El Dorado já vendeu mais de 2,5 milhões de cópias equivalentes no mundo

Alavancado pelas plataformas de streaming, álbum de Shakira se consolida como um dos mais populares do mundo

A era do streaming veio para radicalizar a forma como consumimos música e essas transformações impactaram diretamente o modo como artistas e gravadoras passaram a distribuir seu conteúdo nos últimos anos. Segundo dados da IFPI, o streaming é o principal motor de crescimento da indústria fonográfica desde 2015 e o responsável por tirá-la da crise que vinha atravessando há anos. Com o uso de plataformas como Spotify, Apple Music, Deezer e similares, a forma de medir a popularidade de álbuns e músicas mudou e as vendas de cópias físicas e digitais deixou de ser o termômetro mais relevante. Nesse novo cenário, Shakira é uma das artistas que tem se destacado por fazer uma transição assertiva da era digital para a era da música sob demanda. Seu álbum mais recente, “El Dorado”, lançado em 2017, se consolidou como um dos mais populares nos serviços de streaming, acumulando mais de 6 bilhões de reproduções de suas faixas, seja em formato de áudio, seja em formato de vídeo. Todas essas reproduções combinadas equivalem à venda de mais de 2,5 milhões de cópias, segundo critérios definidos por organismos de medição de dados.

De acordo com a plataforma de dados ChartMasters, que adota uma metodologia própria de mensuração de resultados, o álbum da colombiana já acumula 2.620.000 (dois milhões, seiscentas e vinte mil) cópias equivalentes vendidas no mundo. O número inclui vendas puras, streams de áudio convertidos e streams de vídeo convertidos. Segundo a metologia da plataforma, são necessárias 1500 reproduções de uma ou mais faixas do disco para se obter uma cópia equivalente nas plataformas de áudio. Já nos serviços de videostream são necessárias 11.750 reproduções para que haja equivalência de uma venda. A metodologia é muito parecida à empregada por diversos organismos de certificação de vendas no mundo, como a RIAA (EUA), SNEP (França), AMPROFON (México), ZAPV (Polônia), Promusicae (Espanha) e Pro-Musica Brasil, que já certificaram o álbum de Shakira por altas vendas. Os charts oficiais de vários países também utilizam critérios parecidos para mensurar a popularidade de singles e álbuns.

Os números de El Dorado impressionam e chamam a atenção pelo sucesso rotundo nas plataformas de streaming, que representam a maior fatia no resultado apresentado. O disco de Shakira é um dos álbuns femininos com maior popularidade nos últimos dois anos. Os trabalhos discográficos mais recentes em inglês de artistas femininas do mainstream norte-americano, por exemplo, tiveram vendas equivalentes menores que a do disco em espanhol da colombiana. O que mais se aproximou de El Dorado foi o Joanne, da Lady Gaga, com 2.253.000 cópias. O Witness, da Katy Perry, vendeu 1.911.000 e o Glory, da Britney Spears, apresentou 760.000 cópias equivalentes vendidas.

Atualmente, Shakira se encontra em pausa da turnê do disco El Dorado, e retoma sua série de shows no dia 03 de agosto, em Chicago. E o sucesso do disco teve impacto direto na sua atual turnê. A El Dorado World Tour já aparece entre as 100 maiores turnês em arrecadação do ano, com apenas um mês de estrada e 16 shows contabilizados, segundo informações da Pollstar. No Brasil, onde El Dorado já é Disco de Platina, a colombiana desembarca em outubro para duas apresentações. Ela toca em São Paulo, no dia 21 e em Porto Alegre, no dia 23.

Antenada ao novo cenário da era do streaming, Shakira lançou recentemente uma faixa inédita, em parceria com Maluma, chamada Clandestino. Êxito nos principais serviços, a canção já soma mais de 130 milhões de visualizações no Youtube e mais de 30 milhões de reproduções no Spotify.

 

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

1,500FãsCurtir
1,000SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
228,500SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS