El Dorado: Um ano do álbum que trouxe Shakira de volta ao jogo

Quando Shakira se retirou da música no auge da divulgação do seu álbum homônimo, em 2014, em função da gravidez de seu segundo filho, o futuro de sua carreira virou uma grande incógnita. Seu retorno foi posto em xeque por um mix de insegurança e vontade de passar mais tempo com a família. De um lado, a sombra de executivos exigentes, que viram suas expectativas de um disco #1 frustradas após o desempenho comercial de seu último álbum em inglês. Do outro, os louros da maternidade e a vontade visceral de se dedicar exclusivamente aos filhos. Nesse clima de incertezas, o apoio do marido da cantora, o jogador do Barcelona F.C., Gerard Piqué, foi crucial.

“Fiquei com medo do palco. Estava confusa, tive a tentação de deixar tudo”, desabafou a cantora em entrevista à Vanity Fair italiana. Já ao portal de notícias brasileiro G1, ela declarou: “Tive medo de não fazer a melhor música que podia. Nada dá mais medo que um papel em branco. Nas primeiras semanas, havia o conflito sobre o que eu queria fazer. Tinha o desejo de continuar com os meus filhos o dia inteiro, mas também de deixar a persona criativa e artística dentro de mim voar”. E acrescentou: “Ele [Piqué] foi uma grande motivação. Conversou muito comigo e me ofereceu ajuda com os filhos, para que eu pudesse ficar tranquila no estúdio.”

A incerteza, por fim, deu lugar ao prazer de estar de volta aos estúdios e, o que antes eram sessões intermináveis e angustiantes de trabalho, passou a ser uma válvula de escape e uma espécie de hobbie. Shakira aprendeu a trabalhar de maneira mais fluida e o resultado veio ao mundo no dia 26 de maio de 2017. Hoje, a exato um ano do lançamento de El Dorado, o SBR faz uma reportagem especial em comemoração ao disco que, não só trouxe Shakira de volta ao jogo da música, como também a colocou em posição de destaque em um mercado concorrido e cada vez menos tolerante a erros.

Sucesso Comercial

O medo do fracasso é um fantasma que assombra todo e qualquer artista. O desempenho modesto de seu álbum homônimo em 2014 virou uma pedra no sapato de Shakira. Era seu primeiro disco debaixo do exclusivíssimo contrato 360° que havia assinado anos antes com a Live Nation, que envolvia, entre outras coisas, dezenas de milhões de dólares. Os diretores da RCA, uma das responsáveis pela distribuição do álbum, anunciavam aos quatro cantos que 2014 seria o ano da colombiana. As apostas eram altíssimas. Mas, apesar de 41° álbum mais vendido no mundo naquele ano (com mais de 900 mil cópias) não ser um número ruim, com certeza estava aquém do que os executivos esperavam.

No entanto, tudo ficou para trás quando Shakira encontrou seu El Dorado. Seu disco, majoritariamente em espanhol dessa vez, virou a cidade de ouro perdida da sua casa discográfica. O sucesso avassalador nas plataformas de streaming encheu os cofres da gravadora com os royalties das chamadas licenças de conteúdo. Até hoje, já são mais de 1,3 bilhão de reproduções das faixas do disco no Spotify e mais de 5 bilhões de visualizações no YouTube. A gravadora não nos informou o número total de vendas equivalentes do álbum no mundo. Mas considerando apenas cinco países (EUA, França, Polônia, Colômbia e Brasil), em que há dados públicos de certificação por altas vendas, o disco de Shakira já vendeu pelo menos 660 mil cópias. Isso nos leva a crer, de forma plausível, que El Dorado já tenha ultrapassado a casa de 1 milhão de cópias vendidas. Esse número é bastante impressionante para os parâmetros atuais do mercado fonográfico global. Logo na estreia, ele atingiu a primeira posição no iTunes de 37 países e ficou por várias semanas no posto mais alto das listas Top Latin Álbuns e Top Latin Pop Álbuns da Billboard.

Aclamação da Crítica

O sucesso comercial do disco de Shakira veio acompanhado da aclamação da crítica. O álbum ganhou dois dos mais importantes prêmios musicais de sua categoria. El Dorado foi eleito o álbum de pop latino do ano no Grammy Norte-americano, além de ter sido escolhido o melhor disco vocal de pop contemporâneo pela Academia Latina de Gravação. A faixa La Bicicleta arrebatou os Grammys Latino em 2016 nas categorias Canção e Gravação do ano. Shakira foi exaltada por diversos júris de premiação e publicações do mundo em função de sua destreza em produzir uma obra fresca e contundente, que flerta com as tendências de mercado ao mesclar o gênero urbano com seu pop tradicional, sem abrir mão de sua essência artística.

Os próximos passos

Com El Dorado, a colombiana reassumiu seu posto de maior estrela latina da geração e levou a música do continente aos 4 cantos do planeta. Passados 365 dias do seu lançamento, a cantora só tem alegrias a celebrar.

E o começo dessa celebração está marcado para daqui a 8 dias, na Alemanha. No dia 03 de junho, a cantora estreia a turnê mundial de divulgação do disco. Shakira vai percorrer países da Europa, Ásia, América do Norte e Latina, inclusive o Brasil, até novembro. Serão mais de 50 shows, em que ela vai brindar seu público com as canções de El Dorado e os principais hits de sua carreira. A cantora tem planejado uma verdadeira festa e nos convida a comemorar juntos no lugar que é seu por direito: os palcos.

 

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
223,500SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS