Direitos Globais de Shakira foram comprados por mais de 300 milhões de dólares em 2008

Da Redação – O Shakira Brasil (SBR) teve acesso a novos detalhes do acordo milionário assinado pela colombiana com a Live Nation, em 2008. O contrato 360º firmado entre as partes na época cedia todos os direitos globais de Shakira para a gigante do entretenimento ao vivo por um período de dez anos; e envolvia desde turnês até a gravação de músicas, passando por endossos, patrocínios, merchandising e direito de imagem. Em contrapartida, a cantora receberia uma volumosa quantia em dinheiro. À época, a imprensa chegou a especular a cifra que a estrela latina receberia pela cessão dos seus direitos e diversos veículos apostaram em valores na casa dos 60 e 70 milhões de dólares. Mas o valor real foi bem acima do veiculado. Em função de um processo por suposta sonegação fiscal correndo na Espanha, diversos detalhes do patrimônio da artista vieram à tona e um deles foi o valor do contrato realizado com a Live Nation. De acordo com documentos da Agência Tributária da Espanha, ficou acordado que a empresa de entretenimento ao vivo pagaria à cantora a enorme cifra de U$ 348.001.500 (trezentos e quarenta e oito milhões e mil e quinhentos dólares). Isso gira em torno de quase R$ 2 bilhões, levando em conta a taxa de câmbio praticada pelo Banco Central brasileiro na data de hoje (08).

O SBR já havia revelado, com exclusividade, que a Live Nation esperava obter receitas brutas de U$ 800 milhões nos 10 de anos de parceria com a estrela colombiana. O acordo incluia turnês, merchandising de turnê, ingressos de mercado secundário (revenda), gravação de música, licenciamento e outras mercadorias de varejo, patrocínios e endossos não advindos de turnê, DVD e direitos de transmissão, fã-clube, website e direitos literários.

O contrato 360º era um modelo inédito na época e balançou a indústria. A Live Nation desembolsou quantias gigantescas para assinar com os maiores artistas de cada gênero musical. Apenas cinco artistas no mundo foram contemplados com este tipo de contrato. Além de Shakira, assinaram com a empresa Jay-Z, U2, Madonna e Nickelback.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
191,000SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

INSTAGRAM FEED

ÚLTIMAS NOTÍCIAS