Em entrevista recente ao site Headliner, focado na indústria musical, o engenheiro de som Gustavo Celis, que trabalhou com Shakira entre os álbuns ‘Fijación Oral’ e ‘El Dorado’, falou sobre a experiência de gravar o smash hit ‘Hips Don’t Lie’:
“Estávamos no Olympic Studios, em Londres, em uma sala linda na cobertura, mas Shakira não queria cantar”, ele confessou. “Passamos uma semana lá, prontos para gravar, e obviamente o problema não era o espaço ou o equipamento. Era alguma questão interna, de alguma maneira ela não estava pronta para cantar. Primeiro ela me disse ‘este cômodo é muito pequeno’, depois ‘não quero usar fones de ouvido’ e ai fomos para uma sala maior. No dia seguinte, preparamos a sessão e ai ‘esta sala é muito grande’, ‘agora estou muito cansada’. As coisas seguiram assim por três dias até que finalmente nós tinhamos que gravar, e ai ela finalmente cantou, foram apenas um, dois takes.”, ele contou.
Comprovando apenas a informação que os fãs mais assíduos já conhecem, que Shakira gosta de gravar ouvindo o instrumental por todo o estúdio e não apenas em seus ouvidos, Celis conjectura sobre o que aconteceu: “Ela provavelmente não estava pronta, talvez estivesse ajustando a letra e ainda não sentia que estava pronta. Mas quando ela gravou, fez um trabalho incrível como sempre”. Apesar do resultado, porém, o engenheiro de som, que em seus trabalhos com Shakira era também responsável pela mixagem final, foi vago ao dizer que a gravação da faixa, que aconteceu logo após a promo tour do álbum ‘Oral Fixation’ foi “difícil e cheia de obstáculos”.
Falando de outros trabalhos com a colombiana, Celis contou ainda sobre sua experiência com ‘Beautiful Liar’. Ele contou que Shakira e Beyoncé gravaram vocais para a faixa toda, que inicialmente havia sido planejada como um lançamento solo da americana, e que ele mixou cerca de 100 versões diferentes da faixa na tentativa de chegar a um denominador comum que agradace as duas cantoras.
