Shakira é uma artista que ao longo de sua carreira tem deixado para seus fãs um verdadeiro legado audiovisual. Suas aclamadas canções, por diversas vezes, vieram acompanhadas de videoclipes que ajudaram a popularizá-las e marcaram momentos em sua trajetória. Hoje, a colombiana é uma das estrelas globais com maior alcance em seus videoclipes. Suas produções rapidamente se convertem em fenômenos virais, acumulando milhões de visualizações em um curto período de tempo. Com menos de um mês de lançamento, Trap, por exemplo, já soma quase 80 milhões de visualizações. Shakira possui atualmente em seu canal oficial no Youtube, o Shakira Vevo, quase 13 bilhões de views, sendo a 4ª artista mais vista de todos os tempos na plataforma, atrás apenas de Justin Bieber, Katy Perry e Taylor Swift. Em parte, esse estrondoso sucesso é resultado do trabalho dos diretores, que atuam na concepção, realização e fotografia dos vídeos, traduzindo em imagens a essência de suas respectivas canções.
Nos últimos anos, Shakira tem apostado em uma parceria certeira com o diretor de fotografia Jaume de Laiguana. O espanhol já é uma figura conhecida entre os fãs da cantora, pois dirigiu inúmeros de seus clipes. O primeiro trabalho dele com a colombiana foi no impecável vídeo para o single “No” (2005), do álbum Fijación Oral Volume 1. Desde então, Jaume já dirigiu outros 19 clipes de Shakira, incluindo as parcerias para outros artistas, como “Te Lo Agradezco, Pero No”, do Alejandro Sanz e “Mi Verdad”, do Maná. Ao todo, os clipes dirigidos por ele para a colombiana somam mais de 7 bilhões de visualizações. Apesar de Shakira ter recorrido ao espanhol em todos os vídeos de sua era El Dorado, a colombiana já trabalhou com outros reconhecidos diretores que produziram verdadeiras obras primas de sua videografia.
Clipes de Shakira dirigidos por Jaume: No, Te Lo Agradezco, Pero No, Dia de Enero, Las de La Intuición, La Pared, Don’t Bother, Illegal, Gypsy, Loca, Sale el Sol, Rabiosa, La La La Brazil 2014, Mi Verdad, La Bicicleta, Chantaje, Deja Vu, Me Enamoré, Comme Moi, Perro Fiel e Trap.
Gustavo Garzón
O argentino Gustavo Garzón é um ator e diretor que ficou conhecido nos anos 90 por dirigir videoclipes musicais para estrelas latinas como Maná, Paulina Rubio, Juanes, David Bisbal, Thalia e Alejandro Sanz. Para Shakira, ele foi responsável pelos vídeos de “Donde Estás Corazon?”, “Pies Descalzos, Sueños Blancos”, “Ciega, Sordomuda”, “Inevitable” e “No Creo”.
Mark Kohr
O norte-americano Mark Kohr começou a ganhar destaque ao realizar o primeiro videoclipe da banda Green Day. Desde então, trabalhou com artistas como Alanis Morissete, No Doubt e Maroon 5, entre outros. O clipe de Ojos Así, dirigido por ele, foi gravado em 1999.
Francis Lawrence
O austríaco, naturalizado americano, Francis Lawrence foi o diretor responsável pelos clipes de Whenever, Wherever e sua versão em espanhol, Suerte. O clipe de Suerte, inclusive, ganhou o Grammy Latino de Melhor Vídeo Musical Versão Curta em 2003, sendo o único de Shakira até hoje a conseguir esse feito. O diretor já trabalhou com artistas como Britney Spears, Black Eyed Pears, Avril Lavigne, Jennifer Lopez e Lady Gaga. Francis também é diretor de cinema, dirigindo filmes como Constantine (2005), Eu Sou a Lenda (2007) e Jogos Vorazes: Em Chamas (2013), entre outros.
Herb Ritts
O fotógrafo americano Herb Ritts foi o diretor do segundo clipe em inglês de Shakira, Underneath Your Clothes. Curiosamente, esse foi o último clipe dirigido por ele, já que Ritts faleceu no final de 2002. Antes, ele já havia trabalhado para Madonna, Janet Jackson, Mariah Carey, Jennifer Lopez e Britney Spears.
Dave Meyers
O diretor de vídeos musicais, filmes e peças publicitárias David Meyers, mais conhecido como Dave Meyers, trabalhou com Shakira no seu clipe de Objection e sua versão em espanhol, “Te Aviso, Te Anuncio”. Ele dirigiu clipes de Jay-Z, Pink, Enrique Iglesias, Eve, Slipknot, Usher, Toni Braxton e de uma infinidade de outros artistas internacionalmente conhecidos. Recentemente, ele dirigiu os clipes de Swish Swish da Katy Perry e Havana da Camila Cabello.
Ramiro Agulla e Esteban Sapir
O clipe de Que Me Quedes Tú foi dirigido pela dupla de publicitários argentinos Ramiro Agulla e Esteban Sapir, os mesmos diretores do DVD Live & Off The Record. A escolha inusitada de Shakira pela dupla, especializada em marketing político, provavelmente se deve à crise de imagem que a cantora enfrentou na Argentina, em função de seu namoro com Antonio De La Rúa, então filho do presidente.
Michael Haussman
O diretor do clipe de La Tortura já dirigiu vídeos musicais de artistas como Justin Timberlake, Selena Gomez, Britney Spears, Madonna, Chemical Brothers, Kanye West, Usher, Chris Cornell, Jennifer Lopez e Eric Clapton.
Sophie Muller
Sophie Muller foi a única mulher que já trabalhou na direção de videoclipes de Shakira. A britânica foi a responsável pelos vídeos de Hips Don’t Lie, Did it Again e sua versão em espanhol, Lo Hecho Está Hecho, e Give Up To Me. Ela já trabalhou em clipes de artistas como Rihanna, Beyoncé, Nelly Furtado, Lily Allen, Selena Gomes, One Direction e Coldplay.
Jake Nava
O britânico Jake Nava dirigiu o clipe de She Wolf e sua versão em espanhol, Loba. O vídeo é um dos mais icônicos da carreira de Shakira e ajudou a catapultar o sucesso da canção, que atingiu o 11º lugar na Billboard Hot 100 após o lançamento do clipe. Jake já dirigiu clipes para Tina Turner, Spice Girls, Beyoncé, Kylie Minogue, Robbie Williams e Rolling Stones.
Marcus Raboy
O diretor de filmes e vídeos musicais, Marcus Raboy foi o responsável pelo clipe de Waka Waka (This Time for África) e sua versão em espanhol. O vídeo foi o primeiro da Sony Music a ser gravado também em 3D. O americano já dirigiu clipes para artistas como Santana, Dixie Chicks, Rihanna, Avril Lavigne, 50 Cent e Shania Twain.
Joseph Kahn
O ganhador do Grammy pelo seu trabalho com Eminem, Joseph Kahn, foi o diretor do clipe de Can’t Remember to Forget You. Ele já dirigiu clipes para diversos cantores, como U2, Taylor Swfit, Kelly Clarkson, George Michael e Muse.
Anthony Mandler
O americano Anthony Mandler trabalhou com Shakira em duas ocasiões. Ele dirigiu, em 2012, os clipes de Addicted To You e Dare (La La La), este último lançado apenas em 2014. Anthony já dirigiu diversos clipes de Rihanna e de outras estrelas, como Snoop Dogg, Sean Paul, Ney-Yo, Christina Aguillera e Jay-Z.