Shakira e Clandestino não serão indicados ao Grammy Latino 2018

A Academia Latina de Gravação divulgou hoje (21) que a lista com os indicados à 19ª edição do Grammy Latino sai no próximo dia 20 de setembro. O Grammy Latino é a premiação musical mais importante do gênero e celebra os artistas, músicas e álbuns que mais se destacaram no último ano. Nas duas últimas edições, Shakira saiu com três gramofones. Em 2016, a colombiana levou os dois principais prêmios da noite: Canção e Gravação do Ano, com “La Bicicleta”. Já em 2017, El Dorado ganhou como “Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo”. Com uma sequência de vitórias invejável, logo cresceu a expectativa, por parte dos fãs, de que a cantora leve um Grammy Latino pelo terceiro ano consecutivo, com o seu lançamento mais recente, “Clandestino”. Mas infelizmente, isso não vai acontecer.

A parceria de Shakira e Maluma reúne todos os requisitos que a qualificam para receber um gramofone em categorias como “Canção” e “Gravação do Ano”, “Melhor Fusão/Interpretação Urbana”, “Melhor Canção Urbana” e “Melhor Vídeo Musical Versão Curta”. Mas não será indicada. Isso por causa do período de elegibilidade. Clandestino foi lançada no último dia 08 de junho. Só são considerados para o Grammy Latino 2018 os trabalhos lançados no período que vai de 1º de junho de 2017 até 31 de maio de 2018. Portanto, a nova faixa dos colombianos só pode ser indicada na premiação do próximo ano.

Shakira no Grammy Latino, em 2011.

Shakira ainda teria a chance de ser indicada esse ano com “Perro Fiel”, que foi lançada como single em 15 de setembro do ano passado, dentro do período de elegibilidade. Mas como a música faz parte do álbum que já recebeu um Grammy Latino na última edição, ela acaba ficando inelegível também. Sendo assim, Shakira não pode receber nenhuma indicação este ano. O máximo que pode acontecer é a cantora receber um prêmio à Excelência Musical, entregue à artistas que realizaram contribuições criativas de excepcional importância artística no campo de gravação durante sua carreira. Esses prêmios especiais são definidos pelo Conselho Diretivo da Academia Latina de Gravação.

Shakira foi a grande vencedora da edição 2016 dos prêmios.

No entanto, mesmo sem nenhuma indicação, Shakira poderá comparecer à cerimônia e se apresentar no palco da premiação. Afinal de contas, o Grammy Latino é o evento mais importante do ano para a música do gênero e uma plataforma de grande visibilidade. Além disso, Shakira está em dívida com a Academia. Em 2016, ela precisou cancelar sua atuação por causa de uma enfermidade com seu filho caçula, Sasha (03). No ano passado, a cantora também não pôde se apresentar, pois enfrentou um problema em sua prega vocal direita, que a afastou dos palcos por mais de seis meses.

A 19ª edição do Grammy Latino acontece no dia 15 de novembro, na arena MGM Grand Garden, em Las Vegas. A transmissão ficará a cargo do canal Univision. Ainda não há informações se alguma emissora brasileira transmitirá a cerimônia.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
191,000SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

INSTAGRAM FEED

ÚLTIMAS NOTÍCIAS