Shakira: o exemplo para as novas estrelas da música latina

Com uma carreira sólida e um currículo repleto de realizações, Shakira é hoje a estrela latina  mais importante de sua geração. Seus números falam por si só. Segundo sua gravadora, ela já vendeu mais de 125 milhões de singles e discos, sua música toca no mundo todo e já foi reproduzida bilhões de vezes nas plataformas de streaming. Ela já ganhou vários prêmios, incluindo Grammys, Grammys Latinos, Billboard Awards e VMA, apenas para citar alguns. Shakira lota estádios e arenas na França, no Brasil, na Turquia, nos EUA, no México e em diversas outras partes do mundo. Seus hits viralizam com uma velocidade impressionante e continuam a marcar época a cada lançamento. Ela é Embaixadora da Boa Vontade da Unicef, mantém desde os 18 anos de idade a Fundação Pies Descalzos na Colômbia, que ajuda crianças e suas comunidades em zonas de vulnerabilidade social. Estes são apenas alguns dos motivos que tornam Shakira um dos ícones globais do mundo da música mais admirados do planeta.

E essa admiração não é exclusividade dos seus fãs. A nova geração de talentosas cantoras latinas tem se espelhado nos passos da colombiana e projetam nela o que elas querem alcançar no futuro como artistas. Essa semana, sua conterrânea Karol G virou notícia ao afirmar que Shakira é uma grande inspiração e se rasgou em elogios à trajetória artística da colega, em entrevista à People em espanhol. Mas Karol G não é a única que já deu declarações públicas sobre a admiração por Shakira. Cantoras da nova geração como Becky G, Natti Natasha e Anitta também caíram aos pés da colombiana e afirmaram a ter como referência musical.

“Shakira tem a carreira mais memorável do mundo” e “será lembrada para sempre”, diz Karol G

Karol G ainda é pouco conhecida no Brasil, mas é uma verdadeira estrela em explosão no mercado latino. A ganhadora do Grammy Latino 2018 de Artista Revelação é dona de hits como “Mi Cama” e “Ahora Me Llama”, que acumula milhões de reproduções nas plataformas de streaming e a colocou em evidência nos charts do continente e nas listas de popularidade da Billboard. Um dos nomes mais quentes da nova constelação de estrelas femininas da nova geração, a colombiana nascida em Medellín mescla trap e reggaeton em suas produções. Em entrevista publicada ontem (25) na People em Espanhol, a cantora afirmou categoricamente que Shakira é sua maior referência na indústria e que no futuro gostaria de ser lembrada como ela.

“Tenho a minha maior referência em meu país. Temos a Shakira. Ela rompeu todas as barreiras, de idioma, de estigma, de tudo. Uma mulher que tem três canções oficiais de um Mundial, que é mencionada em filmes, em séries, ou seja, pode-se dizer a carreira mais memorável do mundo. Todos vamos nos lembrar e lembrar da Shakira para sempre e isso é o que eu quero que as pessoas vejam da Karol G”.

“Shakira desde jovem pôde romper barreiras”, Natti Natasha

Ela é hoje o principal nome feminino do mainstream latino e teve uma acensão meteórica. Seus vídeos foram os mais assistidos no Youtube em 2018. Conhecida no Brasil recentemente por sua parceria com Anitta em “Te Dije”, a dominicana Natti Natasha também não esconde sua admiração por Shakira. Os feitos da colombiana parecem impressionar a cantora da República Dominicana e servem como norte na carreira e um exemplo próximo de uma latina que conquistou o mundo. Em entrevista à agência de notícias EFE, ela revelou que Shakira é uma de suas grandes inspirações.

“Shakira é uma das minhas grandes inspirações, por suas danças sensuais e sua maneira de cantar bem única. Tenho uma grande admiração pela Shakira porque desde jovem ela tem sido uma mulher que pôde romper barreiras e se situar entre as mais conhecidas do mundo”.

“Shakira sempre foi uma das minhas artistas favoritas”, Becky G

A norte-americana com ascendência mexicana, Becky G, é outro jovem talento que ganhou projeção na América Latina nos últimos dois anos. E ela tem algumas coisas em comum com Shakira. Ambas dividem o mesmo selo discográfico, a Sony Latin, trabalharam com o badalado produtor Supa Dups e são as únicas artistas femininas a terem um single com Disco de Diamante latino nos EUA. Seus sucessos recentes “Mayores” e “Sín Pijama” a catapultaram para o estrelato e quando questionada com quem gostaria de colaborar um dia, ela não exitou em mencionar o nome da colombiana.

“Shakira sempre foi uma das minhas artistas favoritas, ainda que eu também gostaria de colaborar com Maluma e C. Tangana”, disse a cantora ao El Espectador.

Vale lembrar ainda que Becky G foi a escolhida para substituir os vocais de Shakira em “Mad Love”, canção de Sean Paul.

“Shakira é uma das minhas professoras”, Anitta

A representante do Brasil que tem feito bonito nos mercados da América Latina só podia ser a Anitta. A carioca levou a sério o projeto de conquistar o continente e já figura como um dos nomes a se levar em consideração na indústria. Suas parcerias com nomes de peso no mercado latino como J Balvin, Maluma, Natti Natasha e Greeicy a colocaram na rota do sucesso e ela também enxerga na Shakira um referencial de carreira. Em entrevista ao El Heraldo, da Colômbia, ela inclusive afirma com bom humor que a intérprete de “Hips Don’t Lie” é sua professora de canto e presença de palco.

“Shakira é uma das minhas professoras de canto, de presença de palco, é uma artista incrível e seguramente seria um prazer para mim trabalhar com ela”.

 

Novos Horizontes

Seguramente, cada uma dessas incríveis e talentosas artistas tem um caminho próprio a percorrer, mas carregam consigo o sonho em comum de trilhar os mesmos passos de sucesso de Shakira. A colombiana é o exemplo mais próximo de que é possível vencer barreiras geográficas, de idioma, de gênero e conquistar o mundo com talento e verdade. Sem dúvidas, Shakira continuará sendo um exemplo para os novos talentos do mercado latino e em um horizonte próximo até vislumbre uma parceria com uma dessas novas estrelas.

 

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,700SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS