RIAA atualiza certificados de Shakira nos EUA com multi platina para El Dorado

RIAA concedeu no início de março discos de Platina e Diamante para trabalhos como El Dorado, Deja Vu e Sale el Sol

Shakira é mesmo uma recordista de vendas. Uma das poucas artistas verdadeiramente globais, a cantora colombiana é capaz de vender singles e discos nos cantos mais remotos do planeta. No maior mercado fonográfico do mundo não seria diferente. A Recording Industry Association of America (RIAA) atualizou em seu banco de dados alguns certificados da estrela colombiana nos EUA esse mês.  Ao todo foram 7 atualizações, que incluem a certificação de álbuns e singles. Confira os números detalhados que o Shakira Brasil (SBR) divulga em primeira mão.

El Dorado

Nós já havíamos divulgado anteriormente as vendas do disco El Dorado na Terra do Tio Sam, de acordo com os dados reportados pela Nielsen Music. Agora o órgão máximo da indústria fonográfica do país validou a informação. O mais recente álbum de Shakira recebeu disco quádruplo de platina, no programa destinado à música latina, por atingir as 240 mil cópias equivalentes em solo norte-americano. O single Deja Vu em parceria com Prince Royce também foi certificado. A faixa vendeu até o momento 420 mil cópias certificadas, recebendo a certificação 7x platina.

Trabalhos Anteriores

Com o novo modelo de certificação adotado pela RIAA, que inclui os streamings de áudio e vídeo,  diversos trabalhos de Shakira tiveram suas vendas catapultadas. Os exemplos mais emblemáticos foram os dos álbuns Fijación Oral Vol 1 e Dónde Están Los Ladrones?, que com a nova atualização, renderam dois Diamantes para a colombiana.  Donde Están Los Ladrones, que havia vendido 1 milhão de cópias até 1999, foi certificado 23x platina, pelas impressionantes 23 milhões de cópias vendidas. Já Fijación Oral 1 registrou vendas equivalentes de 25 milhões de cópias. Como a diferença de certificação foi muito grande nessa nova atualização, o SBR entrou em contato com a RIAA para checar a validade da informação, mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta.

O álbum Sale el Sol, de 2010, finalmente recebeu sua certificação nessa nova atualização. O trabalho de Shakira recebeu disco de Diamante Latino (10x platina) por atingir as 600 mil cópias equivalentes. O single homônimo também foi certificado com uma platina por suas 60 mil cópias.

As vendas de La Tortura também foram atualizadas. A canção, em parceria com Alejandro Sanz, vendeu quase 2 milhões de cópias equivalentes, tendo obtido 32 platinas latinas, o que equivale a 1,92 milhão de cópias.

Essa nova atualização reflete o sucesso do crossover da artista colombiana para a era do streaming. Shakira soube manejar sua carreira de forma brilhante, não estacionando no tempo e se adaptando às novidades do mercado. Ela é uma das poucas artistas que nasceu na era física, sobreviveu à era digital e passeia com eloquência pela nova era do streaming.

15/03/2018 às 18:42 – Atualização

A RIAA ainda não respondeu à nossa contestação, mas um leitor nos chamou a atenção para o que pode ter ocorrido com os certificados dos álbuns Donde Están Los Ladrones e Fijación Oral 1. A Associação mantém dois programas diferentes de certificação, um para a música em geral e outro específico para o gênero latino. Como os álbuns em questão são em espanhol, as platinas que receberam, provavelmente, são do programa latino e não do standard, como aparece no site oficial. Assim, as vendas certificadas corretas dos álbuns ficariam

  • Dónde Están Los Ladrones: 23x platina – 1,38 milhão de cópias
  • Fijación Oral 1: 25x platina – 1,5 milhão de cópias.
Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,200SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS