Cantora se apresentou na arena Olympiahalle para cerca de 13 mil pessoas, horas depois da seleção alemã perder para o México em sua estreia na Copa do Mundo na Rússia
Quando Shakira subiu ao palco montado na Olympiahalle, arena multiuso na cidade de Munique, o sentimento era de frustração. Não pela colombiana e, sim porque, há poucas horas do show, a seleção da Alemanha perdeu seu jogo de estreia na Copa do Mundo da Rússia para o México. No entanto, a apatia logo cedeu lugar ao entusiasmo, quando Shakira, ao som dos acordes de “Estoy Aquí”, gritou animadamente “Gute Nacht, München! (Boa noite, Munique!)”. Com casa cheia, a colombiana cantou os principais hits de sua carreira em mais de uma hora e meia de espetáculo. Segundo a imprensa local, mais de 13 mil fãs assistiram o concerto da artista.
Conhecidos por serem povos mais contidos, os alemães contrariaram as expectativas e se deixaram contagiar pelo ritmo latino da cantora. Logo no primeiro número do show, a plateia pulava enlouquecidamente, movida pelo balanço da artista e seu pedido irrecusável: “everybody jump!”. As meninas até se arriscaram a uivar durante a performance de “She Wolf”, um dos números mais divertidos da atuação desta noite. Chuva de confetes, jogos de luzes, canhões de laser e pirotecnia ajudaram a criar a atmosfera perfeita para um show de pura euforia. Mas também houve momento para atuações mais introspectivas com as baladas “Tú” e “Antologia”. Com a ajuda das letras no telão, o público cantava o refrão de “Me Enamoré” e “Chantaje”, quando o espetáculo abriu passagem para o reggaeton, ritmo que efervesceu na Europa nos últimos dois anos.
https://www.instagram.com/p/BkJKhVUglj1/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1q5uawfuzk9sk
Mas o ponto alto do show foi o medley com as canções da Copa do Mundo. Vestida com uma saia de plumas coloridas sobre figurino preto, desenhada pelo estilista Gustavo Adolfo Tarí, Shakira pediu licença para celebrar o Mundial, apesar da recente derrota de seus anfitriões. Mas a essa altura, os alemães em Munique já nem pareciam se importar com o tropeço de sua seleção. Eles estavam hipnotizados pelo balanço de cadeiras da artista na cadência de “La La La (Brasil 2014)”, que ganhou uma introdução com batidas de funk carioca e percussão. Quando fez a ponte para “Waka Waka (This Time for África)”, hino oficial do Mundial de 2010, a arena veio à baixo. Era uma verdadeira festa. Parecia até que atuais campeões do mundo haviam acabado de ganhar um novo título.
Shakira encerrou o espetáculo sentindo de perto a energia do público, caminhando entre a multidão para interpretar “Hips Don’t Lie” e “La Bicicleta”. De modo emocionado, ela agradeceu pela noite, que chamou de “inesquecível”, e prometeu voltar em breve.
Thank you Munich! It felt so good to be back in Germany! See you soon! Muchas gracias Munich! Muy feliz de volver a estar con todos ustedes! Nos vemos pronto! Shak pic.twitter.com/l3t7q5kCqH
— Shakira (@shakira) June 17, 2018
Este é o último concerto de Shakira na Alemanha com sua El Dorado World Tour. Ela já havia se apresentado no início do mês, nas cidades de Hamburgo e Colônia. A próxima parada de sua turnê pela Europa é em Luxemburgo. A cantora se apresenta no Rockhal, na terça-feira (19), com ingressos esgotados.