The Matrix e Eurythmics – Os nomes por trás do pop rock em inglês de Shakira

Músicos co-escreveram algumas canções com Shakira que foram descartadas da seleção final do álbum Oral Fixation 2

Os nomes dessas bandas talvez não sejam tão familiares, principalmente se você não for um fã assíduo de rock e seus subgêneros. Mas seus integrantes são os responsáveis por diversos sucessos que você com certeza já ouviu na voz de algum cantor ou banda famosa, seja de rock, seja de pop. Avril Lavigne, Jason Mraz, Korn, Hillary Duff, Celine Dion, Bon Jovi e U2 são alguns dos artistas que já produziram músicas junto a alguns integrantes das duas bandas. Shakira também se rendeu ao talento criativo desses músicos e, na última matéria da série Unrelesead, nós contamos a história dos bastidores de produção do segundo álbum em inglês da cantora colombiana e algumas músicas que ficaram de fora do projeto.

The Matrix
Setembro de 2003. Shakira havia finalizado sua primeira grande turnê mundial e estava pronta para voltar a seus projetos em estúdio. Assim, ela convidou o trio Lauren Christy, Graham Edwards e Scott Spock para o rancho em que estava instalada na Espanha. Durante uma semana, o trio, que juntos formam a banda The Matrix, escreveu e produziu junto à Shakira sete canções para o, então, seu próximo álbum.

“Trabalhar com Shakira foi muito bom – ela realmente sabe o que quer. Nós escrevemos sete músicas com ela, duas das quais fizeram seu álbum. Nós escrevemos as sete músicas com ela em apenas uma semana”, disse Lauren em 2005  em entrevista ao Songwrite Universe.

Das sete canções que eles trabalharam com a colombiana, apenas “Don’t Bother” e “How Do You Do”entraram na lista do Oral Fixation 2. As outras cinco músicas acabaram sendo descartadas do projeto final e  nunca se soube o destino delas. A equipe do SBR localizou nos registros de associações de músicos duas dessas faixas.Tratam-se de “Bad Weather” e “Understanding”, cujos registros aparecem na BMI, Ascap e ISWC.

Nossa equipe não conseguiu rastrear as outras três canções escritas pelo grupo junto à colombiana nas associações de músicos. A hipótese que levantamos é que o registro foi feito sem que Shakira aparecesse nos créditos, uma vez que muitos processos de composição se baseiam em demos que são apresentadas aos artistas e que posteriormente são trabalhadas. As duas canções estão registradas no sistema ISWC com os números: T-913602067-2 (Bad Weather) e T-913602068-3 (Understanding). Uma busca com o número subsequente, (T-913602069-4), revela outra canção escrita pelos três autores em parceria com Guy Chambers. Guy é um admirador da Shakira e queria que Robbie Williams, com quem colaborou por anos, gravasse um dueto com a colombiana. A música se chama Touched e pode ser uma das faixas descartadas do álbum, mas é algo que não podemos confirmar.

Eurythimics
Da Espanha a gente embarca para a Jamaica. O cenário é o lendário Harry J Studio, onde já gravaram artistas como Bob Marley, The Who e Rolling Stones. Ali, Shakira ao lado de Dave Stweart escreveu 4 canções. Dave é o nome artístico de David Allan Stewart. Durante muito tempo, ele acompanhou a Annie Lennox na banda Eurythimics. A sonoridade que ele testou junto à colombiana em estúdio era o dance rock. Uma das músicas escritas por Shakira e Dave chegou a ser gravada por uma outra artista. A faixa I Could Fall In Love With You fez parte do álbum “Fuego Fatal” (2012), da cantora canadense Cindy Gomez.

“É uma mescla de reggae, dance e pop. Dave tocou essa canção para mim há alguns anos e me apaixonei por ela; me lembro que ele me disse que havia escrito na Jamaica com a Shakira. Tem a particularidade de ser spanglish (inglês e espanhol) e pensei que seria perfeita para meu CD, já que fusiona minhas duas raízes: a anglo e a latina”, disse Cindy em entrevista para o jornal El Tiempo, em 2012, à época do lançamento do disco.

As outras três canções escritas por eles foram I Don’t Wanna Feel, Make You Blue e There’s A Time.

Shakira ainda colaborou em 2007, após o lançamento de Oral Fixation 2, com a cantora Annie Lennox, em função de sua relação em estúdio com Dave. A colombiana foi uma das 23 cantoras que participaram do coro da canção Sing. A música foi gravada para angariar fundos para a campanha de combate à AIDS, encabeçada por Nelson Mandela.

 

 

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,700SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS