Nosso primeiro post do ano não poderia ser mais oportuno. Começar 2018 falando do futuro é simbólico e reassegura o compromisso do Shakira Brasil (SBR) de pensar sempre à frente quando falamos da carreira da artista colombiana. Se 2017 foi um ano intenso na trajetória musical de Shakira, 2018 deve render ainda mais frutos à cantora. Com uma turnê promissora à vista, ela vai quebrar o longo jejum fora dos palcos e reencontrar o seu público que tem demonstrado um amor incondicional ao longo dos anos. Hoje, a colombiana se encontra em processo de recuperação da hemorragia na prega vocal direita que a afastou dos palcos ano passado.
No primeiro semestre de 2018, a voz que encantou uma geração inteira vai permanecer em silêncio. Esse é o tempo necessário para a recuperação integral de sua voz. Mas antes da primeira metade do ano chegar ao fim, Shakira vai romper o silêncio com um show enérgico e empolgante na Lanxess Arena, em Colônia, na Alemanha. No dia 05 de junho, a cantora finalmente vai dar início à série de shows da sua El Dorado World Tour, que segue até julho na Europa e chega em agosto aos Estados Unidos e Canadá.
2018 também será o ano do reencontro de Shakira com seu público brasileiro, que desde o início de sua carreira internacional a tem apoiado de forma fiel. A artista deve voltar ao Brasil em outubro para shows em cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Salvador também pode entrar no roteiro de sua turnê.
Será um ano marcado por muita música boa nos palcos, mas também fora dele. Ainda há uma expectativa pela música gravada com Sean Paul e produzida por David Guetta, “Mad Love“. Seu álbum El Dorado ainda deve render alguns singles promocionais com clipes, com nossas apostas indo para “Trap” (outra parceria com Maluma), “Nada” e “Amarillo“. Com sua turnê chegando no verão do hemisfério norte também existe a possibilidade de relançamento do álbum com algumas faixas novas para bombar a estação mais quente do ano e atrair ainda mais visibilidade a sua série de shows pelo mundo.
Streaming
As plataformas de streaming vão alçar voos ainda mais altos nesse ano que se inicia. O Spotify atingiu em 2017 um recorde de usuários, com 140 milhões de inscritos em 61 países e mais de 60 milhões de assinantes mensais pagos. Em 2018, a plataforma pretende ampliar suas operações, abrindo uma oferta pública de ações na bolsa norte-americana. Hoje, o serviço tem valor de mercado avaliado em mais de U$19 bilhões de acordo com a Reuters. El Dorado, que já possui mais de 1 bilhão de reproduções, deve continuar crescendo na plataforma, com o lançamento de novos singles. O YouTube, que foi a principal forma como as pessoas ouviram música no mundo em 2017, segundo a IFPI, promete melhorar a forma de remuneração dos detentores de direitos autorais (artistas e gravadora). Um acordo assinado com a Sony Music e outras gravadoras vai possibilitar a criação de um novo serviço de transmissão de música sob demanda pelo YouTube. A plataforma deve se chamar Remix e chega ao mercado já no primeiro semestre. Shakira, que acumula bilhões de views em seu canal oficial no YouTube, já é cotada como uma das artistas a ganhar maior visibilidade no novo serviço.
Fim do contrato com a Live Nation?
Mas 2018 também será um ano decisivo para Shakira nos bastidores. Esse ano chega ao fim o contrato 360 assinado em 2008 com a gigante do mundo do entretenimento, a Live Nation. Avaliado em cerca de U$100 milhões, o contrato possibilitou que a Live produzisse e gerenciasse as turnês de Shakira, bem como seu marketing e management artístico, patrocínios, site e redes sociais. Ainda não há nenhuma informação oficial se há intenção de ambas as partes na renovação do contrato, mas segundo nossas expectativas é bem provável que seja renovado. O desempenho de Shakira nos anos de parceria com a Live foi acima da média. A colombiana consolidou sua presença global e fez a transição para a era do streaming com êxito. Sua última turnê, The Sun Comes Out World Tour, foi sucesso de público e arrecadação, com 2 milhões de espectadores em 5 continentes e mais de U$100 milhões em faturamento. A El Dorado World Tour, apesar de menor, também dá mostras que terá um desempenho à altura.
Em 2012, a Live Nation devolveu à Sony o contrato de distribuição dos álbuns da artista. De acordo com os termos, Shakira deve entregar 3 álbuns de inéditas em um prazo de 10 anos, distribuídos pela RCA e Sony Latin. A cantora já lançou dois álbuns, Shakira de 2014 e El Dorado. Ainda falta um álbum, provavelmente em inglês, a ser lançado, que segundo nossas expectativas, só deve vir à luz em 2020.
Copa do Mundo na Rússia
Presença marcante nas três últimas edições da Copa do Mundo da FIFA, há uma expectativa por parte dos fãs do mundo todo que a colombiana lance uma canção para o Mundial da Rússia. Ainda é cedo para falar se Shakira vai participar do evento ou não. Mas é certo que ela não estará na cerimônia de abertura, que acontece no dia 14 de junho, pois estará em concerto na França no mesmo dia. No entanto, sua agenda está livre no dia da cerimônia de encerramento e pode ser que a artista seja uma atração musical convidada pelo comitê organizador, pelo seu histórico e tradição com o evento. Mesmo que não grave nenhuma música oficial, nossa torcida é que Shakira seja escalada para um número musical no fim do torneio.
Sem sombra de dúvidas, 2018 será um ano intenso e significativo para a carreira de Shakira. Nós do SBR deixamos aqui nossos votos de um ano repleto de realizações, sucesso e saúde na vida da nossa colombiana. Que sua recuperação seja um triunfo e que ela volte a brilhar nos palcos como antes e que sua voz volte a ecoar alto e encha nossos ouvidos e corações com a boa música que tem sido escrita há anos “pelas mãos de Deus”. Feliz 2018 à Shakira, à sua família e à sua comunidade global de fãs, que nós orgulhosamente fazemos parte. Bem-vindo 2018!