De Olho na Tour: Conheça a rotina de um gerente de turnê

Faltam apenas 10 dias para Shakira dar início à sua tão aguardada turnê mundial. A El Dorado World Tour arranca na Alemanha, na cidade de Hamburgo, no próximo dia 03 de junho. Ela vai percorrer países da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina até o início de novembro. Serão 52 shows, até o momento, em 47 cidades de 21 países, nos três continentes. Isso significa pelo menos cinco meses fora de casa, dezenas de hotéis diferentes, intermináveis horas de voo, reservas em restaurantes, viagens de carro e ônibus e uma mega operação logística para deslocar pelo mundo mais de 100 profissionais constantemente . Nesse momento entra em cena Marty Hom. Ele é o tour manager de Shakira ou o gerente de turnê, como costumamos chamar no Brasil. Seu nome nos chamou a atenção quando a cantora colombiana publicou um vídeo em suas redes sociais essa semana, apresentando parte da sua equipe de estrada. Mas, afinal de contas, o que faz um tour manager?

O gerente de turnê é o profissional responsável por gerenciar toda a logística de operação de uma série de concertos pelo mundo. É ele quem garante que a turnê funcione de forma planejada. Entre as suas funções estão garantir reservas de hotéis suficientes e adequadas, tanto para o artista, quanto para sua equipe, checagem de voos, garantir que não haja atrasos na chegada aos aeroportos, manter a equipe de profissionais coesas e atender suas demandas e uma infinidade de outras tarefas que podem render muita dor de cabeça e poucas horas de sono. O tour manager não fecha contratos com produtores para a realização de shows, mas é ele quem define o espaçamento entre as datas e quais shows vão ser no meio ou no final de semana. O gerente de turnê é frequentemente responsável por dirigir mais de 100 músicos, carpinteiros, técnicos de iluminação e contadores em viagens que abrangem todo o globo e temporadas inteiras. Ao mesmo tempo, ele tem que antecipar centenas de exigências de artista, enquanto mantem a comitiva feliz, segura e longe de problemas.

Para a El Dorado World Tour, Shakira conta com o experiente Marty Hom. Ele é um veterano no ramo de grandes turnês mundiais. Com mais de 40 anos de estrada, Hom já trabalhou com artistas como Barbra Streisand, Fleetwood Mac, Lionel Richie, The Eagles, Alicia Keys, Shania Twain e Janet Jackson. Com a colombiana, Marty atua desde a Oral Fixation Tour e já viveu diversas situações inusitadas e satisfatórias.

“Acho que fazemos isso não apenas porque amamos e somos apaixonados, mas acho que há um sentimento de camaradagem. É como quando todos vocês saem juntos na estrada e você tem um ótimo time de pessoas e você faz um show e você olha para o outro porque todos nessa turnê tiveram um pequeno papel na realização do show.”, disse Marty Hom, em entrevista para a revista Billboard.

Para a revista norte-americana Billboard, ele relata uma das situações mais complicadas que viveu na estrada como gerente de turnê de Shakira. O fato ocorreu durante a The Sun Comes Out Tour na Espanha. A cantora colombiana tinha um show marcado para o dia 1º de junho de 2011 na cidade de Almería. Ela ia tocar no Estádio dos Jogos Mediterrâneos com ingressos esgotados, quando parte da estrutura do palco se rompeu a poucas horas do show.

“Nós estávamos fazendo um estádio lotado com a Shakira na Espanha. E durante o carregamento, um canto do palco se dobrou. Liguei para os promotores e, os caras que construíram o palco para o escritório de produção da turnê. Eles disseram: “Oh, é seguro”. Eu olhei para eles e disse: “OK, você vai ficar comigo, seus filhos e sua família embaixo do palco quando tocarmos hoje à noite. Porque o que você está me pedindo para fazer é colocar minha família embaixo desse palco”. Eles não disseram uma palavra. Foi um silêncio mortal. E eu disse: “Aqui está a minha resposta”. Nós cancelamos.”

Shakira chega ao Brasil em outubro para duas apresentações nas cidades de São Paulo (21) e Porto Alegre (23). Graças a figuras como Marty Hom e toda uma equipe de profissionais talentosos e empenhados, a colombiana poderá se entregar por completo ao público brasileiro, que anseia seu retorno há sete anos.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,600SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS