Shakira está cada vez mais perto do Brasil. Em apenas 10 dias, ela se apresenta na capital paulista diante de um estádio lotado. Depois ela segue para Porto Alegre, onde toca na Arena do Grêmio para um dos seus públicos mais apaixonados. Lá estarão Larissa, Gabriel e Felipe…três fãs da cantora que guardam um sonho em comum: a chance de vê-la pessoalmente, cara a cara. Na segunda matéria da série #EuVou, nós vamos conhecer as suas histórias e os esforços pessoais de cada um para estarem um pouquinho mais perto da colombiana em sua passagem por Porto Alegre.
Gabriel mora em Minas Gerais e vai enfrentar uma longa viagem até a capital gaúcha, para assistir ao seu primeiro show de Shakira, no dia 23. Larissa não tem o desafio da distancia, ela mora em Porto Alegre, mas precisou vencer outro obstáculo para garantir a ida ao seu primeiro show da cantora: ela só tem 15 anos e, portanto, não pode ir desacompanhada de um responsável legal. Já Felipe, de Santa Catarina, arruma as malas para seu quarto concerto da colombiana. Três personagens que vão cruzar seus caminhos na Arena do Grêmio.
Larissa, uma paixão herdada da tia
A primeira vez que Shakira se apresentou em Porto Alegre, a jovem Larissa Netto (15) sequer tinha nascido. Era o ano de 1997, quando a colombiana aterrissou na capital gaúcha para um concerto emocionante no Gigantinho. Naquela época, a cantora exibia um look rock, com uma longa cabeleira escura, e ainda não era uma super estrela global. Hoje, 21 anos depois, tudo mudou. Shakira é uma das maiores estrelas internacionais e conseguiu atrair um público diverso e de diferentes gerações. Entre eles está Larissa, que conheceu a cantora através da sua tia. “Eu sempre ouvi as músicas da Shakira quando criança, porque a minha tia sempre foi fã, desde a adolescência”, comentou a jovem.
Em 2011, a colombiana voltou para sua segunda apresentação em Porto Alegre. Agora, Larissa já tinha vindo ao mundo, estava com 8 anos e poderia curtir o momento com sua tia. Mas as circunstâncias da vida adiaram esse sonho por sete anos. Agora a jovem está pronta e ansiosa para assistir a seu primeiro espetáculo de Shakira, na companhia de quem lhe inspirou essa paixão.
“Quando a Shakira veio aqui há 7 anos, ela [a tia] não pôde ir pois estava grávida, quase ganhando literalmente, então não deu. Mas eu sempre prometi para ela que a gente iria. Até que um dia foi confirmado: ela viria para Porto Alegre com a El Dorado Tour. Era tudo que a gente precisava ouvir! Então vimos os preços, data e confirmamos que iríamos. No domingo de noite, iria abrir a venda de ingressos e ela iria tentar comprar pelo celular na casa dela. Mas deu erro na compra, e decidi então que eu iria tentar pelo computador. Mas aí minha tia desistiu, simples assim. Imaginem a minha cara. Passou 3 dias e convenci ela de novo, e lá fui eu comprar os ingressos. Eu tinha feito todo o processo e quando chegou a hora de confirmar, deu erro, erro e erro de novo. Descobrimos que tinha passado o limite do cartão para a compra. Como era um sábado, teríamos que tentar só na outra semana para conseguir aumentar o limite do cartão. E lá fui eu de novo! Quando fui selecionar os ingressos, não tinha mais cadeira inferior meia-entrada para mim. Mas eu não ia ficar esperando abrir “né?”, comprei os dois ingressos tudo modalidade inteira mesmo. Uma amiga minha depois comprou também e agora vamos nós 3 ao show e iremos realizar o meu sonho e o da minha tia, que já passou por tanta coisa e merece isso”.
Gabriel e o apoio da família para vencer as dificuldades
O jovem de 21 anos e estudante de fisioterapia, Gabriel Santos, tem uma história de vida difícil. Ele mora na pequena Carlos Chagas, uma cidade de Minas Gerais, próxima a divisa com a Bahia e com o Espirito Santo. Ele só conheceu o pai depois que completou 18 anos, e cresceu apenas com a mãe e uma irmã, que enfrenta uma paralisia cerebral leve. Fã de Shakira há algum tempo, as dificuldades financeiras o impediram de realizar o sonho de ir a um show da colombiana quando ela esteve no país, em 2011.
“Quando comecei a ter acesso às redes sociais, conheci o trabalho da cantora Shakira. Daí em diante fui pesquisando, aprendendo as músicas até que me tornei fã. Ela já veio ao Brasil várias vezes, porém na época, por não ter condições financeiras, não pude realizar esse sonho de ir a um show”, contou Gabriel.
Esse ano, quando a cantora anunciou o retorno ao país com sua turnê El Dorado, mais uma vez as dificuldades financeiras colocaram o sonho do rapaz de ver a Shakira de perto em risco.
“Quando fiquei sabendo ao certo das datas dos shows pelo Brasil, comuniquei meu namorado, e minha mãe. Eu estava eufórico e feliz, pedi minha mãe se poderia ajudar no ingresso e infelizmente ela falou que não tinha condições e eu estudante também não tive condições de ter o dinheiro para comprar o tão sonhado ingresso. Nisso já tinham se passado várias e vários dias e os ingressos de meia-entrada tinham esgotado e os de inteira também. Fiquei triste e logo mandei mensagem para a empresa de vendas e eles disseram: “iremos abrir novos lotes”. Foram muitos e-mails sendo enviados de tamanha ansiedade kkkk; até que, após vários dias entrando no site do show, liberaram novos ingressos. Mas eu infelizmente ainda não tinha dinheiro suficiente para fazer a compra. Lutei e mandei mensagem para meu pai e pedindo a Deus na esperança de que meu sonho fosse realizado. Até que meu pai mandou o dinheiro e agora o mais importante, além do ingresso, consegui a passagem [ele ganhou do namorado]. Sou do interior de Minas Gerais e irei percorrer estrada juntamente com meu namorado, Rafael, saindo de Teófilo Otoni (MG) até Vitória (ES). De lá pegarei um voo para Porto Alegre, com conexão em São Paulo”.
Feliz com a conquista, Gabriel agora sonha mais alto.
“Estou a um pulo de realizar um dos meus sonhos e agora tenho a esperança de conhecê-la de perto, para isso estou participando da promoção da Rádio Atlântida e quero muito ganhar. E espero futuramente poder escrever novamente essa mesma história, acrescentando a realização de ir ao show, contar a experiência e dizer que ainda conheci a cantora, sem deixar de agradecer a Deus, meu namorado, minha mãe e meu pai”.
Felipe, o fã “loco, loco, loco”…
Se para Larissa e Gabriel será a primeira vez em um show da colombiana, para Osmar Felipe, 28 anos, será a quarta vez em um concerto de Shakira. Parte de sua historia já é conhecida por muita gente. Em 2010, o rapaz ficou famoso ao estampar páginas de jornais e sites do mundo todo nos bastidores do Rock in Rio Lisboa, ao lado da cantora.
“No ano de 2010, tive a primeira oportunidade de ir a um show da Shakira e, curiosamente, neste mesmo dia foi o dia mais especial da minha vida, a conheci pessoalmente. Eu morava em Lisboa, Portugal, e depois de ir várias vezes até à produção do Rock in Rio, consegui entregar um cartaz com uma carta à Roberta Medina. Um dia antes do show, recebi uma ligação da produção dizendo que iria conhecê-la. No dia, cheguei ao local combinado dentro do evento e então fui levado para esse encontro. Antes de entrar, fui revistado e retiraram minha câmera, não poderia fotografar, apenas a produção do RIR poderia fazê-lo, pediram também para não falar diretamente com ela, e não tocá-la. Tive medo de me decepcionar e ela ser arrogante, mas para a confirmação daquilo que já sabia, ela veio até um a um e abraçou a todos, mesmo atrasada pro show. Ela deveria entrar meia-noite e já eram meia-noite e quinze. Ao vê-la ir, tive um flash de que era o momento da minha vida e gritei o nome dela, quando ela olhou abaixei a camisa e mostrei minha tatuagem [Felipe tatuou o rosto da colombiana no peito em 2008]. Então, ela voltou pegou na minha camisa abaixou, e disse a seguinte palavra: “louco” kkk. Foi o momento mais especial da minha vida. Além das fotos, ela autografou a minha bandeira e foi super fofa”, nos contou Felipe.
Sua história com a cantora remonta o ano de 1998, quando ele tinha apenas 8 anos de idade, e ouviu o clássico “Estoy Aqui”. A tatuagem, ele explica, nasceu por causa de seus muitos questionamentos na adolescência e a música de Shakira, principalmente a dos álbuns “Fijacion Oral 1” e “Oral Fixation 2”, o ajudaram a entender este momento da vida.
Depois da experiência marcante em Lisboa, ele ainda foi a mais dos shows da cantora. Dormiu três dias na fila do Rock in Rio Madrid, também em 2010. No ano seguinte, se mudou para o Brasil e mais uma vez foi ao concerto da artista no festival de Roberto Medina, no Rio de Janeiro. Esse ano, ele embarca de Florianópolis rumo a Arena do Grêmio e sonha repetir o feito de 2010 e ficar cara a cara com Shakira nos bastidores da turnê.
“Em 2011, vim morar no Brasil e fui ao Rock in Rio. Durante “La Despedida” eu estava na primeira fila e ela me reconheceu, foi muito emocionante por estar no meu país. Agora 7 anos sem vê-la e 8 anos do dia que estive com ela… estou tentando pela promoção da Atlântida me encontrar com ela novamente. Sinto que preciso deste encontro para me encher de energia e porque seria a primeira vez que estaria pessoalmente com ela no Brasil, e isto significa muito para mim”.
E você, assim como a Larissa, o Gabriel e o Felipe, também vai a um dos shows de Shakira no Brasil? Então compartilhe sua história conosco nas redes sociais, usando a hashtag #ShakiraNoBrasilEuVou. E não se esqueça de marcar o Shakira Brasil para que a gente possa ver sua história. Confira abaixo o endereço das nossas redes sociais:
Facebook: @shakirabrasiloficial
Twitter: @shakira_brasil
Instagram: @shakirabr