S10: Shakira tem até 2022 para entregar novo álbum de inéditas

El Dorado, o mais recente trabalho discográfico de Shakira, ainda está em seu ciclo ativo. Com estratégias promocionais voltadas ao ambiente web, o álbum de Shakira continua colecionando recordes mundo a fora, sendo um dos discos latinos mais exitosos dos últimos anos. A turnê do disco, que geralmente fecha seu ciclo de atividade, começa apenas em junho e deve se estender até o último trimestre. El Dorado já teve mais da metade de suas faixas divulgadas como singles, o que nos leva a crer que seu cronograma de atividades pela gravadora não deve perdurar tanto. Então, as perguntas que ficam no ar são: quais serão os próximos passos de Shakira? O que a colombiana nos reserva depois de El Dorado? Podemos esperar um novo álbum em breve?

A três meses do início de sua turnê mundial, talvez ainda seja cedo para pensar em um novo disco da colombiana. Mas uma pesquisa feita pela equipe do Shakira Brasil (SBR) sobre os contratos da artista com  sua casa discográfica e observações sobre tendências de mercado nos apontam para uma certa direção. A única informação concreta é que Shakira tem até 2022 para entregar um novo álbum. Segundo informações de periódicos do mundo todo, como The New York Times e The Guardian, a colombiana assinou em 2012 um contrato de distribuição de seus discos com sua atual companhia, a Sony Music. Pelos termos do contrato, a Sony, através da RCA e da Sony Music Latin, assumiu os direitos de distribuição dos 3 álbuns futuros de inéditas da colombiana, avaliado em US$30 milhões. Os discos deveriam ser lançados no período de 10 anos, ou seja, até 2022. A artista já lançou 2 álbuns sob esse contrato: seu álbum homônimo de 2014 e El Dorado em 2017. Sendo assim, Shakira só deve um disco à sua companhia e que pode ser entregue até 2022.

No entanto, não podemos afirmar que de fato a colombiana vai entregar nesse período um álbum nos moldes como conhecemos hoje. A indústria musical está em constante transformação. Com a era do Streaming, a tendência atual fica por conta dos lançamentos de singles avulsos em detrimento de álbuns completos. A própria Shakira já experimentou algo parecido com El Dorado, lançando uma série de singles, que depois vieram compilados em seu disco. O mesmo tem acontecido com diversos artistas de diferentes selos no Brasil e no mundo. Assim, não nos parece utópico que a cantora e sua gravadora optem por lançar diversos singles soltos a partir de 2019 até o fim do contrato, ao invés de um álbum tradicional.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
191,000SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

INSTAGRAM FEED

ÚLTIMAS NOTÍCIAS