Uma década de She Wolf: 5 influências fundamentais na criação do álbum

Após o sucesso de Oral Fixation e de seu primeiro #1 nos Estados Unidos com ‘Hips Don’t Lie’, Shakira estava disposta a se superar. “Sinto que este é meu momento na América”, disse ela em uma entrevista para a Rolling Stone na época do lançamento do disco. “Esta é minha chance para consolidar minha carreira e meus sonhos como artista nos Estados Unidos”. 

Para realizar seu sonho, ela reuniu um time de artistas nunca visto antes em um projeto seu para trabalhar em diversas áreas do álbum e não apenas como artistas convidados nos singles, como na era ‘El Dorado’, por exemplo. No nosso post de hoje, que comemora os dez anos de lançamento de um discos mais importantes da carreira de Shakira, listamos cinco importantes influências em sua criação.

1-The Bravery

Para trabalhar nas letras, Shakira convocou o cantor e compositor Sam Endicott, que posteriormente viria a co-escrever ‘She Wolf’ e ‘Men In This Town’, além da aclamada ‘Devoción’, do álbum seguinte. O trabalho mais proeminente de Sam é a banda ‘The Bravery’, cujo baterista Anthony Burulcich, posteriormente apareceria na faixa ‘Tu Boca’.

2- Led Zepellin

Na faixa ‘Why Wait’, Shakira queria recriar um segmento de cordas específico da faixa ‘Kashmir’ da banda progressiva Led Zeppelin sem simplesmente  sampleá-lo. Para isso, ela convocou o instrumentista Hossam Ramzy, que trabalhou diretamente com Jimmy Page e Robert Plant, apenas para trabalhar nesta parte da canção. Posteriormente, o músico voltaria a trabalhar com Shakira na orquestração de ‘Empire’

Confira a faixa original e identifique o momento que serviu de inspiração:

3-Jorge Drexler

Outro nome importante na criação das letras do álbum foi o uruguaio Jorge Drexler. O primeiro de seu país a ganhar um Oscar (em 2004, ele vencera o prêmio de melhor canção original pela canção ‘Al Otro Lado Del Rio’, para o longa Diários de Motocicleta’). Ele trabalhou especificamente na criação das três versões em espanhol presentes, além de outras faixas que ficariam para ‘Sale El Sol’. Com um corpo de trabalho muito distinto do de Shakira, ele posteriormente deixaria claro que trabalharia a serviço de Shakira e não em parceria com ela: “Vou ser muito honesto: Shakira trabalha muito mais do que eu na composição de um disco. Trabalhamos 12 horas por dia, foi uma loucura. Então ela pegou todas as músicas e fez sua própria colagem. Eu sempre brincava com ela dizendo: “’Te dou todas essas opções de rimas, escolha qual gostar mais. Loba é tudo, menos uma canção simples. É uma canção enormemente complexa. Tem várias camadas de produção, várias camadas de desenvolvimento de letras.”

Jorge Drexler e Shakira na cerimônia de entrega do prêmio especial Personalidade do Ano no Grammy latino, em 2011.

4- Amanda Ghost

Presidente do selo Epic, ao qual Shakira pertencia, Ghost foi outro nome com papel fundamental na hora de dar forma ao disco. Além de co-escrever o terceiro single ‘Gypsy’, ela foi também a negociadora e principal responsável pela inclusão de ‘Give It Up To Me’ no álbum, levando ao adiamento do lançamento do álbum nos Estados Unidos (os discos já estavam prontos para o lançamento em 13 de novembro quando ela mostrou a demo para Shakira na véspera do VMA 2009) e seu relançamento no restante do mundo com a adição da nova faixa.

5- Mert & Marcus

A dupla de fotógrafos foi responsável pela direção artística do ensaio que ilustra o disco e que, de modo geral, acabaria influenciando todo o visual de Shakira durante a era. Oriundos particularmente do mundo da moda, a dupla de fotógrafos que colabora constantemente com Madonna trouxe para Shakira um visual mais refinado nunca antes adotado por ela, incluindo maquiagem mais presente e inúmeras peças de alta costura incorporadas ao seu visual.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,700SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS