Na madrugada desta terça-feira (10) algumas das contas mais populares do YouTube foram invadidas por hackers e tiveram os títulos de alguns vídeos alterados, ou até mesmo seus vídeos deletados.
Dentre as contas afetadas estava o canal VEVO de Shakira. O vídeo de “Chantaje” que já acumula mais de 2 bilhões de visualizações teve seu título alterado e o avatar do canal da colombiana foi substituído por uma imagem dos ladrões da série “La Casa de Papel“. No título estavam palavras como “Palestina Livre“.
De cordo com o site TecMundo, o grupos de hackers conhecidos por Prosox e Kuroi’SH também atacaram as contas de Taylor Swift e Selena Gomez, e deletaram o vídeo do hit “Despacito“, de Luis Fonsi e Daddy Yankee. Eles chegaram a se pronunciar no Twitter sobre o ocorrido:
“Isso é apenas por diversão, apenas usei o script ‘youtube-mudança-título-vídeo’ e escrevi ‘hackeado’. Não me julgue, amo o YouTube”.
Tanto o YouTube, quanto o Google e a VEVO não se pronunciaram sobre o fato. Já Shakira por sua vez, publicou uma foto em suas redes sociais mostrando que seguia sua rotina de exercícios físicos normalmente e não se abalou em nada com o ataque.
É um dia vermelho e preto! Shak
It’s a red and Black day! Shak pic.twitter.com/i1yHPauhBw
— Shakira (@shakira) April 10, 2018