Era uma bonita manhã de maio, Shakira realizava um evento em um shopping center em Sidney, na Austrália. O ano era 2002 e a cantora promocionava o seu, então recente, álbum Laundry Service. De repente, um jovem atira um saco de cimento em cima da cantora e interrompe o evento. A colombiana não se feriu, mas, coincidentemente ou não, nunca mais retornou ao país. O episódio lamentável, que estampou jornais do mundo todo na época, não impediu, no entanto, que as músicas de Shakira continuassem a atingir os mais altos índices de popularidade na região. Apesar da pouca divulgação e ausência da artista por lá, várias de suas canções e álbuns alcançaram posições de destaque nos charts da Austrália e Nova Zelândia. Em mais uma reportagem da série especial #ShakiraChartsHistory, o SBR mergulha nas listas oficiais de popularidade, desta vez da região da Oceania, e apresenta os números da carreira da artista por lá.
A Oceania é uma região geográfica que compreende um conjunto de ilhas do Oceano Pacífico (como a Micronésia, por exemplo), além de Nova Guiné, Nova Zelândia e Austrália. Apenas estes dois últimos países representam um mercado forte na indústria fonográfica e computam os dados de desempenho de trabalhos musicais.
Austrália
Na Austrália, o órgão responsável pela indústria fonográfica do país é a ARIA (Australian Recording Industry Association). É ela quem emite semanalmente as listas oficiais de desempenho por lá, conhecidos como ARIA Charts. Shakira já apareceu diversas vezes nas tabelas oficiais da ARIA com seus trabalhos em inglês. A cantora possui 3 singles #1 no país: “Whenever, Wherever”, “Underneath Your Clothes” e “Hips Don’t Lie”. Já na lista de álbuns, apenas Laundry Service, seu disco de estreia no país, atingiu o topo das paradas.
O primeiro single do álbum, “Whenever, Wherever”, passou seis semanas no 1º lugar no inicio de 2002. A canção estreou em #1 logo no início de fevereiro e permaneceu no topo até meados de março. Passou 16 semanas no Top 10 e 20 semanas no Top 50. O single ganhou 3 discos de platina e terminou 2002 como a segunda música mais bem sucedida do ano na Austrália, atrás apenas do hit “Without Me”, do Eminem.
Outra canção da colombiana que alcançou o topo das paradas foi “Underneath Your Clothes”, no mesmo ano. A faixa terminou 2002 como a 11ª canção melhor ranqueada no país, e ganhou dois discos de platina. No chart anual, Shakira ainda apareceu com a faixa Objection, na posição #41. O álbum Laundry Service também foi o 2º álbum mais vendido do país naquele ano e ganhou cinco discos de platina.
Quatro anos depois, Shakira voltou a ter um single #1 na Austrália. O mega hit “Hips Don’t Lie”passou nove semanas consecutivas no topo das paradas, em meados de 2006. A música estreou em # 1 por volta de junho e ficou lá até meados de agosto. Passou um total de 14 semanas no top 10 e 24 semanas no top 50. A faixa foi # 3 na parada de singles de final de ano da ARIA 2006 e foi certificada com disco de Platina.
Confira as melhores posições alcançadas pelos singles e álbuns de Shakira no ARIA Charts:
Single Posição Máxima Certificado
Whenever, Wherever #1 3x Platina 210,000 cópias
Underneath Your Clothes #1 2x Platina 140,000 cópias
Objection #2 Platina 70,000 cópias
Beautiful Liar #5 Ouro 35,000 cópias
The One #16 – –
She Wolf #18 – –
Can’t Remember To Forget You #18 – –
Don’t Bother #30 – –
Get it Started #31 – –
Waka Waka (This Time for Africa) #32 Ouro 35,000 cópias
Álbum Posição Máxima Certificado
Laundry Service #1 5x Platina 350,000 cópias
Shakira. #8 – –
Oral Fixation 2 #9 Ouro 35,000 cópias
Live & Off The Record (DVD) – Ouro 7,500 cópias
Vale lembrar que os álbuns em espanhol de Shakira, com exceção de El Dorado, não tiveram lançamento oficial no país.
Nova Zelândia
Na Nova Zelândia, a Recorded Music NZ é o órgão responsável da indústria fonográfica do país e publica semanalmente as paradas de sucesso, conhecidas como NZ Music Charts. Assim como na Austrália, Shakira possui 3 singles que foram #1 na Nova Zelândia: “Whenever, Wherever”, “Hips Don’t Lie” e “Beautiful Liar”. Ela ainda possui mais duas canções no Top 10 e outras quatro no Top 50 do país. Já na lista de álbuns, a colombiana aparece apenas com “Laundry Service” (#4) e seu álbum homônimo, de 2014, “Shakira.”(#17).
Confira as melhores posições alcançadas pelos singles e álbuns de Shakira no NZ Music Charts:
Singles:
Whenever, Wherever #1
Hips Don’t Lie #1
Beautiful Liar #1
Underneath Your Clothes #2
Objection #8
CRTFY #32
Waka Waka #34
She Wolf #36
The One #39
Álbuns:
Laundry Service #4
Shakira. #17