Ministra da Educação? Shakira vira meme político nas redes

Na última quinta-feira (22), o presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou em suas redes sociais a indicação do educador e filósofo colombiano Ricardo Vélez Rodríguez como ministro da Educação do seu futuro governo. O anúncio gerou uma série de reações no meio político e, claro, nas redes sociais. Mas uma em particular nos chamou a atenção. Internautas passaram a compartilhar um meme, pedindo a Shakira como nova ministra. Até a galera do SBR entrou na brincadeira e compartilhou a imagem, que já vinha rodando a rede nos últimos dias.

Apesar de ser apenas uma publicação bem humorada sobre o cenário político nacional, a ideia de Shakira à frente da pasta da Educação soa extremamente coerente. A cantora colombiana tem em seu currículo uma longa experiência na promoção do acesso universal à educação básica de qualidade, além de ter sido secretária especial da Casa Branca no departamento de Educação, durante a administração Obama.

Mais do que qualificada

Shakira tem o prestígio da comunidade política global no que tange à educação. Seu labor em prol de suas causas e sua acertada diplomacia são capazes de colocar inveja em muitos políticos nacionais de carreira com cargos de indicação. Ela tem trânsito livre com diversos líderes globais, já recebeu prêmio do Fórum Econômico Mundial de Davos por sua liderança na área e há anos tem mudado a realidade de comunidades inteiras na Colômbia com sua Fundação Pies Descalzos, que promove o acesso à educação de qualidade gratuita para crianças e jovens em áreas de vulnerabilidade social.

Shakira recebe prêmio do Fórum Econômico Mundial por apoio à educação infantil

Ter Shakira como Ministra seria ter uma das embaixadoras da Boa Vontade da UNICEF mais engajadas trabalhando em prol do país. Suas ações já beneficiaram crianças na África do Sul, Colômbia, Bangladesh, Haiti e até mesmo o Brasil.

Em 2011, a cantora, por meio de sua Fundação ALAS (América Latina em Ação Social), assinou uma parceria com o governo federal e a Fundação Xuxa Meneghel que permitiu a criação de 100 creches no país.

“É um prazer estar aqui representando a Fundação ALAS. Amo o Brasil e estou feliz de estar tendo a oportunidade de lançar este programa de cooperação entre os governos, a fundação e a Xuxa. Tive uma reunião recentemente com a presidenta Dilma e conversamos sobre esta união de forças em direção a um objetivo comum: as crianças. Acredito que este programa ajudará a quebrarmos o ciclo de pobreza e desigualdade”, disse Shakira à época.

Anos antes, em 2008, ela participou da XVIII Cúpula Iberoamericana em San Salvador, onde apresentou um projeto para 22 Chefes de Estado sobre educação de jovens e crianças na América Latina.

Shakira na XVIII Cúpula Iberoamericana em El Salvador.

No ano seguinte, em Portugal, em nova edição da cúpula, ela assinou um acordo com o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e diversos países da América Latina para a criação de um projeto de expansão de oportunidades de desenvolvimento para crianças da região. O projeto premiou diversas ações na área da educação nos últimos anos.

Acostumada a lidar com grandes chefes de Estado, Shakira já protagonizou encontros em prol da educação global com diversas autoridades. Entre elas estão a Rainha Rania da Jordânia, o presidente de Israel à época e Nobel da Paz Shimon Peres, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau e o ex-presidente norte-americano Barack Obama.

Em 2011, durante o governo Obama, Shakira foi designada pela Casa Branca como assessora especial para a educação de hispânicos nos EUA, devido às sua experiência de sucesso em outras nações com suas fundações. Restam dúvidas de que Shakira preenche todos os requisitos para ser uma excelente ministra da Educação?

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,700SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS