Shakira foi anunciada, na última segunda-feira, 27 de outubro, como uma das adições ao conselho do Fundo de Educação FIFA Global Citizen. Juntamente a The Weeknd, a colombiana se une ao conselho consultivo de caráter não fiduciário que já conta com nomes como Hugh Jackman, Ivanka Trump, Gianni Infantino, Hugh Evans, Serena Williams,Kaká e Jim DeMare, copresidente do Bank of America.
Lançado no início deste ano durante o Global Citizen NOW Summit, em Nova York, o fundo expandirá o acesso à educação de qualidade, alfabetização e futebol para crianças em todo o mundo, alinhando-se à média global de gastos com educação de US$ 1.000 por aluno por ano, do ensino fundamental ao ensino médio. Dos recursos arrecadados, US$ 50 milhões serão destinados a programas de educação e alfabetização de base em mais de 200 comunidades em todo o mundo. A outra metade será direcionada ao programa Futebol para Escolas (F4S), uma iniciativa conjunta da FIFA e da UNESCO que promove habilidades para a vida, aprendizado e desenvolvimento comunitário por meio do futebol.
Em nota à imprensa, Shakira disse: “Estou muito entusiasmada por me juntar ao Conselho Consultivo do Fundo FIFA Global Citizen, focando em educação, uma causa à qual dediquei minha vida. Trabalharemos internacionalmente com a FIFA e, especificamente na Colômbia, com minha Fundação Pies Descalzos – que já construiu 20 escolas no país – em iniciativas de arrecadação de fundos para expandir programas que garantam o acesso à educação de qualidade e o sucesso acadêmico a longo prazo para nossas crianças”.
Vale lembrar que durante a administração Obama Shakira assumiu o cargo de assessora para temas ligados à educação entre hispânicos na Casa Branca

