação é entendida como um luxo, não um direito. Isso é uma grande parte do problema que resultou em muitas outras coisas, tais como violência, e que resultou em um país em constante conflito, porque existem tantas pessoas que não tem sensação de ter acesso às mesmas oportunidades. Daí nasceram os problemas mais graves que temos os colombianos; é por isso que a educação é um direito fundamental que cada criança deve ser capaz de desfrutar. Todas as crianças nascem com um talento, com um potencial; Não há ninguém no mundo que não tem uma habilidade, e é da responsabilidade de nós, os adultos, oferecer-lhes as oportunidades e lutar pelo direito à educação.

Pode ser conseguido na Colômbia?

Devemos ter sucesso. Por exemplo, na Colômbia mais da metade da terra é floresta, onde não há acesso e estradas, onde as crianças enfrentam condições de vida vulneráveis, ​​a pobreza extrema, conflitos… Assim, muitas crianças têm muitas dificuldades para chegar a sua escola! Em Chocó, por exemplo, onde temos uma escola, as crianças enfrentaram grandes dificuldades em atravessar córregos, onde há sempre um monte de inundação , não havia infra-estrutura para chegar à escola.

Então, o que fazemos construindo escolas não é apenas promover a educação das crianças que frequentam, mas que toda a comunidade começa a receber benefícios. O Governo também se comprometeu a fazer a sua parte, o bairro começa a crescer, aparecem as redes de água, luz, tudo isso em um país como o nosso é necessário. Eu acho que todos nós devemos compreender, que podemos ser participantes e geradores dessas transformações sociais impulsando a educação, promovendo-la, falando sobre isso, não  conformar-se com o que temos feito ao longo dos anos.

Os jovens têm acesso a plataformas sociais, e através deles pode gerar conversa e debate. Quanto mais se fale sobre estas questões, gerar interesse comum. Quando a educação dos filhos é um interesse comum, os políticos terão de incluí-lo em seus discursos e agendas. Porque no final, os políticos trabalham assim, sua tarefa fundamental é servir ao povo, e se houven um interesse comum, muito grande e o expressamos constantemente, podemos forçá-los a satisfazer essas necessidades, mais cedo ou mais tarde. Esse é o caminho para produzir uma mudança social. Nós mesmos podemos mudar o nosso destino.

E dentro dessas pesquisas por razões para ser optimismta, eu tenho que perguntar pela Colômbia na Copa do Mundo e o ‘coração partido’ entre Espanha e Colômbia…

(Risos)… Sim, estou ansiosa por que cheguemos a final. Não sei se há uma final Colômbia-Espana!… Naquele dia, ou ninguém consegue encontrar-me ou estou lá como uma louca gritando enlouquecida: “Colômbia, Colômbia!”. E minhas desculpas ao Gerard será: “Amor, você ja ganhou um Mundial”… (risos).

Você diz que com este álbum, que é o processo, você está voltando para a coisa a mais pura, mais simples. O que você diz isso?

Encontrei o retorno de fazer canções que têm mais atitude, mais rock n’ roll, um pouco mais desse som com o qual comecei a experimentar nos primeiros anos da minha vida musical. Mas claro, com uma evolução, e espero que com o progresso. Estou feliz com este material. Demorei um pouco para chegar, com muitas interrupções, a primeira gravidez…

Interrupções felizes!

Sim, é claro!… E ter o filho, pequenos detalhes…

Créditos: Patty
Fonte: El Tiempo

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,700SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS