Europa: O balanço final da primeira etapa da El Dorado World Tour de Shakira

Foram 20 apresentações em importantes cidades do continente com sucesso de público e crítica

No início de junho, Shakira finalmente arrancou com sua tão aguardada El Dorado World Tour. Após superar uma lesão na prega vocal direita que a afastou dos palcos por longos seis meses, a cantora percorreu a Europa com sua aclamada série de shows. Foram 20 concertos, além de uma apresentação épica no Líbano, que reuniram milhares de pessoas em um dos eventos mais empolgantes da temporada. A colombiana percorreu 19 cidades (incluindo Bsharri no Líbano) em 12 países, cantando nas principais arenas da região, além do imponente estádio Vodafone Park, na Turquia. Com a pausa da turnê para um breve descanso da cantora, o Shakira Brasil faz um balanço da série de concertos da colombiana até aqui.

Shakira esteve em cena por aproximadamente 2200 minutos, algo em torno de 37 horas. A cantora executou suas músicas 460 vezes, e performou 25 canções diferentes no período. A colombiana usou 7 idiomas diferentes para conversar com a plateia (espanhol, inglês, alemão, francês, italiano, português e catalão), além de expressões pontuais em holandês e árabe. Seu menor público reportado foi de 5.500 pessoas em Luxemburgo e o maior de 35.000 em Istambul. A Espanha foi o país que teve o maior número de concertos, com cinco apresentações, seguida de França, com quatro, e Alemanha, com três. O show em Luxemburgo foi o primeiro da artista no país.

As empresas de monitoramento de dados só tornaram públicas as informações referentes à bilheteria dos concertos da cantora realizados em junho. Segundo a Pollstar, Shakira arrecadou 10,5 milhões de dólares com 16 apresentações, o que representa uma média de 700 mil dólares por concerto. Para esses 16 shows foram vendidos 141,395 ingressos com preço médio de US$ 70. Os números impressionam, principalmente quando levamos em consideração o período de adiamento da turnê, e colocam Shakira a frente de nomes como Lady Gaga, Santana, Fall Out Boy e Scorpions, em arrecadação no primeiro semestre do ano. Com apenas um mês na estrada, a colombiana teve a 84ª maior turnê em cifras arrecadadas de 2018 até o momento. Os dados fazem parte do relatório “Pollstar Mid Year Top 100 Worldwide Tours”.

Os números, que já chamam atenção, tendem a crescer ainda mais quando Shakira retomar sua turnê em agosto. Nos próximos meses, a colombiana tem 33 concertos agendados nos EUA, Canadá e América Latina. A expectativa de arrecadação é maior que dos concertos da Europa, uma vez que os shows na América do Norte possuem preços de ingressos superiores e os da América Latina serão realizados em grandes recintos, como estádios de futebol e parques abertos.

No Brasil, Shakira desembarca em outubro com shows agendados no Allianz Parque (21), em São Paulo, e na Arena do Grêmio (23), em Porto Alegre. Para sua apresentação na capital paulista foram colocados 36.900 ingressos à venda e diversos setores já estão esgotados. Em Porto Alegre, as produtoras não informaram o número total de bilhetes disponibilizados ao público. Mas, de acordo com a DC Set Promoções todos os ingressos iniciais foram vendidos e, devido à alta demanda, novas entradas foram colocadas à venda no último dia 18.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

1,500FãsCurtir
1,000SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
228,500SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS