Os álbuns que podem tirar o Grammy de El Dorado

El Dorado chega como favorito na corrida ao Grammy de Melhor Álbum de Pop Latino, mas encara obras tocantes e de grande valor artístico

 Ela veio despretensiosa, com um álbum feito quase como um hobbie, repleto de colaborações e com um tempero latino renovado. O merengue urbano e a rumba de Sale el Sol, deram lugar ao reggaeton e ao trap latino, mantendo viva uma parte rock, que a consagrou desde Pies Descalzos. Assim é El Dorado, o disco de Shakira que concorre ao Grammy de Melhor Álbum Pop Latino esse ano.  O trabalho de Shakira sai na frente ao já ter abocanhado um gramofone de Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo, na edição latina da premiação em 2017. Mas quem pensa que vai ser fácil levar mais esse troféu para casa está enganado. Shakira enfrenta concorrentes de peso, que entregaram verdadeiras obras-primas da música pop feita em espanhol.

Com uma mistura de pop poético, jazz e soul, o cantor Alex Cuba chega com Lo Único Constante para fazer frente ao trabalho da colombiana. Seu álbum é de uma leveza e poesia extremamente tocantes. As guitarras elétricas e acústicas, o baixo e o uso modesto da percussão imprimem mais leveza à sua obra, que não coincidentemente foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Álbum Cantor/Compositor e concorre ao Grammy internacional. O disco abre com a melódica “En Mi Guitarra”, uma poesia viva que brinda o instrumento que percorre todo o seu trabalho. Constante seria a melhor definição do álbum do cubano. Até a faixa 8 ele segue por um caminho linear, onde se sobressaem os sons da corda e uma pegada mais tradicional. Mas parece que ele guardou o melhor para o final, com composições como Chekere e Look What You Started, que remetem aos sons animados da rumba cubana. Se os critérios da academia fossem apenas a beleza e limpeza na composição, sem sombra de dúvidas o gramofone já seria de Alex Cuba.

Quem também chega com força na corrida ao Grammy é Juanes. O conterrâneo de Shakira tem a seu favor um bom retrospecto na premiação. Ele possui dois Grammys internacionais justamente na categoria em que concorrem esse ano e mais de 20 impressionantes gramofones latinos. Com Mis Planes Son Amarte, o colombiano entrega uma obra contundente, com destaque para sua voz característica e sua guitarra elétrica marcante. São 12 faixas de pop rock melódico, com presença forte da bateria e instrumentos de corda. Canções como Angel e El Ratico chegam a impressionar. No entanto, Juanes não conseguiu inovar e, apesar de um brinde tocante ao amor, seu disco é mais do mesmo do que o cantor já fez em seus trabalhos anteriores e talvez por isso ele não saia vencedor nessa edição do prêmio.

O único álbum ao vivo que concorre na categoria em que está El Dorado é o Amar Y Vivir, En Vivo Desde La Ciudad de México, da banda La Santa Cecília. Os músicos apresentam um pop rebuscado com mesclas de bolero, bossa nova e o som marcante do acordeão em várias faixas. O timbre doce e vivaz da vocalista imprime uma certa nostalgia às músicas e deixam as faixas mais fortes. O grande trunfo da obra é justamente o fato de ser a gravação de um show ao vivo, em que se ressaltam os vocais e a interpretação única de Marisol. Curiosamente, o disco não obteve nenhuma indicação aos Latin Grammys 2017, mas sua música tradicional pode conquistar os integrantes da Academia de Gravação.

De todos os concorrentes, provavelmente, quem tem mais chances de tirar o Grammy das mãos de Shakira é Natalia Lafourcade. A mexicana se superou ao produzir o incrível Musas (Un Homenaje ao Folclore Latinoamericano en Manos de Los Macorinos).Ela rompe com suas produções anteriores e exalta, fazendo jus ao título, o folclore da América latina, sobretudo, do México, com poesias certeiras e canções tocantes. A cantora consegue, sem muito esforço, fazer uma bela homenagem aos grandes músicos do continente e recorre aos coros e guitarra da dupla Los Macorinos. Muito mais que um tributo, Musas é a sensibilidade da música tradicional em sua expressão máxima. Com releituras e composições próprias, como Rocio de Todos Los Campos, em que faz referência  atriz e bailarina mexicana Rocío Sagaón, que faleceu em 2015, Natalia é, junto com Shakira a mais forte candidata a receber o gramofone de Melhor Álbum de Pop Latino.

 A 60ª Cerimônia de Entrega do Grammy acontece no dia 28 de janeiro, no Madison Square Garden, em Nova York. El Dorado pode se juntar ao MTV Unplugged e a Fijacion Oral Vol. 1, como álbuns de Shakira contemplados com um gramofone na edição norte-americana da premiação. O trabalho da colombiana tem como forte o protagonismo dos gêneros em alta da música latina com uma sonoridade rebuscada e letras mais assertivas. Se a artista superar seus pares, será a consagração de uma era que nasceu sem a pretensão de ser exitosa. Mesmo quando Shakira abriu mão do seu conhecido perfeccionismo na produção, ela conseguiu entregar um disco que já entrou para a história dos grandes álbuns da música latina contemporânea, com ou sem esse gramofone.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,200SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS