A cantora colombiana Shakira segue sua exitosa turnê mundial do disco El Dorado. Atualmente ela se encontra na América do Norte, onde toca em cidades do Canadá e dos EUA até o início de setembro. Sua série de shows vai se estender até novembro, quando ela encerra a El Dorado World Tour com um concerto especial na Colômbia, no dia 03. Depois disso sua vida profissional é uma incógnita. Espera-se que a artista reserve um período de descanso, para recuperar as energias e atender suas demandas de mãe e esposa. Quanto tempo esse descanso sabático vai durar ninguém sabe, mas o que seus fãs têm em mente é que ela não pode ficar novamente um longo período longe dos palcos.
Shakira ainda deve mais um disco sob o contrato que assinou em 2012 com a RCA e a Sony Latin e que é um desmembramento do seu contrato 360° com a Live Nation. Mas com a nova lógica do mercado fonográfico, muitos artistas têm dado preferência ao lançamento de singles periodicamente em detrimento de álbuns tradicionais. A própria colombiana lançou recentemente a faixa Clandestino, de modo isolado, com seu conterrâneo Maluma. A química com o jovem astro da música urbana da América Latina, a propósito, já rendeu outros sucessos como “Chantaje” e “Trap”. E se considerarmos o remix de “La Bicicleta”, chega a quatro o número de colaborações entre os cantores. Diante desse cenário não nos parece surreal a possibilidade de uma turnê conjunta entre os colombianos em 2019.
As turnês conjuntas ganharam fama e visibilidade nos últimos meses com a série de shows de Beyoncé e Jay-Z. O casal já havia rodado o mundo juntos em ocasião anterior e somam forças novamente em 2018 para a realização de concertos em grandes estádios. Mas eles não foram os únicos a se juntar e pegar a estrada em parceria com outros talentos. Rihanna já fez uma bem sucedida turnê com o rapper Eminem, Enrique Iglesias já viajou com Pitbull, apenas para citar alguns exemplos.
Pensando nisso, o SBR (Shakira Brasil) fez uma seleção de cinco artistas que poderiam se juntar à Shakira e pegar a estrada com shows icônicos pelo mundo.
1 – Maluma
Obviamente o primeiro nome que nos vêm à mente é o do jovem colombiano. Além das parcerias que já conhecemos, Shakira já confessou em entrevista que compôs, pelo menos, mais uma música com ele e que não lhe cairia mal a ideia de um álbum de duetos com o cantor. Maluma atualmente também está em turnê e sua passagem por cidades dos EUA, Europa e América Latina foram um verdadeiro sucesso.
Se juntar à Shakira aumentaria a presença global de Maluma e lhe permitiria tocar em territórios que, sozinho, ainda não teria alcance. Para a cantora, o benefício seria a renovação do seu público, agregando as jovens e adolescentes que seguem seu colega à sua extensa base de fãs. Com um número limitado de datas e em grandes recintos, acreditamos que a parceria na estrada funcionaria muito bem.
2 – Coldplay
Outro nome que nos soa promissor é o da banda Coldplay. Eles já dividiram o palco em 2017, no Global Citizen Festival. Uma mistura inusitada, mas que deu muito certo. Uma turnê em grandes estádios levaria o colorido e o som dos artistas à plateias gigantescas. Além do fato de que adoraríamos que Shakira gravasse uma canção inédita com a banda.
3 – Pink
Elas nunca cantaram juntas, mas há algo substancial que as ligam: o amor pelo rock. Shakira e Pink são hoje as cantoras pop que mais têm influência do rock em suas músicas e performances. Para Shakira, seria uma oportunidade de cantar em localidades como a Austrália, Coréia e Japão em uma turnê. Para Pink, seria o contexto ideal para uma excursão pela América do Sul, após anos distante. Mas preferimos Shakira no chão, sem acrobacias.
4 – Alejandro Sanz
As colaborações de Shakira com o espanhol são até hoje as preferidas dos fãs de longa data da colombiana. O reencontro da dupla para interpretar canções como La Tortura e Te Lo Agradezco Pero No seria um verdadeiro presente para os fãs. Uma turnê pela Espanha e América Latina seria um verdadeiro sucesso, além de nos proporcionar um espetáculo audiovisual incrível.
5 – Madonna
Este talvez seja o nome menos provável da nossa lista que efetivamente acompanharia Shakira em turnê. Madonna é a artista feminina com o melhor retrospecto de arrecadação com suas séries de shows pelo mundo e economicamente talvez não lhe parecesse vantajoso uma jornada com a colombiana. Mas a cantora de “Like a Virgin” poderia explorar a enorme base de fãs de Shakira nos mercados emergentes e se beneficiar de sua alta popularidade nas plataformas de streaming. Para Shakira, além da garantia de público em territórios diversos, ela proporcionaria a seus fãs a experiência de tocar com uma grande estrutura de palco.
E você, acha essa uma possibilidade real? E que artista gostaria de ver ao lado de Shakira no palco? Deixe sua opinião no campo de comentários.